NACIONAL

MEC apresenta Cadernos Brasileiros de Educação Popular

O Ministério da Educação (MEC) promoverá, no dia 1º de julho, o webinário “Educação Popular e Democracia”. O encontro marca o lançamento da primeira edição dos Cadernos Brasileiros de Educação Popular (CBEP), ampliando o alcance de vozes e conhecimentos científicos, produzidos no âmbito da luta popular, bem como de saberes ancestrais como base da democracia. A atividade será transmitida pelo canal Pensar a Educação no YouTube, às 17h. 

Os cadernos foram desenvolvidos pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o programa Pensar a Educação. O periódico busca conferir visibilidade e protagonismo à pluralidade de fazeres, saberes e linguagens de povos indígenas, comunidades quilombolas, populações LGBTQIAPN+, pessoas do campo e das periferias, entre outros grupos historicamente comprometidos com a construção da educação popular. 

A realização do webinário integra o propósito de divulgar e valorizar os conhecimentos científicos, artístico-culturais e pedagógicos construídos em diferentes experiências da educação popular no Brasil, na América Latina e na África, fortalecendo territórios, práticas educativas e processos coletivos. 

Além da apresentação e do debate com os convidados, a transmissão pretende fomentar o intercâmbio de experiências entre gestores, profissionais da educação e ativistas, de modo a fortalecer a cooperação e a articulação democrática entre os diferentes atores envolvidos nas políticas de diversidade e inclusão. 

Leia Também:  Setor aquaviário da Região Norte cresce 3% durante o terceiro trimestre de 2025

O encontro contará com a presença da secretária da Secadi, Zara Figueiredo; do editor-chefe dos CBEP, Luciano Mendes; da coordenadora da Comissão Articuladora da Educação Escolar Indígena da Região Sul (CAEEI-Sul), do Instituto Sãpe e do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI), Daniela Kaingang; do fundador da Zulu Nation Brasil e da primeira Casa do Hip-Hop no Brasil, King Nino Brown; e da diretora de Comunicação do Instituto Cultural Steve Biko e integrante da Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Cadara/MEC), Jucy Silva. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

NACIONAL

Brasil institui, oficialmente, a Rota Turística da Fé, no Ceará

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (29) a Lei 15.445, que institui a Rota Turística da Fé, no Estado do Ceará. A lei é assinada também pelo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

Voltada ao turismo religioso, histórico, cultural e de aventura, a rota tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento das atividades turísticas em 13 municípios do estado, valorizando seus respectivos atrativos.

O ministro do Turismo celebrou a assinatura da lei, que reconhece oficialmente a Rota da Fé.

“O turismo religioso tem um potencial extraordinário, porque além de preservar e reconhecer a manifestação da fé dos brasileiros, movimenta a economia e gera emprego e renda para o nosso povo. Ganham os hotéis, os restaurantes. Ganham o guia de turismo, os pequenos negócios, o artesanato local. Nosso compromisso aqui no Ministério é estruturar cada vez melhor esses destinos, e a legislação vem, justamente, para dar mais apoio a quem faz o turismo crescer e acontecer”, afirmou Gustavo Feliciano.

A estruturação, a gestão e a promoção de todos os atrativos contarão com o apoio direto de programas oficiais do Governo do Brasil, por meio do Ministério do Turismo, que poderá destinar recursos para melhorar as condições de visitação dos pontos turísticos, preparar as cidades para receber mais visitantes e impulsionar ainda mais a divulgação dos roteiros.

Leia Também:  Wolney Queiroz: "Força-tarefa está em ação constante contra ataques"

Municípios e atrativos

A Rota Turística da Fé é composta por 13 cidades cearenses e seus respectivos patrimônios, monumentos e celebrações religiosas.

Confira os principais atrativos turísticos da rota:

•          Estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte: símbolo das romarias do Cariri;

•          Estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Crato: local conhecido pela vista panorâmica da cidade;

•          Estátua de Santo Antônio e Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha: a festa foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2015, como patrimônio cultural do Brasil;

•          Concentração da peregrinação para a Romaria da Menina Benigna, em Nova Olinda: a romaria é dedicada à menina Benigna, assassinada há cerca de 80 anos e considerada “santa” por católicos da região, segundo a Prefeitura do Cariri;

•          Igreja Matriz de Santana do Cariri e complexo turístico da Estátua da Menina Benigna, em Santana do Cariri;

•          Mirante de Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales: reúne turismo religioso e vista da paisagem da região;

Leia Também:  MEC amplia transparência com novos conjuntos de dados abertos

•          Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Russas: datada de 1707, é um dos templos católicos mais antigos do Ceará e patrimônio histórico do estado;

•          Santuário Mariano de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá: um dos centros de peregrinação católica do Ceará;

•          Estátua de São Francisco das Chagas, em Canindé;

•          Alto de Santa Rita e Igreja Matriz da Imaculada Conceição, em Redenção;

•          Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité: fundado em 1922, marcado por arquitetura e símbolo religioso;

•          Complexo turístico de Santa Edwiges, em Caucaia: reúne milhares de peregrinos religiosos na região metropolitana de Fortaleza;

•          Santuário de Fátima, Seminário da Prainha e Catedral da Sé, em Fortaleza: pontos de interesse histórico, religioso e artístico na cidade.

Por Bárbara Magalhães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA