MATO GROSSO

Vigia Mais MT auxilia forças de segurança em duas prisões por violência doméstica em menos de 72 horas

Publicados

em

A atuação integrada das Forças da Segurança Pública de Mato Grosso resultou no cumprimento de dois mandados de prisão em aberto por crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, em um intervalo de menos de 72 horas, com o apoio das câmeras do programa Vigia Mais MT. As ações reforçam a política de Tolerância Zero do Governo do Estado no enfrentamento à violência no âmbito familiar e na proteção das vítimas.

Um dos casos foi registrado em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), nesta segunda-feira (2.2), quando um homem de 28 anos foi identificado por meio do sistema de reconhecimento facial, durante monitoramento em tempo real. Após a confirmação da identidade, foi constatada a existência de mandado de prisão em aberto, expedido pela 2ª Vara Especializada de Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. As informações foram imediatamente repassadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Rondonópolis, que acionou equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar, resultando na prisão do foragido.

Leia Também:  "Nunca vi em toda a minha vida uma primeira-dama tão próxima dos povos indígenas", afirma padre missionário

O outro caso ocorreu em Cuiabá, onde um homem de 44 anos, foragido da Justiça por violência doméstica e familiar contra a mulher, foi preso na sexta-feira (30.1), na região do Centro Político Administrativo, após ser identificado pelas câmeras do Vigia Mais MT. A leitura automática de placas identificou a motocicleta conduzida pelo suspeito e, após checagem nos sistemas de segurança pública, foi confirmado mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá. A abordagem foi realizada por equipes do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Em ambos os casos, os suspeitos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Judiciária Civil e permanecem à disposição da Justiça.

Vigia Mais MT

Atualmente, 130 municípios aderiram ao programa Vigia Mais MT. Ao todo, 19.900 câmeras foram entregues, sendo 15.900 em operação no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O programa é uma das principais ferramentas do Estado no apoio às ações das forças de segurança e na promoção da segurança da população.

Leia Também:  Governo lamenta morte de sargento; forças de segurança trabalham para localizar assassino

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%

Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais

Publicados

em

Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.

Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.

O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.

Leia Também:  Mais de 200 pequenos produtores aderem a programa da Sema para regularização ambiental gratuita

Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram. 

Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.

Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.

A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.

Leia Também:  Confira o perfil do secretário Gilberto Figueiredo

RESULTADOS

A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período. 

Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.

A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA