MATO GROSSO

“Temos encontrado no Governo de MT o apoio que Rondonópolis precisa”, afirma prefeito

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, afirmou que o município tem encontrado no Governo de Mato Grosso o apoio necessário para executar obras histórias na cidade. Entre elas, a parceria para o asfaltamento e construção da drenagem do bairro Sagrada Família, com investimento de R$ 57 milhões, sendo metade do valor com recursos do Estado e metade da prefeitura.

A afirmação foi realizada depois que o governador Otaviano Pivetta assinou, nesta segunda-feira (22.6), a ordem de serviço para o início das obras do maior projeto de asfaltamento urbano da história de Rondonópolis e a autorização de ações para atender a população idosa do município.

“O governo tem sido parceiro para enfrentar os grandes gargalos de Rondonópolis. Hoje, o município se tornou a cidade que mais atrai investimento privado em toda a região Centro-Oeste. Muitas vezes, a prefeitura não consegue fazer essas obras sozinha; e, se fizer, pode comprometer investimentos prioritários também nos bairros da cidade. Temos encontrado no Governo do Estado o apoio que precisamos. Isso vai ser essencial para estruturar a nossa cidade para um novo momento”, destacou.

Cláudio citou alguns exemplos de obras e ações que recebem recursos do Estado e que estão trazendo mais qualidade de vida para Rondonópolis como, por exemplo, a duplicação do Rodoanel e o contrato de R$ 260 milhões com a Santa Casa de Rondonópolis para aumentar o atendimento de alta complexidade na região sul de Mato Grosso.

Leia Também:  Sete motoristas são presos por embriaguez ao volante em Cuiabá

“Muito obrigado por ficar ao lado de Rondonópolis e ser um grande parceiro da prefeitura”, acrescentou.

Os investimentos anunciados pelo governo para o município de Rondonópolis, nesta quarta, somam mais de R$ 84,4 milhões de reais entre recursos estaduais e a contrapartida da Prefeitura de Rondonópolis.

“O dever do governo é trazer a força do Estado para ajudar os municípios a melhorar suas cidades e, com a parceria entre governo e prefeitura, Rondonópolis cumpre esse objetivo. Com a cidade bem cuidada, arrumada e limpa, o povo fica mais saudável e alegre. Isso é o que buscamos fazer. O governo trabalha para gerar bem-estar em escala para a população mato-grossense”, afirmou o governador Otaviano Pivetta.

As obras de asfaltamento vão beneficiar o bairro Sagrada Família, que é o mais extenso da zona urbana de Rondonópolis. Serão cerca de 20 quilômetros de asfalto novo construído. Segundo a prefeitura, mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com as obras.

“Os moradores esperaram mais de 40 anos por esse asfalto. Essa é a maior obra de construção de asfalto e drenagem já lançada na história do município de Rondonópolis. A união do Estado e do município conquistou esse resultado tão importante para a nossa cidade”, apontou o secretário municipal de Infraestrutura, Lucas Luz.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados contra investigados por homicídios em Cuiabá e Várzea Grande

Além do asfalto no bairro Sagrada Família, o governo vai construir um novo Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com 104 leitos. O investimento do Estado é de R$ 15,5 milhões.

Já o Lar dos Idosos Paul Percy Harris, que também fica no bairro Sagrada Família, será reformado e ampliado. O valor do convênio é de R$ 10 milhões, sendo R$ 7 milhões do Estado e R$ 3 milhões da prefeitura.

O deputado federal Fábio Garcia apontou que investimentos como esses estão transformando Rondonópolis e proporcionando mais qualidade de vida para a população.

“O governo está honrando todos os compromissos que fez até hoje. Mato Grosso é um dos estados que mais investem no Brasil e esses investimentos estão transformando Rondonópolis em uma grande potência. O município respira novas oportunidades. Tenho certeza de que o governo vai continuar no caminho certo para trazer mais desenvolvimento para cada cidade e para cada mato-grossense”, disse.

Participaram da solenidade em Rondonópolis os deputados estaduais Nininho e Chico Guarnieri, além de autoridades locais.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Solar dos Müller é tombado ao Patrimônio Histórico e Artístico de Mato Grosso

O Solar dos Müller, imóvel do século XIX situado na região central de Cuiabá, foi tombado ao Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em portaria publicada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). De estilo arquitetônico Colonial, a edificação serviu de residência a gerações da família Müller, incluindo Júlio Müller, que foi interventor e governador de Mato Grosso entre 1937 e 1945, e sua esposa, a professora, escritora e poetisa Maria de Arruda Müller.

De acordo com o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araujo, o imóvel possui um relevante significado histo´rico e cultural para Mato Grosso.

“Ali moraram personalidades protagonistas de importantes transformaço~es culturais, poli´ticas e sociais do Estado e do país. Uma delas é Júlio Müller, que viveu no local até falecer. E é um imóvel muito bem preservado, que marca um modo de viver típico daquele período histórico. Por isso o Estado de Mato Grosso teve a sensibilidade de entender que merecia tombamento”, explica o superintendente.

O tombamento acolhe a decisão do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso. Entre as fundamentações se destacam as características técnicas e construtivas, materiais, técnicas, adornos e demais elementos histo´ricos arquiteto^nicos, culturais, arti´sticos, sociais e simbo´licos identificados no imo´vel.

Leia Também:  Governo de MT entrega reforma geral de escola estadual em Cuiabá

Também chamado de “Casarão”, o Solar dos Müller é do ano de 1898, e possui elementos constitutivos das edificações residenciais da alta sociedade cuiabana na transição entre os séculos XIX e XX. O imóvel serve de mostruário referencial histórico do estilo arquitetônico adaptado ao clima cuiabano, com paredes de adobe, porão ventilado, cobertura de telhas cerâmicas coloniais em quatro águas, grandes janelas de madeira e ornamentos equilibrados e simétricos.

É predominante na edificação o estilo arquitetônico Colonial Bandeirista, que lhe confere beleza e estética funcional. A planta retangular em L forma um pátio interno que ventila e ilumina os ambientes a partir de um quintal arborizado com sombras que conecta a casa principal a cômodos de serviço anexos.

Situado à rua Campo Grande, esquina com a rua Comandante Costa, no Centro de Cuiabá, o Casarão já era protegido por fazer parte do entorno de uma área tombada pelo Governo Federal.

“Agora, o Casarão é protegido por tombamento próprio, isso significa que é de interesse público, devendo ser preservado para as gerações futuras. É um ato de reconhecimento histórico do local”, destaca Robinson.

Leia Também:  Mato Grosso é escolhido para sediar evento nacional sobre doença falciforme

Acesse AQUI a portaria de tombamento do Solar dos Müller

Tombamento de patrimônio histórico e cultural

O tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por meio de legislação específica, bens culturais de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental, impedindo que venham a ser demolidos, destruídos ou mutilados.

Com o ato de tombamento, o bem está sujeito à fiscalização quanto às suas condições de conservação, e qualquer intervenção deve ser previamente autorizada pelo Poder Público. Mas além dos deveres, o proprietário do imóvel também pode ser beneficiado para seguir seu compromisso de manter o local preservado, com isenções de alguns impostos, acesso a recursos públicos por meio de editais específicos.

Em Mato Grosso, a proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado é regida pela Lei 11.323/2021.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA