PROTAGONISMO ESTADUAL
Com Virginia Mendes como madrinha, Semana do Cavalo 2026 projeta Mato Grosso no cenário nacional
Evento será realizado de 4 a 14 de março, com acesso gratuito às provas e grandes shows no Parque Novo Mato Grosso
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, é a madrinha da 13ª edição da Semana do Cavalo, que será realizada entre os dias 4 e 14 de março, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. O evento reúne tradição, entretenimento e desenvolvimento econômico, consolidando-se como um dos maiores do segmento equestre no país.

A programação contará com grandes atrações nacionais. As duplas Ícaro e Gilmar, Jads e Jadson, além dos cantores Eduardo Costa e Zé Vaqueiro, prometem agitar o público durante os dias de evento.

O público terá acesso gratuito para assistir às provas, visitar os expositores e aproveitar todos os atrativos. Apenas os camarotes e bangalôs serão comercializados. A expectativa é que mais de 60 mil pessoas participem diariamente da programação.

O Parque Novo Mato Grosso, maior parque multieventos da América Latina, está em fase de construção pelo Governo do Estado, por meio da MT Participações e Projetos, e já desponta como espaço estratégico para grandes eventos, impulsionando o turismo e a economia regional.

Como madrinha do evento, Virginia Mendes destacou a relevância do evento para o fortalecimento da cultura e da economia do estado.
“A Semana do Cavalo é muito mais do que um evento. Ela representa a nossa tradição, valoriza o setor agropecuário, movimenta a economia e fortalece o sentimento de pertencimento do nosso povo. É uma honra ser madrinha de uma iniciativa que une famílias e projeta Mato Grosso para o Brasil e para o mundo”, afirmou.
A primeira-dama também convidou a população a prestigiar o evento, destacando que a Semana do Cavalo será um espaço de integração e valorização das tradições de Mato Grosso, reunindo famílias em uma grande celebração cultural.
“Convido todas as famílias para participarem dessa grande festa. Será uma oportunidade de lazer, cultura e convivência, com acesso gratuito às provas e aos shows. Tenho certeza de que será um momento especial para todos”, completou.
Um dos organizadores, Marco Póvoas, enfatizou a relevância institucional da iniciativa e expressou gratidão pelo suporte do Governo do Estado.
“A Semana do Cavalo consolidou-se como um motor para a economia, a educação e a cultura de Mato Grosso. Este sucesso é resultado direto de uma colaboração mútua. Agradecemos ao governador Mauro Mendes pelo apoio fundamental e à primeira-dama Virginia Mendes, nossa madrinha, por sua sensibilidade com as causas sociais que promovemos”, afirmou.
Programação Musical 2026
O acesso ao setor Pista será gratuito em todos os dias do evento.
06/03, sexta-feira: Ícaro e Gilmar
07/03, sábado: Eduardo Costa e Felipe e Rodrigo
13/03, sexta-feira: Zé Vaqueiro
14/03, sábado: Jads e Jadson
MULHER
O primeiro tapa quase nunca é o começo da violência Por: Virginia Mendes
Quando um caso de violência contra a mulher ganha as manchetes, muita gente imagina que tudo começou com um tapa. Mas, na maioria das vezes, não é assim. A agressão física costuma ser o último estágio de uma violência que começou muito antes, de forma silenciosa, disfarçada de cuidado, amor ou ciúme.
Primeiro vêm os comentários sobre a roupa. Depois, as críticas às amizades, à família, ao trabalho e às redes sociais. Aos poucos, o controle sobre horários, decisões e escolhas se torna parte da rotina. O ciúme deixa de ser sentimento e passa a ser posse. É aí que mora o perigo.
A violência psicológica não deixa, necessariamente, marcas no corpo, mas pode destruir a autoestima, a liberdade e a saúde emocional da mulher. Humilhações, ameaças, chantagens, manipulação e isolamento fazem com que muitas vítimas percam a confiança em si mesmas e acreditem que não conseguirão sair daquela situação.
Por isso, é preciso reconhecer os sinais antes que a violência evolua para agressões físicas e, em casos extremos, para o feminicídio.
Todo relacionamento tem conflitos e divergências. O que não pode ser normalizado é o desrespeito. Se uma mulher muda a maneira de se vestir, deixa de conviver com a família ou passa a medir cada palavra por medo da reação do companheiro, ela não está vivendo uma relação saudável. Isso não é amor.
E há uma verdade que precisa ser repetida: a culpa nunca é da vítima. Nenhuma roupa, escolha ou comportamento justifica uma agressão. A única pessoa responsável pela violência é quem decide praticá-la.
Ao longo da minha caminhada, ouvindo mulheres e acompanhando histórias de superação, muitas vezes escutei a mesma frase: “Eu não percebi quando tudo começou”. É justamente por isso que a informação é tão importante. Precisamos falar sobre os primeiros sinais para que as mulheres possam reconhecê-los e buscar ajuda antes que seja tarde.
Também precisamos fortalecer a rede de apoio. Familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho devem estar atentos. Muitas mulheres permanecem em silêncio por medo, vergonha, dependência financeira ou pela esperança de que o agressor mude. Acolher, orientar e incentivar a denúncia pode salvar vidas.
Defendo que o Brasil avance na prevenção, na proteção das vítimas e na punição dos agressores. É preciso investir em educação e acolhimento, mas também discutir o endurecimento das leis. Defendo a reforma da Constituição para permitir a prisão perpétua para feminicidas e autores de crimes hediondos. Crimes tão graves exigem respostas à altura de sua brutalidade.
Mas nenhuma punição será suficiente se continuarmos chegando tarde. Precisamos agir diante dos primeiros sinais, antes que o controle vire agressão e que a agressão termine em tragédia.
Se você vive uma relação marcada pelo medo, pelo controle, pelas ameaças ou pelas humilhações, pedir ajuda não é fraqueza. É coragem. Você não está sozinha.
Denuncie. O silêncio protege o agressor, nunca a vítima. O Ligue 180 oferece orientação e encaminhamento para a rede de proteção. Em situações de risco imediato, acione a Polícia Militar pelo 190.
A violência doméstica não começa com o primeiro tapa. Muitas vezes, começa com palavras, controle em diversas situação, entre elas a patrimonial e violência psicológica. Reconhecer os primeiros sinais pode salvar uma vida.
Virginia Mendes é economista, ex-primeira-dama de Cuiabá, ex-primeira-dama de MT idealizadora do programa SER Família.
-
MATO GROSSO6 dias atrásPaulo Araújo é o sexto colocado e lidera o Republicanos em pesquisa recente para deputado estadual
-
MATO GROSSO7 dias atrásGisela Simona consolida presença entre os nomes lembrados para a Câmara Federal
-
MATO GROSSO4 dias atrásMissão empresarial liderada pela Cônsul da Indonésia inicia aproximação com mineradores de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVirgínia Mendes divulga foto produzida de pré-candidata à Câmara Federal às vésperas das convenções partidárias
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPP caminha para oficializar apoio a Pivetta e amplia pressão sobre convenção decisiva do União Brasil
-
POLÍTICA MT1 dia atrásApós impasse sobre vaga de vice, Max Russi anuncia candidatura própria do Podemos ao Governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT1 dia atrásMax Russi descarta disputar o governo e condiciona apoio à indicação do vice na chapa; Elson Ramos é o nome indicado
-
POLÍTICA MT1 dia atrásEm meio à exigência de Max Russi por indicação do vice, Elson Ramos chega ao Palácio Paiaguás e reforça aliança com Pivetta

