MATO GROSSO
MT é o Estado que melhor cuida do dinheiro público, aponta ranking do CLP
Mato Grosso está em primeiro lugar, entre todos os Estados do país, em solvência fiscal. O ranking é do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e aponta que Mato Grosso é o Estado que melhor cuida do dinheiro público, mantendo suas dívidas sob controle.
“É por conta desse cuidado que estamos conseguindo fazer o maior pacote de investimentos da história de Mato Grosso, com grandes obras na Saúde, Educação, Infraestrutura e em todas as áreas. Mato Grosso é um exemplo de Brasil que dá certo!”, disse o governador Mauro Mendes.
A solvência fiscal é um indicador que mede a capacidade de cada Estado brasileiro em gerenciar suas dívidas, calculado a partir da Dívida Consolidada Líquida e Receita Corrente Líquida. Quanto menor o índice, melhor é a saúde fiscal do Estado.
O índice de Mato Grosso é de -19,80%, ou seja, é o Estado que mais consegue manter suas dívidas sob controle, gastando menos do que arrecada. Também compõem o top 5 do ranking: Espírito Santo (-6,61%), Paraná (-4,82%), Paraíba (-1,16%) e Amapá (4,26%).
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Conferência nacional debate implantação da rastreabilidade bovina obrigatória até 2032
A partir do ano que vem começa a ser implementado em todo País o ‘Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB)’. Esse novo processo obriga que em até cinco anos (2027 a 2032) os pecuaristas brasileiros precisam individualizar cada animal através do uso elementos de identificação individual (brinco e botton), que reúnam informações como a idade do animal, estabelecimento onde nasceu, localização atual e a sua movimentação.
Mato Grosso, maior detentor de rebanho bovino do País, se prepara para se adequar a essa nova regra e para isso irá tratar sobre esse assunto na 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA). Organizado com apoio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o evento começa amanhã (16.06) às 9h com a realização de sete encontros nacionais do segmento de defesa agropecuária e a tarde com as palestras técnicas, que seguirão até o ultimo dia de evento, no dia 18/06.
O local será no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, onde são aguardados cerca de 1,5 mil participantes, entre produtores rurais, profissionais e entidades ligadas ao agronegócio de todo o Brasil.
O diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, explica que a 9ª CNDA terá, além de temas como a rastreabilidade, outros assuntos tão necessários e em evidência como o uso de bioinsumos na agricultura, pauta essa que vem crescendo nos últimos anos e que tornam o cultivo de lavouras mais sustentáveis e menos dependentes de químicos sintéticos, como agrotóxicos.
“Lá teremos também a apresentação de um projeto piloto inédito no País, realizado em Sapezal, e que trata sobre o processamento de embalagens vazias de agrotóxicos na própria propriedade, ao invés de ser como é atualmente, em que o produtor rural reúne as embalagens e leva até o ponto de recolhimento”, acrescenta o diretor do Indea.
A 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA) é um evento nacional realizado a cada dois anos. Começa terça às 8h e segue até quinta-feira (18.06) às 18h, com abordagem de 28 eixos temáticos em 201 palestras técnicas. Nos três dias de evento serão realizados encontros nacionais de Saúde Animal (Ensan), Inspeção Animal (Enimal), Fiscalização de Agrotóxicos (Enfisa), Sanidade Vegetal (Ensave), Educação Sanitária (Enesa), Inspeção Vegetal (Enive) e Encontro Nacional de Sementes e Mudas (Enasem).
Amanhã às 18hs haverá a abertura oficial com a presença do governador Otaviano Pivetta, e logo em seguida será apresentada a palestra ‘Potencialidades e desafios da agropecuária brasileira’ pelo procurador do Estado e ex-secretário estadual de Fazenda, Rogério Luiz Gallo.
Confira aqui a programação.
Fonte: Governo MT – MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásMapa registra avanços no nível de atendimento às demandas da Lei de Acesso à Informação
-
Sinop4 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT3 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT4 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT3 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT3 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
SAÚDE7 dias atrásMinistério da Saúde descontinua temporariamente estratégia atual de vacinação do Butantan contra dengue
-
TCE MT4 dias atrásVaidade de Sérgio Ricardo pode adiar sonho de Antônio Joaquim de voltar à presidência do TCE

