MINISTÉRIO PÚBLICO MT
O Poder de uma Floresta
Árvores e seus muitos abrigos, múltiplas funções atuam diretamente na manutenção da vida selvagem, no equilíbrio ecossistêmico e na qualidade de vida do ser humano, em nível das condições básicas e suplementares (bem-estar físico, mental e emocional). Fornecem a sombra do descanso, as flores que enfeitam, os frutos que alimentam. Abrigam e protegem inúmeras vidas como os liquens, os musgos, as bromélias, insetos, aves, mamíferos e a todos nós. Trazem chuva, minimizam a erosão do solo, protegem os rios, suavizam os dias quentes, as chuvas torrenciais, os ventos tempestuosos e removem gazes nocivos da atmosfera.
Estudos científicos têm mostrado que as florestas tropicais são importantes sumidouros de carbono (CO2). O consumo de CO2 pelas árvores afeta positivamente na qualidade do clima local, regional e global. Entretanto, este sumidouro de carbono está em declínio como resultado do desmatamento, queimadas e mudanças climáticas.
O sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), reporta que para que tenhamos a chance de minimizar os impactos das mudanças climáticas é necessário manter o aumento da temperatura global dentro do limite de 1,5°C nos próximos três anos. Cientistas de mais de 60 países envolvidos nos estudos do IPCC, afirmam que será impossível manter o aumento da temperatura global dentro do limite estabelecido sem remoção de carbono da atmosfera. O sequestro e armazenamento de carbono nas florestas são cruciais neste processo.
Mato Grosso permanece no ranking entre os estados com maior número de árvores derrubadas na Amazônia brasileira. Isso significa que estamos contribuindo significativamente para a promoção do estresse do ecossistema, para maiores emissões de carbono, ocorrência de incêndios e aumento da temperatura.
Precisamos de transformações rápidas de todos nós e em todos os setores para evitar os piores impactos sobre o clima, qualidade de vida e na produtividade do setor econômico.
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso atua com vigor e compromisso na proteção das florestas e nas formas sustentáveis de utilização dos bens naturais, buscando a estabilização dos ecossistemas e justiça ambiental para todos.
Maria Fernanda Corrêa da Costa é Promotora de Justiça em Mato Grosso, coordenadora do CAO – Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente Natural
Crédito da Foto: TV Brasil
Fonte: MP MT
MINISTÉRIO PÚBLICO MT
MPMT reúne rede de proteção em fórum contra violência à mulher
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), em parceria com o Poder Judiciário, a Defensoria Pública, a Polícia Civil e Militar demais instituições que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realiza, segunda-feira (24), em Primavera do Leste (a 231 km de Cuiabá), o 3º Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O fórum busca fortalecer a atuação conjunta das instituições, ampliar o debate sobre medidas de prevenção à violência doméstica e ao feminicídio e contribuir para uma rede de proteção cada vez mais eficiente, integrada e humanizada. A programação terá início pela manhã com palestra da promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues, que abordará o feminicídio e os desafios enfrentados pelo poder público no combate à violência contra as mulheres. A mediação será realizada pela promotora de Justiça Fabíola Fuzzinatto Valandro, titular da Promotoria de Justiça de Primavera do Leste, e pelo defensor público Nelson Gonçalves de Souza Júnior. Durante a tarde, o desembargador Wesley Sanchez Lacerda conduzirá o painel sobre a efetividade das medidas protetivas de urgência e a importância da atuação integrada da rede de enfrentamento para garantir mais segurança às vítimas. A discussão contará com a mediação da promotora de Justiça Nayara Roman Mariano Scolfaro, da 2ª Promotoria Criminal de Primavera do Leste, e do juiz Darwin de Souza Pontes, titular da Comarca de Poxoréu. O encerramento da programação técnica ficará por conta da delegada de Polícia Rosângela Maria Guarente Ventura, que tratará dos desafios relacionados à produção de provas nos crimes de violência contra a mulher. A mediação será conduzida pela promotora de Justiça Tessaline Higuchi e pelo juiz Roger Augusto Bim Stange, titular da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis. O encontro ocorrerá no Espaço Primacredi, em Primavera do Leste, das 7h30 às 17h.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásBarbudo aposta em vitória de Pivetta no primeiro turno e reforça apoio à reeleição
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVídeo feito por IA projeta Wellington no Paiaguás com Silval, Riva, Emanuel e Jayme e viraliza
-
MATO GROSSO3 dias atrásA conta do vice: Dr Altemar Lopes já recebeu mais de meio milhão de reais desde o inicio do novo mandato
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVídeo recortado do debate em que Wellington diz ser médico-veterinário ao responder pergunta sobre saúde viraliza na rede
-
POLÍCIA FEDERAL6 dias atrásCandidato ao Senado antecipa suposta operação da PF em MT e levanta suspeita de vazamento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPodemos mira bancada histórica na ALMT e Max Russi projeta eleger até sete deputados
-
POLÍTICA MT7 dias atrásGalvan chama Wellington de “melancia” e declara apoio a Pivetta que classifica como “direita raiz”
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVídeo detonando Reinaldo Moraes, vice de Wellington Fagundes, viraliza na rede


