MATO GROSSO
Sedec organiza programação especial para profissionais do artesanato de MT nesta segunda-feira (24)
Em comemoração ao Dia do Artesão, comemorado no dia 19 de março, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) preparou uma programação especial dedicada aos profissionais do setor nesta segunda-feira (24.3). A partir das 14h30, será realizado um evento nas novas instalações da Sedec e organizado integralmente pela equipe da secretaria.
Um dos destaques da programação será a entrega do certificado de Mestre Artesão a três profissionais – Osmar, Doílio e Dona Judite, que receberam o título no ano passado por meio do Programa do Artesanato. Esse certificado representa um reconhecimento formal da excelência do trabalho desses artesãos e de sua contribuição para a cultura e o artesanato do país.
O título de Mestre Artesão é concedido àqueles que possuem uma longa trajetória no setor, com contribuições relevantes para a comunidade, muitas vezes transmitidas de geração em geração. Para receber esse reconhecimento, é necessário apresentar um histórico consistente, que inclua participação em cursos, publicações sobre o trabalho e serviços prestados à comunidade.
De acordo com os organizadores, o evento é uma forma de valorizar esses artistas, reforçando a importância da categoria e do setor para a economia e a cultura local. A celebração do Dia do Artesão será marcada por uma programação leve e cultural, promovendo momentos de confraternização e troca de experiências entre os participantes.
A expectativa é de que entre 100 e 150 pessoas participem da comemoração, incluindo artesãos de várias regiões do estado, como Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio de Leverger, Tangará da Serra, Várzea Grande e Cuiabá.
Além delas, artesãos que trabalham com cerâmica, madeira, crochê, mandalas de sementes, colares de mesa e outras expressões do artesanato mato-grossense também marcarão presença, representando a diversidade cultural e as tradições do estado.
Atrações culturais e sorteios de brindes
Durante o evento, os participantes poderão aproveitar atrações culturais e sorteios de brindes, realizados com doações de parceiros. Segundo os organizadores, o encontro será um momento de celebração e reconhecimento, onde os artesãos poderão trocar experiências, reencontrar colegas e divulgar o trabalho realizado com tanto empenho.
Para Carolinne Luz, assessora especial da Coordenação de Artesanato, a iniciativa é uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho dos artesãos e reforçar o compromisso do Governo de Mato Grosso com a valorização do setor.
“O Dia do Artesão é um momento de reconhecimento e celebração, e estamos felizes em poder promover um evento que reúne tantas histórias e talentos do nosso estado”, afirmou Carolinne.
*Sob supervisão de Débora Siqueira
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Dupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis
Suspeitos foram localizados em endereços diferentes e estavam com celulares e uma motocicleta apontada como usada na ação
A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (23), dois homens, de 35 e 33 anos, investigados por furto qualificado ocorrido durante a madrugada no bairro Monte Líbano, em Rondonópolis, a 216 km de Cuiabá.
A ocorrência foi comunicada à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) ainda pela manhã, depois que uma funcionária chegou ao estabelecimento e encontrou o portão frontal arrombado e uma das folhas de vidro da janela do escritório retirada.
Após o registro, a equipe policial iniciou as diligências para identificar os envolvidos e tentar recuperar os objetos levados. Durante a investigação, os dois suspeitos foram localizados em endereços diferentes, sendo um no bairro Pindorama e outro na Vila Operária.
Com os investigados, os policiais apreenderam aparelhos celulares e uma motocicleta apontada como possível veículo utilizado na ação. Um dos homens também apresentava uma lesão na mão direita, aparentemente provocada por material cortante.
Segundo a Polícia Civil, o ferimento era compatível com os danos encontrados nos vidros do imóvel e foi considerado como um dos elementos durante a apuração. As diligências reuniram ainda indícios de uma possível participação conjunta dos dois investigados.
Diante da situação de flagrante, os homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à unidade policial, juntamente com os materiais apreendidos.
A investigação continua para esclarecer a participação individual de cada suspeito e verificar a eventual recuperação dos objetos subtraídos.
-
TCE MT6 dias atrásCrise no TCE-MT se agrava após confronto entre conselheiros e Sérgio Ricardo
-
MATO GROSSO7 dias atrásPGR cobra novamente manifestação de MT sobre bens oferecidos por Silval para quitar delação
-
POLÍTICA MT5 dias atrásApós fazer vídeo sobre “melancia”, foto do passado esquerdista de Medeiros vem à tona; de camisa vermelha, no antigo PPS candidato discursava no palanque de Percival Muniz – veja fotos
-
MATO GROSSO5 dias atrásDupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis
-
MATO GROSSO7 dias atrásFilhote de onça-pintada é flagrada por câmeras enquanto explora área de preservação em MT
-
MATO GROSSO7 dias atrásTJ-MT confirma acesso a credenciais durante ataque e mantém sistemas fora do ar
-
ESPORTES6 dias atrásSeleção faz treino com time completo antes do duelo contra a Austrália
-
POLICIAL6 dias atrás
PRF apreende anabolizantes, tirzepatida e mais de 1,5 mil produtos em MT
