MATO GROSSO

MT Hemocentro realiza coleta de sangue e homenagens aos doadores neste sábado (25)

O MT Hemocentro realizará coletas de sangue neste sábado (25.11), das 7h30 às 16h. O objetivo da ação é comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta data.

“Queremos externar nossa gratidão aos doadores de sangue que, com esse gesto voluntário e altruísta, nos auxilia a salvar vidas no decorrer do ano. Este é um momento de felicitar os heróis de muitos pacientes do MT Hemocentro e pacientes hospitalizados que precisam de sangue”, diz a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.

O MT Hemocentro fará, ao longo deste sábado, diversas homenagens aos doadores voluntários. Às 9h, haverá a apresentação do Corpo Musical da Polícia de Mato Grosso-MT, seguido do grupo “Com a Corda Toda”, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e apresentação de dança feita por uma doadora regular.

As coletas de sangue ocorrerão normalmente. Os doadores voluntários podem agendar a doação por este link. Embora haja necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento a maior carência é pelos tipos negativos O-, B- e pelo tipo positivo O+.

Leia Também:  Governo paga salário dos servidores estaduais nesta quarta-feira(31)

Quem pode doar?
A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e altruísta. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 kg, esteja em bom estado de saúde, tenha uma alimentação saudável e esteja bem hidratado, principalmente em períodos de extremo calor. Os candidatos precisam ter idades entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e nunca devem doar sangue em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um intervalo de três meses.

Em cada coleta, é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas após a doação, descanso e evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Serviço

Além do site de agendamento, mthemocentro.saude.mt.gov.br/index.php, as doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 9 8433-0624. A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá.

Leia Também:  Sema promove reabilitação de animais resgatados na região do Pantanal

O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Militar prende suspeito por lesão corporal utilizando um facão durante briga em bar

Policiais militares do 18º Batalhão prenderam, na noite desta sexta-feira (24.4), um homem, de 37 anos, suspeito por lesão corporal utilizando um facão, no município de Pontes e Lacerda.

Segundo o boletim de ocorrência, a equipe foi acionada após uma confusão em um bar, na Avenida Javan Júnior, esquina com Avenida Bahia. No local, a proprietária relatou que foi agredida com socos nas costas, por um cliente, durante uma discussão.

Ao presenciar a situação, o filho dela interveio para defendê-la e atingiu o agressor com um golpe de facão na perna. Durante o confronto, o suspeito conseguiu tomar o facão e atingiu o outro homem na cabeça.

Após a agressão, o suspeito fugiu do local. Os policiais intensificaram o policiamento na região e localizaram o suspeito a cerca de duas quadras do bar. Ele apresentava sinais de embriaguez, estava alterado e com um sangramento na perna.

Diante da situação, os policiais militares encaminharam o denunciado a uma unidade de saúde, sendo atendido e posteriormente conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Leia Também:  Atletas do Projeto Olimpus MT representam o Brasil no Pan-Americano de Cross Country

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA