MATO GROSSO

MTPrev Itinerante esclarece dúvidas e orienta servidores de Barra do Garças

Publicados

em

Barra do Garças (520km de Cuiabá) foi a primeira cidade a receber o programa MTPrev Itinerante em 2023. As ações do projeto foram realizadas no Anfiteatro Fernando Peres de Farias, no Centro da cidade, nesta quinta-feira (30).

No período da manhã ocorreram três palestras sobre Vida Funcional, Regras de Aposentadoria e Autoatendimento. À tarde, os servidores que ainda precisavam de algum esclarecimento foram atendidos individualmente no Plantão Tira Dúvidas.

A secretária escolar, Marcilene Santos, aproveitou as palestras para se capacitar sobre os serviços oferecidos pelo Mato Grosso Previdência.

“Os professores sempre procuram a secretaria da escola para tirar dúvidas. Por isso, durante as palestras eu aproveitei para esclarecer algumas coisas e assim poder orientar melhor os meus colegas de trabalho”.

Atendimentos

O professor aposentado, João Roque da Silva, percorreu mais de 200 km de Campinápolis a Barra do Garças para ser atendido no Plantão Tira Dúvidas.

“Aposentei em 2019 e ficou um tempo de sobra vinculado no meu processo de aposentadoria. Eu vim para ver como faríamos para eu usar esse tempo no sistema de previdência do município e deu tudo certo”.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros realiza 5º seminário de Segurança Contra Incêndio e Pânico

A professora Solange Maria dos Santos recebeu uma grande surpresa durante o seu atendimento: seu processo de aposentadoria já foi validado e em breve poderá aproveitar mais os netos e os pais que ainda estão vivos.

“Eu pedi pra Seduc uma análise da minha vida funcional e vi que já estava com tempo para aposentar. Então eu usei o portal do MTPrev para dar entrada no processo. Estou muito contente”.

O MTPrev Itinerante faz parte do trabalho de educação previdenciária desenvolvido pelo MTPrev desde 2021, e tem o objetivo de aproximar a previdência dos servidores públicos estaduais. Confira o cronograma de 2023: Sorriso, 22 de junho; Alta Floresta, 30 de agosto e Cáceres, 19 de outubro.


Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Filhote de onça-pintada é flagrada por câmeras enquanto explora área de preservação em MT

Maya, de cerca de quatro meses, foi registrada em Poconé durante momentos de exploração e interação com o ambiente

Publicados

em

Um filhote de onça-pintada chamado Maya foi registrado por câmeras de monitoramento do Instituto Impacto na Pousada Rio Mutum, em Poconé, a cerca de 104 quilômetros de Cuiabá. As imagens mostram o animal, com aproximadamente quatro meses de idade, explorando a área e interagindo com elementos da natureza.

Os primeiros registros de Maya foram feitos quando ela tinha cerca de três meses. Segundo o médico-veterinário Paul Raad, responsável pelo acompanhamento, a fase é marcada pelo desenvolvimento da autonomia e pelo aprendizado de comportamentos que serão importantes na vida adulta.

Em um dos registros, a filhote aparece brincando e explorando um tronco. De acordo com o veterinário, esse tipo de comportamento faz parte do processo de desenvolvimento do animal.

“Ela está naquela fase de começar a brincar, explorar o mundo e desenvolver as habilidades que vai precisar no futuro como predador. A gente tem registros bem detalhados dela brincando com a mãe e também explorando o ambiente. Como ela nasceu sem irmãos, ela acaba encontrando outros elementos para brincar, como um tronco, por exemplo”, explicou Paul.

Leia Também:  Projeto leva atendimento psicológico para custodiados Araputanga

A identificação de Maya também foi possível graças ao acompanhamento de sua família. A filhote foi vista semanas antes ao lado da mãe, Baía, uma onça-pintada conhecida por pesquisadores, biólogos, fotógrafos e guias que frequentam a região.

Além da relação entre mãe e filha, os pesquisadores utilizam o padrão de manchas da pelagem para identificar individualmente cada animal. As rosetas presentes no corpo das onças possuem características únicas e funcionam como uma espécie de identificação natural.

“A gente consegue identificar as onças pelo padrão de manchas, que é único para cada indivíduo, como se fosse uma impressão digital. Então, a Nina tem um padrão, a Baía tem outro e a Maia tem o dela. O fato de a gente ter registrado a Maia junto com a Baía foi fundamental para confirmar essa relação”, detalhou o veterinário.

O monitoramento permite acompanhar de perto o crescimento e o desenvolvimento da filhote, além de registrar comportamentos naturais durante os primeiros meses de vida. Como nasceu sem irmãos, Maya utiliza o próprio ambiente ao redor para desenvolver habilidades por meio das brincadeiras e da exploração.

Leia Também:  Espetáculo une dança, teatro e música para celebrar ancestralidade e protagonismo feminino

Os registros também contribuem para o acompanhamento da fauna da região e para a identificação de indivíduos que circulam pela área monitorada.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA