MATO GROSSO
Seduc-MT recebe doações de materiais escolares para destinar a estudantes afetados pelas enchentes no RS
As doações podem ser entregues em todas as 648 escolas da rede estadual, nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) e na sede da Seduc, em Cuiabá.
Podem ser doados cadernos, conjuntos de lápis, apontadores, giz de cera, lápis de cor, estojo, lapiseiras, apontadores, calculadoras, réguas, garrafas squeezes. Também são aceitos livros de literatura infanto-juvenil, livro didático e mochila.
A iniciativa também conta com a colaboração da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT) e dos Correios, o que amplia o alcance da campanha e possibilita a arrecadação e entrega dos itens escolares.
O objetivo é arrecadar junto às DREs e as escolas o maior número possível de itens escolares, com previsão de compor kits completos que serão repassados diretamente à Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS).
De acordo com a Seduc-MT, a iniciativa visa não apenas repor os materiais danificados pelas enchentes, mas também demonstrar o compromisso da rede estadual de ensino com o bem-estar e a educação das crianças e adolescentes.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, ressaltou a importância da mobilização da sociedade mato-grossense para garantir que os estudantes gaúchos tenham as ferramentas necessárias para continuar seu aprendizado. “A solidariedade é uma das principais formas de auxílio em momentos de catástrofes naturais com esta”, pontuou.
Na avaliação das autoridades gaúchas, as enchentes no Rio Grande do Sul foram devastadoras, afetando milhões de pessoas e causando prejuízos em diversos setores. A educação foi um dos segmentos mais impactados, com escolas e materiais escolares sendo danificados pelas águas.
“Por isso, a solidariedade e a colaboração de todos são essenciais para ajudar na recuperação da normalidade na educação pública dos municípios atingidos. A parceria entre instituições públicas e a sociedade civil está sendo fundamental para garantir que a ajuda chegue efetivamente aos que mais precisam”, finaliza Alan Porto.
As inundações ocorridas no Rio Grande do Sul entre abril e maio deste ano foram classificadas pelas autoridades como a maior catástrofe climática da história do estado, prejudicando setores como economia, transporte, saúde e educação, principalmente.
A Defesa Civil gaúcha estima que a situação tenha afetado a vida de 2,3 milhões de moradores de 463 municípios, ou 93% do total de 497 cidades. Mais de 581 mil pessoas ficaram desalojadas e quase 100 mil ficaram em abrigos.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais
Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.
Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.
O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.
Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram.
Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.
Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.
A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.
RESULTADOS
A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período.
Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.
A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.
-
POLÍTICA MT4 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO5 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásApós abrir palanque para Fávaro, Adelcino vira alvo de “traição” e relação com Mauro azeda no Araguaia – veja o video
-
MATO GROSSO3 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça aplica nova derrota a Wellington e rejeita por 7 a 0 recurso contra candidatura de Pivetta
-
POLÍTICA MT7 dias atrásEsposa de Medeiros ocupa cargo na Presidência do Senado desde 2019, enquanto senador endurece discurso contra a Casa
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPesquisa aponta: Paulo Araújo fica entre os primeiros no Estado
