MATO GROSSO

Sesp mobiliza mais de 950 policiais para Operação Enem 2025 em MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) mobilizará mais de 950 policiais militares para a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em 9 e 16 de novembro, em 57 municípios de Mato Grosso.

A Operação Eneme 2025 atuará em três etapas. A primeira é a escolta das provas durante a distribuição para o interior de Mato Grosso, que começou nesta quinta-feira (6.11). O segundo é o policiamento nos locais das provas. Por terceiro e último, os militares realizarão a escolta reversa das provas, após a aplicação do exame.

Em Mato Grosso, 80.429 pessoas estão inscritas para fazer o Enem. As provas serão aplicadas em 217 locais distribuídos por 57 municípios.

Nos dias de aplicação, será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle na sede da Sesp, que reunirá representantes das forças de segurança pública das esferas federal, estadual e municipal, além de setores da iniciativa privada que prestam serviços de energia, telefonia, entre outros, para assegurar o bom funcionamento das operações.

De acordo com o secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, o programa Vigia Mais MT terá papel fundamental no acompanhamento e monitoramento da aplicação das provas.

Leia Também:  Secel e MinC promovem oficina de elaboração de projetos culturais em Cuiabá

“Teremos o acompanhamento em tempo real, com apoio do programa Vigia Mais MT, que será fundamental para garantir a aplicação das provas sem intercorrências. Com a participação de todos os órgãos em um só local, podemos discutir as demandas e buscar soluções imediatas caso ocorra algum problema nas escolas ou em seu entorno”, afirmou o secretário adjunto.

No primeiro domingo de aplicação (9), os candidatos farão as provas nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. No segundo (16), será a vez de Matemática e Ciências da Natureza. O resultado final está previsto para 13 de janeiro de 2026.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícias Civil e Militar prendem suspeitos de roubar e manter idosos em cárcere privado

A Polícia Civil, em uma ação integrada com a Polícia Militar, prendeu três pessoas em flagrante, na manhã desta quinta-feira (23.04), por envolvimento em um roubo contra idosos, ocorrido em Pedra Preta, em que as vítimas foram mantidas em cárcere privado por várias horas.

As diligências tiveram início após as Polícias Civil e Militar serem acionadas com a informação de que havia ocorrido um roubo na região do Assentamento Banco da Terra, em Pedra Preta, em que as vítimas foram mantidas em cárcere privado.

Diante da gravidade da ocorrência, equipes da Delegacia de Pedra Preta e da Polícia Militar deslocaram-se imediatamente ao local e, na manhã desta quinta-feira (23.04), localizaram dois homens, de 18 e 19 anos, em uma estrada vicinal de acesso ao assentamento.

Durante a ação, foram apreendidos um revólver calibre .38 com duas munições intactas, R$ 4.332 em dinheiro, aparelhos celulares pertencentes às vítimas, uma motocicleta, que havia sido subtraída, além de outros objetos pessoais.

Leia Também:  Plataforma da Seduc otimiza rotas e auxilia municípios a reduzirem custo do transporte escolar

Roubo

Na sequência, os policiais entraram em contato com as vítimas, um casal de idosos, de 61 e 65 anos, que relataram terem sido rendidos na noite dessa quarta-feira (22.4), permanecendo sob domínio dos criminosos durante toda a madrugada, sob constantes ameaças.

Segundo os depoimentos das vítimas, os autores agiram com violência e intimidação, mantendo as vítimas amarradas e em situação de extremo risco, enquanto subtraíam diversos bens, incluindo um veículo utilitário e equipamentos de trabalho.

Já na manhã desta quinta-feira (23.04), a filha das vítimas, de 40 anos, chegou à residência e também foi rendida, amarrada e passou a ser ameaçada com uma arma na sua cabeça.

Investigação

Com o avanço das investigações e o intercâmbio de informações entre as forças de segurança, incluindo apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e do Ciosp de Rondonópolis, foi possível identificar que o veículo roubado havia seguido em direção a Porto Esperidião.

Equipes locais iniciaram diligências e localizaram o automóvel na região da Estrada do Laranjal, em posse de um homem de 37 anos, que foi abordado e conduzido à unidade policial.

Leia Também:  Confira os finalistas do 1º Prêmio de Jornalismo do Governo de Mato Grosso

Em depoimento, o suspeito alegou ter recebido o veículo de um quarto suspeito, com a finalidade de transportá-lo até a cidade de San Matías, na Bolívia, circunstância que segue sendo apurada.

Os três suspeitos foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça. As investigações continuam com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos na ação criminosa, bem como esclarecer a possível ligação dos suspeitos e do crime com uma facção criminosa.

“A atuação coordenada entre as instituições de segurança pública foi determinante para a rápida resposta à ocorrência, garantindo a preservação da integridade das vítimas, a recuperação de bens subtraídos e o avanço das investigações”, afirmou o delegado Fabricio Garcia Henriques.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA