MATO GROSSO

Sema abre inscrições para seminário que discutirá conservação e uso sustentável dos recursos hídricos

Moradores do Vale do São Lourenço podem se inscrever para participar do 2º Seminário da Bacia do São Lourenço, no município de Juscimeira (a 160 km de Cuiabá), entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. O evento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Comitê da Bacia Hidrográfica do São Lourenço, o Centro de Pesquisa do Pantanal e a Prefeitura de Juscimeira vai discutir a conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos da região.
O seminário será realizado no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juscimeira, com o objetivo de promover o debate público sobre a importância da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço, abordando de forma teórica e prática, desafios e potencialidades relativos à gestão da bacia.

A programação inclui palestras ambientais com diversos parceiros, representantes de órgãos públicos, membros da sociedade civil e universidades, com atividades presenciais realizadas entre 8h e 16h, nos dias 29 e 30 de novembro, e das 8h às 10h50, no dia 1º de dezembro.

Estão abertas 300 vagas para população e representantes de empresas e instituições do Vale do São Lourenço. Os interessados podem acessar o formulário online e preencher com os dados solicitados para completar a inscrição.

Leia Também:  Governo de MT firma parcerias para ampliar regularização ambiental de imóveis rurais

A presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Lourenço, Milly Cardinal, destacou o compartilhamento de informações sobre a conservação dos recursos hídricos e o fomento da colaboração entre todas as partes envolvidas na superação dos desafios associados à gestão da bacia hidrográfica.

“Espera-se que o seminário proporcione um fórum para o compartilhamento de informações e conhecimentos sobre a Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço, incluindo apresentações de estudos, pesquisas, dados e informações relevantes para a gestão da bacia, bem como a participação de todos os setores envolvidos para discutir e encontrar soluções para os desafios ambientais da nossa região”, ressaltou.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Lourenço pelo e-mail: [email protected].

Bacia Hidrográfica do São Lourenço

A bacia hidrográfica do São Lourenço abrange 14 municípios do Mato Grosso, sendo o curso principal o Rio São Lourenço, que nasce em Campo Verde, passa por Dom Aquino e desagua no Pantanal. Compõem o Vale do São Francisco os municípios Jaciara, Juscimeira, Campo Verde, Dom Aquino e São Pedro da Cipa.

Leia Também:  Mais de 700 profissionais de contabilidade participam da XXXII Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios

Serviço: 2º Seminário da Bacia do São Lourenço
Data: 29 de novembro a 1º dezembro
Horário: 8h às 16h (29 e 30 de novembro) e 8h às 10:50 (1º dezembro)
Local: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juscimeira – MT (R. C, 489 – Juscimeira, 78810-000)
Inscrições pela internet

*Supervisão de texto de Renata Prata

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Bombeiros de MT conquistam 5º lugar em competição internacional de salvamento veicular na Alemanha

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) conquistou o 5º lugar geral no Holmatro Rescue Challenge 2026, uma das principais competições internacionais de salvamento veicular do mundo, realizada entre os dias 1º e 6 de junho, em Hannover, na Alemanha, durante a Interschutz, considerada a maior feira mundial voltada às áreas de bombeiros, resgate, proteção civil e atendimento a emergências.

Representando o Brasil entre 23 equipes participantes de diversos países, os bombeiros militares mato-grossenses alcançaram um dos resultados mais expressivos já obtidos por equipes brasileiras na competição, evidenciando o elevado nível técnico e operacional da corporação.

A delegação foi composta por sete militares da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (3ª CIBM), sediada em Tangará da Serra, que atuam diretamente em ocorrências de salvamento veicular e trauma.

A equipe integra o grupo Tangará Rescue, criado para fomentar o desenvolvimento da especialidade dentro da corporação. Atualmente, os militares são bicampeões do Desafio Estadual de Salvamento Veicular do CBMMT, incluindo a conquista do título da 4ª edição da competição, realizada neste ano em Tangará da Serra.

Leia Também:  Escola de Governo está com inscrições abertas para o curso em gestão processos com ferramenta Bizagi Modeler

O comandante da equipe, major BM Caíque Xavier Lima, destacou que o resultado obtido representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos bombeiros militares de Mato Grosso e reafirma a capacidade técnica da corporação em uma das mais importantes competições da modalidade.

“Fomos a única equipe brasileira participante desta edição do Holmatro Rescue Challenge. Isso representou uma grande responsabilidade, pois levamos o nome do Brasil, de Mato Grosso e de Tangará da Serra para uma competição que reuniu equipes de diversos países e alguns dos maiores especialistas mundiais em resgate e salvamento”, afirmou.

A preparação para o desafio internacional incluiu treinamentos intensificados nos meses que antecederam a competição, seguindo os padrões técnicos adotados mundialmente na modalidade. Durante o Holmatro Rescue Challenge, as equipes enfrentaram simulações de acidentes de trânsito complexos com vítimas presas às ferragens e foram avaliadas em critérios como segurança da cena, estabilização veicular, gerenciamento da ocorrência, atendimento às vítimas, técnicas de desencarceramento, liderança, integração da equipe e eficiência operacional.

Segundo o major Caíque Xavier Lima, além da conquista alcançada, a participação proporcionou intercâmbio de conhecimentos e acesso às melhores práticas internacionais de salvamento veicular, atendimento pré-hospitalar e gerenciamento de ocorrências complexas.

Leia Também:  Mais de 700 profissionais de contabilidade participam da XXXII Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios

“O principal benefício dessa experiência é o retorno direto para a sociedade. Todo o conhecimento adquirido será compartilhado posteriormente com outros bombeiros militares do Estado, por meio de cursos, instruções e treinamentos, contribuindo para equipes ainda mais preparadas e eficientes no salvamento de vítimas”, ressaltou.

A participação no evento também permitiu acesso às mais modernas técnicas e metodologias de salvamento veicular, refletindo diretamente na qualificação dos profissionais e no aprimoramento contínuo dos serviços prestados à população mato-grossense.

A participação da equipe na Alemanha foi viabilizada pelo Município de Tangará da Serra, por meio da Prefeitura Municipal e do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (FUNREBOM), com apoio institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA