MATO GROSSO

Seduc realiza evento com municípios para ampliar adesão ao projeto Autismo na Escola

Publicados

em

​A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou, na tarde de terça-feira (02.04), em Cuiabá, o evento “Chá: Conhecendo Habilidades Autistas”. O objetivo foi apresentar a importância do projeto Autismo na Escola, realizado por educadores nas unidades estaduais e municipais com crianças e jovens que possuem o Transtorno Espectro Autista (TEA).

Na ocasião, a Seduc entregou às primeiras-damas dos municípios kits da cartilha “Autismo: sonho de menino”. A cartilha nasceu dentro do projeto Autismo na Escola e conta experiências de vida do médico residente Eña Rezende, autista suporte 2. “Fico feliz em saber que todas as escolas públicas estão recebendo o material com uma experiência de vida real”, disse a mãe de Eña, Érica Rezende Barbieri.

“É necessário ter sempre alguém impulsionando a pessoa dentro do espectro autista. Muitos me criticavam. Outros, comentavam que ninguém iria se consultar com um médico autista. Minha mãe ignorou tudo isso e me incentivou a chegar onde eu quisesse. Hoje, ter a minha história em uma cartilha distribuída nas escolas é gratificante”, falou o Dr. Eña.

Desde 2023, a Seduc já distribuiu 500 mil exemplares da cartilha nas redes de ensino, como suporte ao trabalho de formação continuada de professores que atuam com a educação especial. Uma ação que tem como madrinha, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

Leia Também:  Polícia Civil prende suspeitos e fecha fábrica clandestina de manuseio de ouro em Pontes e Lacerda

“É fundamental que as primeiras-damas se engajem nesse projeto para garantir que cada município dê voz aos autistas, seus familiares e amigos. Queremos promover uma discussão mais ampla sobre a educação e a rotina dos autistas, indo além das escolas. É um compromisso que toda a sociedade precisa abraçar, e estamos vendo isso acontecer aqui em Mato Grosso”, recomendou Virginia.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que a cartilha é de extrema importância tanto para os estudantes diagnosticados com TEA quanto para os colegas entenderem sobre o tema e trabalharem a inclusão. 

“Hoje, atendemos mais de 1.900 estudantes autistas na Rede Estadual e o grande objetivo do Chá: Conhecendo Habilidades Autistas foi promover o encontro com as primeiras-damas, prefeitos e prefeitas, além de secretários municipais para expandirmos ainda mais esse trabalho”, pontuou Alan, lembrando que em 2024 os investimentos do Estado na educação especial são superiores a R$ 25 milhões. 

Foto: Allan Galhardo

O palestrante convidado, que veio dos Estados Unidos especialmente para o evento,  médico neurologista Carlos Gadia, avaliou a iniciativa do Governo do Estado em ampliar o assunto para as escolas municipais. Para ele, não só as crianças autistas se beneficiam com o projeto Autismo na Escola, mas também as crianças típicas ganham conhecimento sobre o assunto e contribuem com a diminuição do bullying.

Leia Também:  MT Hemocentro divulga o calendário de coletas para dezembro

“Estamos falando de 1% da população mundial, que é autista. São pessoas que merecem respeito e que precisam de inclusão. Então, parabenizo o Governo de Mato Grosso por se importar com esse tema e levar o assunto às escolas. O ponto fundamental da inclusão é que seja real e funcional, como ocorre aqui”, destacou.

A primeira-dama do município de Água Boa, Juliana Kolankiewicz, agradeceu o apoio da Seduc em ampliar o assunto aos municípios. “O Estado tem um olhar também especial para as crianças, especialmente para as pessoas com autismo. Em abril de 2022, no meu município, inauguramos um Centro de Atendimento Autista onde oferecemos diversas terapias, inclusive equoterapia. O projeto Autismo na Escola veio para somar, definitivamente”, concluiu.

Também participaram do evento primeiras-damas de 16 municípios, quatro prefeitas, a senadora Margareth Buzetti, os vereadores Maysa Leão e Dilemario Alencar, o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko, além de outros convidados.​

Foto: Assessoria/Seduc-MT

 

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%

Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais

Publicados

em

Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.

Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.

O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.

Leia Também:  Complexo Arena Pantanal recebe semifinal do Mato-grossense de Futebol e Estadual de Jiu Jitsu Esportivo

Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram. 

Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.

Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.

A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.

Leia Também:  Convênio garante construção de unidade do SER Família Criança em Campo Verde

RESULTADOS

A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período. 

Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.

A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA