NACIONAL
Encontro capacitou docentes do PEC-PLE
O Ministério da Educação (MEC) realizou um encontro de capacitação docente do Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). O evento ocorreu na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (Finatec/UnB), entre os dias 24 e 26 de março, como um espaço de formação docente e de fortalecimento dos cursos de língua portuguesa e cultura brasileira voltados a estudantes selecionados para cursar graduação no Brasil pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), com o objetivo de aprimorar as competências pedagógicas no programa.
O PEC-PLE, institucionalizado como uma modalidade do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) pelo Decreto nº 11.923/2024, está presente em 42 instituições em todas as regiões do Brasil e oferece curso de português e cultura brasileira com duração aproximada de um ano, preparando os estudantes para o exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Nos últimos dois anos, as seleções apresentaram expressiva demanda em candidaturas para os cursos de português como língua estrangeira — 14 novas instituições aderiram ao programa.
O encontro reuniu representantes de 40 instituições de educação superior de todas as regiões do país e contou com a condução das professoras doutoras Natália Tosatti, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); Patrícia Almeida, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Juliana Schoffen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e membros do Comitê Técnico de Seleção do Celpe-Bras. Durante a oficina, foram abordados, de forma aprofundada, os aspectos teóricos e práticos do exame Celpe-Bras, além da apresentação de estratégias didático-pedagógicas aplicáveis ao contexto das instituições de educação superior participantes.
A realização do encontro reafirma o compromisso institucional do MEC e das instituições participantes com a qualidade e a consolidação do PEC-PLE, sobretudo em um contexto de expansão do programa. A capacitação contribuiu para o alinhamento de práticas pedagógicas, o fortalecimento da rede de docentes e a qualificação da preparação dos estudantes para o Celpe-Bras, impactando diretamente sua trajetória acadêmica no PEC-G. Iniciativas dessa natureza são fundamentais para assegurar a padronização, a efetividade e a sustentabilidade do programa, bem como para ampliar sua relevância no processo de internacionalização da educação superior brasileira.
PEC-PLE – O Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) é uma iniciativa do Governo do Brasil voltada à oferta de cursos de língua portuguesa a estudantes estrangeiros, com o objetivo de prepará-los para ingresso em cursos de graduação no Brasil no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Instituído como etapa preparatória linguística, o programa é executado por instituições de ensino superior brasileiras credenciadas, que ofertam cursos presenciais de português e promovem a imersão acadêmica e cultural dos estudantes. Sua estrutura envolve a cooperação entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e as instituições participantes. O PEC-PLE é regulamentado pela Portaria MEC/MRE nº 7/2024.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
Agências do INSS têm mais de 13 mil vagas de atendimento neste fim de semana (25 e 26)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social (MPS) disponibilizaram 13,9 mil vagas de atendimento neste fim de semana (25 e 26 de julho), em Agências da Previdência Social distribuídas pelo país. Os atendimentos serão destinados à realização de perícias médicas e avaliações sociais, etapas obrigatórias para concessão de benefícios.
Para ser atendido, o cidadão precisa agendar, pelo site ou aplicativo Meu INSS ou por ligação para a Central 135.
Vagas de perícia médica:
Sudeste
● Rio De Janeiro (1240 vagas): APS Bangu (168) , APS Engenheiro Trindade (264) , APS Avenida Brasil (330) , APS Barra do Piraí (40) , APS Barra Mansa (100) , APS Nova Iguaçu (114) e APS Duque de Caxias (224).
Nordeste
● Ceará (900 vagas): APS Iguatu (360) , APS Crato (240) e APS Juazeiro do Norte (300).
● Paraíba (1100 vagas): APS João Pessoa – Centro (660) e APS Bayeux (440).
● Alagoas (280 vagas): APS Arapiraca.
● Piauí (560 vagas): APS Floriano (100) , APS Picos (180) e APS Teresina – Centro (280).
● Pernambuco (1650 vagas): APS Serra Talhada (100) , APS Caruaru (600) , APS Petrolina (150) e APS Recife – Encruzilhada (800).
● Bahia (1625 vagas): APS Jequié (100) , APS Feira de Santana (390) , APS Salvador Rua Odilon Dorea (980) , APS Brumado (25) e APS Itabuna (130).
Norte
● Rondônia (96 vagas): APS Cacoal.
● Acre (254 vagas): APS Cruzeiro do Sul (98) e APS Rio Branco – Centro (156).
● Amapá (340 vagas): APS Macapá.
● Amazonas (250 vagas): APS Manaus – Codajás.
Centro-Oeste
● Mato Grosso do Sul (70 vagas): APS Corumbá (35) e APS Coxim (35).
Sul
● Santa Catarina (720 vagas): APS Joinville-Centro (720).
● Paraná (357 vagas): APS Paranavaí (33) e APS Francisco Beltrão (324).
Vagas de avaliação social:
Sudeste
● Rio de Janeiro (365 vagas): APS Avenida Brasil (120), APS Barra da Tijuca (115), APS Itaguaí (60) e APS São João de Meriti (70).
● São Paulo (8 vagas): APS Fernandópolis (8).
Nordeste
● Sergipe (180 vagas): APS Aracaju Siqueira Campos (150), APS Lagarto (30).
● Pernambuco (258 vagas): APS Vitória De Santo Antão (24), APS Caruaru (60), APS Recife-Corredor do Bispo (140), APS Recife-Pina (34).
● Ceará (1.020 vagas): APS Fortaleza-Centro Oeste (300), APS Fortaleza-Parquelândia (600), APS Fortaleza-Sul (120).
● Bahia (144 vagas): APS Feira De Santana (60), APS Salvador-Brotas (84).
● Paraíba (600 vagas): APS João Pessoa-Tambauzinho (120), APS Santa Rita (120), APS Esperança (120), APS Guarabira (120), APS Itabaiana (120).
● Alagoas (20 vagas): APS Arapiraca.
● Maranhão (74 vagas): APS São Luís-Bom Menino (11), APS São Luís-Deodoro (28), APS Imperatriz (35).
● Rio Grande do Norte (225): APS Natal – Nazaré (150), APS Currais Novos (75).
Norte
● Acre (65 vagas): APS Rio Branco Centro (35) e APS Cruzeiro do Sul (30).
● Amazonas (16 vagas): APS BI (Manaus).
● Pará (50 vagas): APS Santarém.
Centro-Oeste
● Distrito Federal (318 vagas): APS Taguatinga (208), APS Asa Sul (50) e APS Planaltina (60).
● Goiás (40 vagas): APS Goianésia.
● Mato Grosso (15 vagas): APS Confresa.
Sul
● Santa Catarina (800 vagas): APS Joinville.
Texto: Ascom INSS, com informações do MPS
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil prende cinco suspeitos de envolvimento em crimes de tortura, sequestro, cárcere privado e organização criminosa em Pedra Preta
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Militar prende suspeito por tentativa de feminicídio em Sinop
-
POLÍTICA MT1 dia atrásCerca de 80% dos prefeitos do PL não comparecem à convenção de Wellington
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFávaro banca Natasha ao Governo, esvazia movimento de Emanuel e articulação pode respingar na candidatura do filho
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi descarta liberar apoios individuais e diz que Podemos seguirá decisão da maioria na disputa pelo Governo – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta reafirma inocência em caso de 2021 e diz que está preparado para enfrentar ataques na campanha – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós repercussão, Prefeitura de VG cancela contratos de R$ 2,8 milhões para arbitragem esportiva
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Militar intercepta acampamento em área ambiental, apreende arma de fogo e munições

