NACIONAL
Fies 2025: último dia para complementação da inscrição
O prazo para os estudantes pré-selecionados no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) fazerem a complementação das informações das inscrições, referentes ao segundo semestre de 2025, termina nesta sexta-feira, 1º de agosto. A complementação deve ser feita, exclusivamente, pela internet, na página do Fies, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para isso, é preciso clicar no botão correspondente à complementação e confirmar os dados da inscrição.
O candidato pré-selecionado na segunda ou na terceira opção de curso escolhida deverá, neste mesmo período, complementar a inscrição da opção de curso escolhido ou desistir da opção do curso e ser incluído em lista de espera para continuar concorrendo no processo seletivo, com suas opções restantes. A desistência é irreversível, irrevogável e irretratável, de acordo com o Edital nº 16/2025.
Após a complementação da inscrição, o estudante pré-selecionado deverá validar suas informações
em até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior, por meio da entrega física ou digital da documentação exigida.
Depois disso, o estudante deverá validar a documentação exigida pelo agente financeiro (banco). O prazo para essa etapa é de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil subsequente à data do reconhecimento da inscrição pela CPSA. Após obter a aprovação pelo agente financeiro, o estudante poderá formalizar a contratação do financiamento.
Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) está ofertando 74,5 mil vagas, em 18.419 cursos/turnos de 1.215 instituições particulares participantes do programa. Todos os inscritos no Fies que não foram pré-selecionados na chamada regular foram incluídos na lista de espera automaticamente. O período de convocação por meio da lista de espera será de 5 de agosto até 19 de setembro.
Confira o cronograma do Fies:

- .
Reserva – Em 2024, o programa passou a oferecer reserva de vagas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e com deficiência, tanto para o Fies quanto para o Fies Social. Outra reserva de vagas é feita para o Fies Social: 50% do total das vagas do Fies é destinado aos candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico. O cadastro deve ter sido atualizado dentro do prazo exigido no edital. Para essas pessoas, também é possível solicitar a contratação do financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Fies Social – A partir de 2024, com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC visa retomar o papel social do programa, destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, cumpre um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento estudantil.
Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que possuírem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e aderirem ao programa.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
MEC acompanha qualificação do Mais Médicos em Campinas
O aprimoramento do atendimento na Atenção Primária foi o eixo central da oficina regional do programa Mais Médicos para o Brasil realizada na terça-feira, 20 de maio, em Campinas (SP). Sob o acompanhamento do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), cerca de cem médicos debateram e construíram estratégias conjuntas para o enfrentamento da sífilis, classificada como uma das principais emergências da saúde pública no país.
O evento materializa a etapa de supervisão acadêmica do programa, uma atribuição conduzida pela Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES), vinculada à Sesu.
Prática e resolutividade – Organizado pela Escola de Saúde Pública de Campinas (ESPC), vinculada à prefeitura da cidade, em parceria com tutores, supervisores e a apoiadora local do MEC, o encontro mobilizou a equipe ligada a uma instituição de supervisão da região.
Para garantir a aplicação do conhecimento no cotidiano das unidades de saúde, a programação mesclou palestras técnicas com a discussão de casos reais de sífilis congênita. Divididos em grupos, os profissionais analisaram ocorrências e elaboraram propostas de melhoria para o fluxo de trabalho das equipes de Saúde da Família do município.
Agenda – A mobilização em torno da qualidade técnica do programa foi tema da mesa de abertura, que contou com a presença do diretor da DDES/Sesu, Aristóteles Cardona; do prefeito de Campinas, Dário Saadi; do secretário municipal de Saúde, Lair Zambon; e de representantes do Ministério da Saúde (MS). Durante a atividade, Cardona avaliou o impacto do modelo formativo.
“A supervisão acadêmica, estruturada de forma prioritária no âmbito do MEC, assegura que o médico não atue de maneira isolada na ponta. Quando reunimos esses profissionais para um debate qualificado e focado em soluções para emergências locais, como o aumento dos casos de sífilis, o resultado é um atendimento muito mais assertivo e humanizado para a população do município. Todos saem ganhando para uma educação e saúde mais forte”, finalizou.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT7 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
Várzea Grande7 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT homenageia personalidades por atuação em benefício da sociedade
-
POLÍTICA MT2 dias atrásWellington admite força de Max Russi e reconhece impacto de possível candidatura ao governo de MT – veja o video
-
POLÍTICA MT1 dia atrásUnião inédita entre PL e PT em Cáceres redefine forças na Câmara Municipal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi elogia trabalho da CPI da Saúde e destaca importância da transparência sobre OSS
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAssembleia Legislativa participa do maior encontro da pecuária de corte
