MATO GROSSO
Sema abre agendamentos para mutirão de regularização ambiental em Lucas do Rio Verde
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) está agendando atendimentos no Mutirão do CAR Digital 2.0, que acontecerá em Lucas do Rio Verde, nos dias 9 a 11 de junho. Produtores rurais e profissionais técnicos do município e região podem se inscrever aqui.
O agendamento prévio, conforme a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, busca garantir uma melhor organização para que o atendimento seja mais célere e eficiente. No momento da inscrição, os participantes podem indicar o dia e turno que gostariam de ser atendidos.
“O agendamento prévio evita que as pessoas fiquem aguardando por muito tempo para serem atendidas. Mas, independentemente do agendamento todos serão contemplados com a inciativa”, afirmou a secretária adjunta de Gestão Ambiental.
Em Lucas do Rio Verde, o foco do mutirão é a finalização da regularização das propriedades que aderiram ao Programa Lucas do Rio Verde Legal, mas as propriedades localizadas em municípios da região também serão atendidas. A proposta é priorizar as áreas que estão com o CAR validado com passivo ambiental.
A iniciativa tem o apoio do Programa Regulariza Rural e são organizados pela Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (Sueac) da Sema.
A ação é resultado do Termo de Cooperação firmado no final de março com o município de Lucas do Rio Verde para implementação da segunda fase do programa, visando apoiar a regularização ambiental das propriedades rurais do município.
Os mutirões do CAR Digtal 2.0 buscam impulsionar a regularização ambiental, facilitando o acesso dos produtores rurais ao Cadastro Ambiental Rural. Durante os atendimentos, o produtor rural tem a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as funcionalidades do CAR Digital 2.0 diretamente com a equipe técnica da Sema.
“Nos atendimentos, mostramos as bases de referência da propriedade, eventuais pendências existentes e orientamos o produtor sobre as providências que devem ser adotadas para a efetivação da regularização”, ressaltou a secretária-adjunta.
Solenidade
A abertura oficial do Mutirão do CAR Digital 2.0 em Lucas do Rio Verde será na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, no dia 8, às 19h. Os atendimentos aos produtores e profissionais técnicos ocorrerão de 9 a 11, na sede do Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lucas do Rio Verde.
Também serão atendidos no mutirão de Lucas do Rio Verde os municípios de Nova mutum, Sorriso, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, Boa esperança do Norte, Vera, Santa Carmem, Feliz Natal, Sinop e Ipiranga do Norte.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais
Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.
Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.
O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.
Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram.
Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.
Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.
A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.
RESULTADOS
A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período.
Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.
A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.
-
POLÍTICA MT3 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO4 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
ESPORTES6 dias atrásFlamengo vence o Corinthians no Maracanã e reassume a liderança do Brasileirão
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós abrir palanque para Fávaro, Adelcino vira alvo de “traição” e relação com Mauro azeda no Araguaia – veja o video
-
MATO GROSSO3 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEsposa de Medeiros ocupa cargo na Presidência do Senado desde 2019, enquanto senador endurece discurso contra a Casa
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDocumentos podem revelar traição de parlamentar que disputa o Senado em MT e arrecadação paralela usando o nome de Bolsonaro em 2018 com uso de jatinho
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJustiça aplica nova derrota a Wellington e rejeita por 7 a 0 recurso contra candidatura de Pivetta
