MATO GROSSO
Primeira-dama de MT participa de evento filantrópico em Rondonópolis com mulheres voluntárias em ações sociais
O Café Filantrópico foi idealizado pela coluna Gente! – Jornal A Tribuna e parceiros, promovido pelos parceiros Valter Arantes, Vando Rodrigues e o promoter João Carlos, com a finalidade de homenagear mulheres que trabalham em causas nobres e conquistar mais voluntárias para o bem-estar social.
“Fiquei muito feliz com o convite, gosto muito de vir a Rondonópolis. Esse evento maravilhoso que eles fizeram aqui, com a presença da Beth Szafir que tem um trabalho lindo no social, com todas essas mulheres lindas e guerreiras que trabalham no social, que é uma causa que eu defendo”, afirmou Virginia Mendes.
Ela ainda lembrou os investimentos repassados pelo Governo do Estado para a área social. “Já foram repassados nesta gestão mais de R$ 28 milhões, um valor expressivo no auxílio ao município às pessoas que mais precisam”, pontuou.
A primeira-dama ressaltou que a sociedade, de modo geral, precisa respeitar a mulher. “Nós somos guerreiras, trabalhadoras e temos opinião própria. Algumas pessoas podem dizer que não, mas temos sim. Merecemos respeito”, enfatizou.
Ela ainda falou das perspectivas para o social. “Nós temos muitos projetos para implantar. Com amor, nós testemunhamos aqui que é possível. Vimos aqui duas senhoras que, independente da idade, ajudam muitas pessoas. São dessas pessoas que queremos nos aproximar, porque elas estão na ponta e conhecem as pessoas que realmente precisam”, salientou.
Durante o evento, a primeira-dama do Estado recebeu inúmeras homenagens e doações para o Bazar Vem SER Mais Solidário, que está arrecadando peças. A arrecadação foi mobilizada pelo maquiador Vando Rodrigues junto às boutiques, empresárias e mulheres solidárias com a causa. A surpresa reservada foi o vestido doado por Beth Szafir, usado pela empresária na capa de uma famosa revista ao lado da saudosa Hebe Camargo.
“Olha, estou sem palavras. Quanta coisa linda vamos levar para o nosso Bazar. Que honra receber da Beth esse vestido que é uma relíquia. Que Deus abençoe e multiplique toda essa bondade”, agradeceu Virginia Mendes.
Beth Szafir, que no auge de seus 74 anos, empresária e atuante nas causas sociais, ressaltou a importância do trabalho das empresárias envolvidas com o social, do exemplo das voluntárias e do trabalho dedicado da primeira-dama de Mato Grosso.
“É empolgante ver o quanto a união e a boa vontade são capazes de mover em prol da ajuda ao próximo. As empresárias e voluntárias no social desta cidade merecem ser reconhecidas. Fiquei muito feliz por conhecer Virginia Mendes, uma mulher encantadora e que tem feito um trabalho exemplar em todo o estado, motivo de muito orgulho”, afirmou Szafir.
Durante o Café Filantrópico, cinco entidades receberam entregas da Secretaria Esatdual de Assistência Social (Setasc), a partir da solicitação da primeira-dama Virginia Mendes por meio da Unaf. São elas: Bom Samaritano; Maria do Sopão; Criança Feliz; Amor em Ação. Cada uma recebeu 100 cestas de alimentos, 100 kits de higiene e limpeza e 100 kits de doces. Já o Hospital Paulo de Tarso foi contemplado com 82 cobertores.
O idealizador do evento, Valter Arantes, destacou a importância da doação e do trabalho memorável das mulheres que se dedicam às ações sociais. “Todos somos iguais. Quando a gente pede socorro, tudo que a gente espera é a mão, uma mão que seja de um próximo, e que seja de um coração limpo e puro. São exemplos de dedicação às pessoas que precisam. A presença da senhora, dona Virginia, fez toda a diferença, porque a senhora vive o social”.
Nesta edição, o encontro contou com o apoio e parceria da empresária Suelen Machado (Duo Scarpes); empresária Alessandra Ferreira; Maria Janice Logrado (Jornal A Tribuna); Salete Hubner (Salete Jóias); Marlene Coutinho; Paula Moura; Françoase Saletti; Maria Gaudino (Mary Maison); Dra Paula Laci (Dental Diamond); Kessia Marques; Hellen Oliveira (Todeschini);Terra do Sol Viagens e Turismo; Alessandra Domingues; Ótica Vision; Jaqueline Pinto (Jaron Cosméticos); Mariuva Velentin; Dra Paula Anhaia e Laíz Araújo.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros inicia 1º curso de Moto Resgate para reforçar atendimento pré-hospitalar

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) deu início, nesta segunda-feira (13.10), ao 1º Curso de Especialização em Moto Resgate e Intervenção Rápida, voltado a bombeiros militares com o objetivo de fortalecer o atendimento pré-hospitalar, especialmente, na região metropolitana de Cuiabá.
