NACIONAL

Aeroporto de São Raimundo Nonato (PI) pode aproximar o mundo do Parque Nacional da Serra da Capivara

O Aeroporto de São Raimundo Nonato (PI) está na primeira rodada do programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) voltada à expansão da conectividade aérea e ao fortalecimento da aviação regional. A medida representa um passo estratégico para o desenvolvimento turístico e econômico do semiárido piauiense, principalmente por destacar o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado um dos maiores patrimônios arqueológicos do planeta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Por meio do AmpliAR, concessionárias privadas poderão assumir a gestão de aeroportos regionais deficitários em troca de reequilíbrios contratuais, como redução de outorgas ou ampliação dos prazos de concessão. O objetivo é garantir infraestrutura moderna, operação estável e novas rotas regionais, aproximando o Brasil de suas riquezas naturais e culturais.

Atualmente, quem deseja visitar a Serra da Capivara precisa desembarcar em Teresina (PI), a mais de 500 quilômetros, ou em Petrolina (PE), a quase 300 quilômetros de São Raimundo Nonato. Apesar da distância, o parque segue atraindo visitantes do Brasil e do exterior. Até julho deste ano, o sítio arqueológico recebeu uma média mensal de 4 mil turistas, a maioria brasileiros, além de estrangeiros vindos principalmente da Alemanha, Espanha, Suíça e Reino Unido.

Leia Também:  Confira os destinos nacionais mais procurados pelos foliões para o carnaval

A inclusão do aeroporto no AmpliAR pode alavancar esse cenário. A modernização da estrutura aeroportuária tem como um dos seus principais objetivos facilitar o acesso de visitantes e pesquisadores, impulsionar o turismo sustentável e ampliar as oportunidades de desenvolvimento na região. O novo impulso deve fortalecer uma cadeia econômica diversificada, envolvendo hotéis, pousadas, restaurantes, transporte local, artesanato, guias de turismo e produtores culturais.

A iniciativa também tem potencial para consolidar o turismo científico e educacional, atraindo pesquisadores e estudantes interessados nas descobertas arqueológicas da Serra da Capivara, que é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1991 e abriga mais de 1.300 sítios arqueológicos catalogados.

“O Aeroporto de São Raimundo Nonato tem papel estratégico para o turismo, a pesquisa científica e a preservação do patrimônio histórico nacional. Ao integrar o AmpliAR, o terminal deve receber melhorias que podem impactar a dinâmica de toda a região”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Ainda segundo Costa Filho, com o programa AmpliAR, o MPor busca atrair investimentos, modernizar aeroportos regionais e ampliar rotas aéreas em locais de relevância social, econômica e turística. “A expectativa é que São Raimundo Nonato se consolide como um novo polo de desenvolvimento sustentável no interior do Piauí, conectando o mundo ao passado mais remoto das Américas”, concluiu.

Leia Também:  Movimentação de passageiros no Centro-Oeste registra alta de 6% em setembro

A sessão pública de abertura das propostas para a gestão dos aeroportos previstos na primeira etapa do programa está marcada para o dia 27 de novembro, a partir das 10hs, na B3, em São Paulo.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

Obras no Aeroporto do Recife e entorno serão acompanhadas por grupo com prefeitura, concessionária e MPor

O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, participou, nesta sexta-feira (17), da formalização do Grupo de Trabalho (GT) que acompanhará os investimentos em infraestrutura no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre (PE) e em seu entorno. A iniciativa reúne a Prefeitura da capital pernambucana, a concessionária Aena Brasil e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para garantir a integração das ações e a viabilização dos projetos previstos para o terminal.

Com foco na expansão da aviação e no fortalecimento da logística do Recife, o grupo atuará no desenvolvimento dos acessos ao novo complexo aeroportuário e no acompanhamento das intervenções urbanas ligadas ao terminal. A proposta é aproximar o aeroporto da cidade e transformar a área em um novo polo de mobilidade, serviços e negócios.

Segundo o ministro Tomé Franca, a iniciativa representa um marco para Pernambuco e reforça a visão integrada adotada pelo Governo do Brasil para o setor aéreo. “Esses investimentos representam melhorias não apenas para quem viaja, mas também para quem trabalha, produz e vive aqui. Um aeroporto moderno é mais do que uma porta de embarque: é um motor de desenvolvimento econômico, de turismo e de geração de oportunidades para a população”, afirmou.

Leia Também:  Movimentação de passageiros no Centro-Oeste registra alta de 6% em setembro

Os investimentos previstos estão divididos em duas frentes principais: o Plano de Desenvolvimento Imobiliário, com aporte de R$ 580 milhões, e o Terminal Intermodal, com R$ 60 milhões. Juntos, os projetos têm potencial para gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos. As obras serão executadas pela Aena Brasil em parceria com o Governo Federal, com início previsto ainda no segundo trimestre deste ano.

O projeto prevê um espaço de múltiplos usos, integração com a Praça Salgado Filho, reorganização dos fluxos para veículos por aplicativo, vans e ônibus de turismo, além de áreas de convivência, equipamentos culturais e soluções voltadas à mobilidade sustentável. A intenção é qualificar a experiência dos passageiros e fortalecer a conexão entre o aeroporto e a capital pernambucana.

“O sucesso do aeroporto é também o sucesso da cidade. Atuaremos juntos, com muita energia, para garantir um ambiente moderno, saudável e bem planejado”, afirmou o prefeito do Recife, Victor Marques.

Composto por representantes da Prefeitura do Recife, da Aena Brasil e do MPor, o Grupo de Trabalho acompanhará a implementação das ações de infraestrutura e dos processos de licenciamento urbano vinculados ao Plano de Desenvolvimento Imobiliário. O plano prevê o aproveitamento de 543 mil metros quadrados de áreas subutilizadas, com 1,3 milhão de metros quadrados de potencial construtivo, destinados à instalação de centros logísticos, empreendimentos comerciais, hotelaria e serviços.

Leia Também:  Mais de 56 mil perícias foram realizadas em 2025 no formato de mutirão

Para o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, o GT permitirá um acompanhamento mais eficiente das obras. “É fundamental termos uma forma de monitorar o projeto de maneira integrada, ao mesmo tempo em que as intervenções avançam”, destacou.

Aeroporto estratégico para o Nordeste

Atualmente, o terminal do Recife é o 5º maior do país em volume de cargas transportadas e um dos principais hubs aéreos do Nordeste. Em 2025, 9,7 milhões de passageiros passaram pelo terminal, que hoje oferece voos para dez destinos internacionais, incluindo Argentina, Estados Unidos e Portugal.

Com a ampliação da infraestrutura e as melhorias no entorno, a expectativa é que o principal terminal de Pernambuco ultrapasse a marca de 10 milhões de passageiros, consolidando-se como vetor de desenvolvimento urbano, logístico e turístico para o estado.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA