NACIONAL
Estados vão apresentar destinos e levar cultura e sabores ao Salão do Turismo
Imagine conhecer a Região Sul do Brasil, logo depois caminhar até a Região Sudeste e, com mais alguns passos, chegar à Região Norte? Impossível? No Salão do Turismo, não. Essa é exatamente a formatação do espaço dedicado às macrorregiões brasileiras no evento, que acontece de 7 a 9 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
O Salão — a maior vitrine do setor no país — é organizado pelo Ministério do Turismo e acontece pela primeira vez no Nordeste.
O evento vai reunir toda a cadeia produtiva do turismo brasileiro em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios. A entrada para o público é gratuita.
“O Salão do Turismo vai levar a Fortaleza uma ampla diversidade cultural e histórica de cada estado e de cada região do país. E tudo isso poderá ser explorado pelo público em único espaço, que só o Salão proporciona”, afirma o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.
• Vai ao Salão do Turismo? Saiba o que curtir em Fortaleza AQUI.
Logo na entrada do Salão, os visitantes terão uma visão ampla e completa, com todos os estandes posicionados e divididos por macroregiões. No espaço, os visitantes poderão vivenciar experiências, conhecer a gastronomia típica, se informar sobre os principais produtos, equipamentos e atrativos turisticos e mergulhar na cultura local de cada estado e do Distrito Federal.
Para refletir a identidade, a riqueza e a pluralidade de cada localidade, as regiões serão visualmente reconhecidas por cores, facilitando a visita do público.
Confira a cor de cada região:
– Região Norte: será representada pelo verde, em alusão à floresta e à riqueza natural;
– Região Nordeste: ficará com o vermelho, que remete à energia vibrante da cultura local;
– Região Centro-Oeste: estará simbolizada pelo amarelo, evocando as paisagens do cerrado e do Pantanal;
– Região Sul: será identificado pelo azul-claro, refletindo suas belezas naturais e tradições;
– Região Sudeste: terá o azul-escuro como cor oficial, destacando sua diversidade econômica e cultural.
Todos os estandes dos estados serão padronizados, com uma área de 36 metros quadrados para cada unidade federativa, garantindo igualdade de exposição e reforçando a representatividade nacional no evento.
Os estados irão apresentar para o público manifestações culturais, atrativos locais e culinária típica regional, com diversas receitas disponíveis para degustação. A iniciativa valoriza a cultura nacional, promove a identidade regional e reforça o papel da gastronomia como um dos grandes atrativos do turismo no Brasil.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
Ministro do Turismo prestigia a 63ª Equipotel e a 9ª edição do Congresso Nacional de Hotéis
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, prestigia nesta terça-feira (15) a partir das 17h30 a 63ª edição da Equipotel, uma das principais feiras de hospitalidade da América Latina.
O evento será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne profissionais, empresas e especialistas para apresentar lançamentos, produtos, tendências e serviços voltados ao setor.
O ministro Gustavo Feliciano poderá atender a imprensa no local após a participação na programação do evento.
Com mais de 500 marcas nacionais e internacionais, a Equipotel é referência para os segmentos de hotelaria, turismo, alimentação, bem-estar, bares, restaurantes e fitness, promovendo um ambiente de geração de negócios, networking e troca de conhecimento.
Paralelamente à programação da feira, será realizado o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), que vai reunir empresários, executivos, especialistas e lideranças da hotelaria brasileira.
O Conotel é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e chega à 9ª edição em parceria com a Equipotel, com uma programação concentrada em temas como investimentos, gestão, hotelaria de luxo, tecnologia, segurança digital e cenário econômico.
Serviço
– Eventos: 63ª Equipotel e Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) 2026
– Data: 15 de setembro de 2026
– Horário: O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, estará no evento e poderá atender a imprensa a partir das 17h30
– Local: Expo Center Norte
– Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo
Por Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
-
POLICIAL5 dias atrásRelatório da Polícia Civil cita Adelcino Lopo em suspeitas de favorecimento em contratos públicos
-
MATO GROSSO4 dias atrásCalor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
-
MATO GROSSO5 dias atrásBombeiros combatem dois incêndios florestais em Mato Grosso e Estado registra 93 focos de calor
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásIrajá avança, entra no pelotão de frente e Emanuelzinho pode perder a reeleição no PSD
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta amplia vantagem e eleição pode ser decidida no primeiro turno, Wellington cai
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGoverno Pivetta tem 70,2% de aprovação em MT, aponta Paraná Pesquisas
-
MATO GROSSO3 dias atrásElefante Sandro inicia preparação para deixar zoológico e seguir para santuário em Mato Grosso
