MATO GROSSO

Seis pessoas são presas por sequestro e homicídio de vítimas desaparecidas em Apiacás

Publicados

em

Seis pessoas, quatro homens e duas mulheres, envolvidas no homicídio de homens que estavam desaparecidos em Apiacás foram presas em flagrante em uma ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar, na sexta-feira (05.07), em diligências ininterruptas realizadas após os crimes.

A ação resultou na localização de três corpos, entre eles, das duas vítimas desaparecidas e também de uma vítima de latrocínio, ocorrido na última segunda-feira (01), além da apreensão de tabletes de maconha e outras porções de entorpecentes.

As diligências iniciaram na quinta-feira (04) após o registro de dois boletins de ocorrência de desaparecimento das vítimas Bruno Ribeiro Bilhalva e Cristian de Paula da Silva. Durante a apuração dos fatos, a equipe da Polícia Civil descobriu que uma das vítimas estava sendo mantida em cárcere privado em um sítio da cidade, onde estaria sofrendo um “salve” de uma organização criminosa.

Os policiais foram até o local e logo avistaram dois suspeitos, um homem e uma mulher, fugindo pela mata. Foram realizadas buscas pela mata que resultaram na localização e prisão dos suspeitos que estavam com as roupas sujas de sangue. Questionados, eles confessaram que haviam acabado de matar a vítima Cristian de Paula da Silva e revelaram o local em que o corpo estava escondido.

Leia Também:  Polícia Militar detém quadrilha após roubo com sequestro de idosa em Rondonópolis

No local, também foi apreendida a faca utilizada para matar a vítima e dois tabletes de maconha que estavam escondidos na propriedade.

Em continuidade às diligências para localização da segunda vítima, Bruno Ribeiro Bilhalva, a Polícia Civil recebeu informações sobre a identidade dos suspeitos que teriam sequestrado e amarrado a vítima, a levando para uma região erma, onde foi obrigada a cavar a própria cova. A vítima foi morta com três disparos de arma de fogo e posteriormente enterrada pelos criminosos.

Com base nas informações, as equipes da Polícia Civil e Polícia Militar realizaram a prisão em flagrante dos quatro envolvidos na morte da vítima, sendo apreendido na casa de um deles, porções de entorpecentes.

Segundo as investigações, as vítimas foram sequestradas, torturadas e mortas a mando de uma organização criminosa após terem cometido um latrocínio, na última segunda-feira (01), ocasião em que mataram e subtraíram o veículo da vítima. O corpo da vítima de latrocínio também foi localizado durante as diligências.

Diante dos fatos, os seis envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Apiacás. Após serem interrogados pela delegada Paula Barbosa, foram autuados em flagrante pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e associação criminosa.

Leia Também:  Empaer fomenta produção de hortaliças em hidroponia na região oeste do Estado

As investigações seguem em andamento para identificação de outros possíveis suspeitos e esclarecimentos de outros pontos dos crimes.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%

Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais

Publicados

em

Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.

Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.

O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.

Leia Também:  Sedec apresenta potencial de produção de MT no Fórum Brasileiro do Feijão

Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram. 

Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.

Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.

A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.

Leia Também:  Sedec e Politec assinam termo de adesão ao programa Integridade MT

RESULTADOS

A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período. 

Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.

A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA