MATO GROSSO
Unemat conquista medalhas e domina pódios no Nacional de Parabadminton em SP
A delegação de parabadminton do Centro de Referência Paralímpico da Universidade do Estado de Mato Grosso (CRP/Unemat) encerrou sua participação na 1ª Etapa Nacional da modalidade com um saldo positivo de medalhas e pódios. A competição, realizada em São Paulo entre os dias 1 e 6 de maio, reuniu os principais nomes do país e serviu como vitrine para a nova geração de paratletas do estado.
Destaques no Pódio
O principal resultado veio com Lucas Gabriel, acadêmico de Educação Física, que conquistou a medalha de ouro na categoria Dupla Masculina Sub-23 (classe SL3). Além dele, o Centro de Referência Paralímpico (CRP-Unemat) marcou presença constante nas premiações:
Classe SL3: Prata para Vitor Dutra e bronze para Lucas Oliveira no Simples Masculino.
Classe SU5: Dobradinha feminina com Gabriely Silva (prata) e Jamilly Aguilhera (bronze).
Classe SH6: Bruna Sabino garantiu duas pratas (Simples e Duplas), além de um bronze em Duplas Mistas com Gustavo Moura.
Classe WH2 (Cadeira de Rodas): Gonçalina Delfino, também estudante de Educação Física, assegurou o 3º lugar no Simples.

O caminho para o “Top 8” em Cuiabá
Para a coordenação do projeto, o desempenho atual ratifica a Unemat como polo de referência no desenvolvimento do esporte paralímpico. Segundo o professor Riller Reverdito, os resultados evidenciam que o investimento na estruturação das atividades é o que assegura ao aluno-atleta atingir a excelência nos níveis estadual, nacional e internacional, consolidando o amadurecimento técnico do grupo no cenário competitivo.
Agora, a equipe retoma os treinamentos com foco nas próximas duas etapas do circuito. O objetivo final é o ranking brasileiro: os oito melhores atletas de cada categoria garantem vaga no Top 8, competição de elite que está prevista para acontecer em Cuiabá, em novembro de 2026.
| Quem são os medalhistas? Trajetória e Conquistas |
|
O sucesso em São Paulo é fruto de um trabalho iniciado em 2022, que transformou talentos locais em nomes de peso no cenário nacional e internacional. O CRP/Unemat também tem sido fundamental para a democratização do acesso ao ensino superior, com atletas como Lucas Gabriel e Gonçalina Delfino, utilizando o esporte como porta de entrada para a graduação em Educação Física.
Lucas Gabriel (Classe SL3): Foi o primeiro medalhista da história do projeto em 2022. Ingressou no curso de Educação Física após conhecer a universidade pelo esporte e, nesta etapa, tornou-se o primeiro atleta do projeto a conquistar um ouro nacional. Vitor Dutra (Classe SL3): Um dos atletas mais experientes, foi o primeiro do grupo a competir fora do Brasil, conquistando medalhas de prata e bronze no Sul-Americano da Colômbia. Também possui convocação para o Parapan-Americano da modalidade. Bruna Sabino (Classe SH6): Iniciou no atletismo em 2023, mas migrou para o badminton após resultados expressivos. Foi a primeira atleta do projeto a se sagrar campeã das Paralimpíadas Escolares e foi convocada para participar das etapas do Camping Escolar. Gabriely Silva (Classe SU5): Com pódios constantes desde 2024, faz parte da elite do projeto e já acumula convocação para representar o Brasil no Parapan-Americano em São Paulo. Gonçalina Delfino (Classe WH2): Atleta de destaque no ranking Sub-23, a estudante do 2º semestre de Educação Física encontrou na Unemat uma oportunidade de ensino superior que não previa antes de ingressar no paradesporto. Gustavo Moura (Classe SH6): Veterano no projeto, foi o pioneiro a conquistar uma medalha na categoria adulta para a instituição (em 2024), demonstrando sua evolução técnica desde a base. Jamilly Aguilhera (Classe SU5): No projeto desde 2022, mantém uma das trajetórias mais regulares da equipe, com medalhas frequentes em competições escolares e etapas do circuito nacional. Lucas Oliveira (Classe SL3): Consolidou sua posição no cenário nacional ao garantir o bronze nesta etapa, reforçando a hegemonia da Unemat na classe SL3. |
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Mato Grosso assina acordo e passa a integrar sistema nacional de inteligência
O governador Otaviano Pivetta assinou, nesta quinta-feira (7.5), o Acordo de Adesão que formaliza a entrada de Mato Grosso no Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). A adesão reforça a capacidade de atuação das forças de segurança e o combate às facções criminosas em Mato Grosso.
O ato ocorreu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e representa a ampliação da cooperação entre o Estado e órgãos nacionais de segurança, com foco no compartilhamento de informações e no fortalecimento das ações de enfrentamento ao crime.
“Com essa integração, o Estado passa a ter mais acesso a informações e mais agilidade na atuação contra as facções criminosas. Isso fortalece o trabalho das forças de segurança e melhora a proteção da população”, afirmou o governador.
Também participaram da agenda o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Luiz Fernando Corrêa, e a secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho.
O acordo prevê troca de informações entre órgãos estaduais e federais em ações de segurança pública, além de áreas estratégicas como segurança alimentar e mudanças climáticas.
O Governo de Mato Grosso pleiteou a adesão ao sistema por meio da Casa Civil e das Secretarias de Estado de Segurança Pública, Meio Ambiente e Fazenda.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásNo Dia do Trabalhador, Gisela Simona destaca o cuidado como eixo da desigualdade de gênero
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT celebra trajetórias que ajudaram a construir a história de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPodemos sinaliza alinhamento nacional e abre portas para aliança com PL em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásFagundes reage a articulação de bastidores e afirma independência do PL em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT12 horas atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLICIAL6 dias atrásOperação integrada apreende 500 kg de drogas e gera prejuízo de R$ 14,6 milhões às facções criminosas
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT3 dias atrásQuando ninguém vê
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásClássico do rasqueado cuiabano ganha versão eletrônica em estreia com participação especial no palco