A capacitação tem como foco preparar os militares para a utilização de motocicletas especialmente equipadas para emergências, consolidando essa modalidade como uma ferramenta estratégica para garantir agilidade na chegada do socorro às vítimas. O novo serviço atuará de forma complementar ao serviço das unidades de resgate já existentes.
A solenidade de abertura contou com a presença do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, do comandante da Companhia RAIO da Polícia Militar, tenente-coronel PM Wesmensandro Auto Rodrigues, além da diretora técnica do Hospital Municipal de Cuiabá, Fanavya Lauren de Castro Sulzbache. Participaram ainda os coronéis da corporação e alunos do curso.
Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel Glêdson, o curso faz parte de uma iniciativa para aprimorar o atendimento pré-hospitalar, que foi fortalecida com a chegada dos novos bombeiros temporários da área da saúde, entre eles, técnicos de enfermagem e enfermeiros, que passaram a atuar desde julho na baixada cuiabana.
“Era um anseio nosso, há quase 20 anos, reativar o atendimento pré-hospitalar na região metropolitana. Com o ingresso desses profissionais, buscamos fortalecer o sistema de atendimento em todo o Estado, não apenas na capital. A ideia é entender como podemos aprimorar os protocolos, reduzir o tempo de resposta e melhorar os sistemas, as viaturas e os equipamentos”, afirmou.
O novo serviço de moto resgate, ainda segundo o coronel, vai possibilitar uma resposta mais rápida em ocorrências críticas, especialmente em locais de difícil acesso para viaturas convencionais, além de ampliar a cobertura do atendimento pré-hospitalar e reduzir o tempo entre o chamado e o primeiro contato com a vítima.
“Isso terá um grande impacto no serviço de atendimento pré-hospitalar, na sobrevida das vítimas e até no tempo de internação, o que se reflete em economia, em produtividade e, sobretudo, na qualidade de vida das pessoas. Tenho certeza de que poderemos oferecer um serviço ainda melhor com essas novas viaturas de duas rodas e com os profissionais que concluirão este curso”, reforçou o comandante.
O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel BM Josiel Borges da Silva, destacou que o curso foi estruturado com base em pilares fundamentais: agilidade, técnica, coragem e total observância às normas de segurança. Essa primeira edição do curso reúne 21 participantes, terá duração de um mês, com 235 horas de instruções teóricas e práticas, incluindo simulações de atendimentos pré-hospitalares. A formação conta com o apoio da Companhia RAIO, unidade especializada em motopatrulhamento da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).
“Parem para refletir um pouquinho na importância desse dia, na importância desse momento para a nossa corporação e quanto a sociedade espera de nós. Jamais, jamais podemos deixar de rememorar e lembrar que temos um lema, vidas alheias e riquezas a salvar”, disse aos alunos.
Já o comandante da Companhia RAIO da Polícia Militar, tenente-coronel PM Wesmensandro Auto Rodrigues, explicou que a parceria com o Corpo de Bombeiros consistirá em instruções práticas sobre o desenvolvimento de técnicas que contribuirão para a atuação nas ruas, com a segurança necessária para o militar.
“O RAIO é hoje um case de sucesso que queremos replicar no Corpo de Bombeiros Militar, compartilhando o conhecimento que adquirimos ao longo de cinco anos de atuação. O objetivo é que o bombeiro possa operar com mais segurança, menor risco de acidentes e constância nos atendimentos. A parte prática de pilotagem ficará sob nossa responsabilidade. Serão duas semanas dedicadas exclusivamente ao treinamento de pilotagem propriamente dita”, encerrou.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Edna Sampaio propõe políticas para órfãos do feminicídio e mulheres no mercado de trabalho
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
ALMT amplia inclusão com guichê exclusivo para atendimento à comunidade surda
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Wilson Santos propõe destinar 20% do Fethab à habitação popular em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Festival Celebra Cuiabá será realizado neste sábado no Parque Tia Nair
-
POLÍTICA MT7 dias atrás
Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite encerra atividades com resultados e experiências internacionais
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
ALMT instala Câmara Setorial Temática para enfrentar feminicídio
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Deputado Thiago Silva participa do anúncio de construção de viadutos no Trevão e obras de infraestrutura
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
CST da Enfermagem debate direitos trabalhistas e valorização da categoria