MATO GROSSO

Policiais penais apreendem menor com droga sintética e recapturam foragida da Justiça em Rondonópolis

Publicados

em

Policiais penais do Corpo da Guarda da Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (218 km ao Sul de Cuiabá), apreenderam um adolescente com nove pacotes contendo substância química sintética e capturaram uma mulher com mandado de prisão em aberto durante procedimento de revista realizado na tarde de domingo (02.04).

De acordo com informações da Equipe de Segurança do Plantão C da unidade, a substância ilícita foi encontrada com um adolescente de 17 anos, que, acompanhado da mãe, foi visitar o irmão, preso na unidade. Eles passavam por revista no scanner corporal quando os policiais visualizaram algo estranho no corpo do rapaz. Nesse momento, foi realizada uma inspeção manual, que foi acompanhada pela genitora do suspeito.

Durante a revista, dois bonés, duas camisetas e nove pacotes de papel contendo um material não identificado, aparentando ser substancia química sintética, foram encontrados enrolados na perna do menor.

Ainda no domingo, os policiais da Mata Grande recapturaram uma mulher, de 31 anos, com mandado de prisão em aberto. Ela também tentava visitar um recuperando na unidade prisional.

Leia Também:  Governo de MT destina mais de R$ 1,1 bilhão para programas de assistência, capacitação e inclusão

Antes da entrada da visitante, foi feita checagem via Sistema de Gestão Penitenciária (Sigepen) sendo constatado que a mesma tinha um mandado de prisão em aberto pela Vara de Execuções Penais de Porto Velho (RO). A ordem de prisão também constava no Banco Nacional de Monitoramento Prisões (BNMP).

A mulher e o menor foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia do município para as providências cabíveis.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%

Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais

Publicados

em

Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.

Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.

O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.

Leia Também:  Governo lança evento de empreendedorismo e inovação para moradores de comunidades e periferias de MT

Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram. 

Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.

Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.

A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.

Leia Também:  Programa de aceleração MOVE_MT lança e-book e anuncia Temporada 2023 nesta sexta-feira (18)

RESULTADOS

A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período. 

Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.

A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA