MATO GROSSO

Força Tática prende homem por receptação, recupera motocicleta e apreende arma de fogo

Policiais militares da Força Tática do 4º Comando Regional prenderam um homem, de 22 anos, por porte ilegal de arma de fogo e receptação, neste domingo (9.11), em Rondonópolis. O homem é suspeito de uma tentativa de roubo com disparos de tiro no sábado (8). Com o suspeito, foram apreendidos um revólver e seis munições calibre .22, e uma motocicleta furtada foi recuperada.

A equipe policial da 14ª Companhia Independente foi acionada para uma ocorrência de uma tentativa de roubo em um estacionamento de um edifício, no bairro Vila Birigui. De acordo com o relato da vítima, um homem de 28 anos, ao chegar ao local foi abordado por dois homens em uma motocicleta anunciando o assalto.

Em seguida, os criminosos exigiram a chave de um veículo e o homem negou entregar. Os suspeitos efetuaram um disparo de tiro que atingiu o pé da vítima, além de terem o agredido com coronhadas na cabeça. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para os primeiros socorros e, posteriormente, encaminhou a vítima para o hospital.

Leia Também:  Sema multa PCH em R$1 milhão por reduzir nível de rio

Os policiais tiveram acesso às imagens de segurança do local, e iniciaram diligência em buscas pelos suspeitos. Durante patrulhamento pelo bairro Jardim Morumbi, a equipe flagrou um homem com as mesmas características de um dos suspeitos no crime, em uma motocicleta. O homem fugiu ao ver os militares e perdeu o controle da moto, caindo ao solo.

Durante a abordagem, os policiais identificaram que a motocicleta era produto de furto ocorrido na quinta-feira (6). Questionado sobre o crime, o suspeito confessou que participou da tentativa do roubo e que teria um comparsa, indicando o endereço. Foi identificado que o homem possui outras passagens criminais como tráfico de drogas e receptação.

A equipe se deslocou para a residência do segundo suspeito, que não foi localizado. Em buscas na residência, os policiais encontraram um revólver calibre .22 com seis munições do mesmo calibre.

Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a delegacia, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.


Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Leia Também:  Orçamento de R$ 40,7 bilhões é aprovado pela Assembleia Legislativa

*Sob supervisão Wellyngton Souza

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Com apoio da Fapemat, pesquisadores desenvolvem fertilizante sustentável a partir de cinza vegetal em Rondonópolis

Um resíduo que antes representava um desafio ambiental pode se tornar uma importante solução para a agricultura sustentável. Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), pesquisadores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) estão desenvolvendo fertilizantes organominerais produzidos a partir de cinzas de biomassa vegetal, material gerado principalmente pela queima de madeira em atividades agroindustriais.

A iniciativa busca dar uma nova destinação a um passivo ambiental abundante na região, transformando-o em um produto capaz de melhorar a fertilidade do solo, aumentar a eficiência da adubação e reduzir a dependência de fertilizantes minerais convencionais.

Os fertilizantes estão sendo desenvolvidos nas formas granulada e peletizada, formatos que facilitam o armazenamento, o transporte e a aplicação no campo. Além disso, os estudos apontam que os organominerais proporcionam liberação gradual dos nutrientes, favorecendo o aproveitamento pelas plantas e contribuindo para sistemas produtivos mais eficientes e sustentáveis.

A pesquisa é coordenada pela professora doutora Edna Maria Bonfim, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), e integra os projetos “Construção e regulagem de um granulador de disco rotativo na produção de organomineral com cinza vegetal como matéria-prima” e “Tecnologia e processos de produção de fertilizantes organominerais utilizando cinza vegetal como matéria-prima”, ambos financiados pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Fapemat, e com parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leia Também:  Orçamento de R$ 40,7 bilhões é aprovado pela Assembleia Legislativa

Segundo a pesquisadora, o principal objetivo é unir inovação tecnológica, sustentabilidade e desenvolvimento regional.

“Estamos transformando um resíduo agroindustrial em um insumo agrícola de valor agregado. É uma proposta alinhada aos princípios da economia circular, que amplia o acesso a fertilizantes mais sustentáveis e pode beneficiar especialmente os agricultores familiares da região”, destaca Edna Bonfim.

Mais de uma década de pesquisas

A trajetória dessa linha de investigação começou em 2009, por meio do Grupo de Práticas em Água e Solo (GPAS), que desenvolve estudos voltados à recuperação de áreas degradadas e à melhoria da qualidade dos solos.

Ao longo dos anos, os pesquisadores identificaram que a cinza vegetal possui potencial para fornecer nutrientes essenciais às plantas, melhorar características químicas do solo e contribuir para o manejo de nematoides. Os resultados já demonstraram benefícios em diversas culturas agrícolas, incluindo feijão, milho, rúcula, melão e flores ornamentais.

Além dos ganhos agronômicos, os estudos apontam redução na necessidade de fertilizantes minerais tradicionais, diminuindo custos de produção e tornando os sistemas agrícolas mais resilientes.

Leia Também:  Governo de MT investiu R$ 86,3 milhões em editais de Cultura, destaca superintendente da Secel

Benefícios ambientais e econômicos

O aproveitamento da cinza vegetal também representa uma alternativa ambientalmente responsável para um resíduo gerado em grande escala por atividades agroindustriais. Ao ser incorporado à produção de fertilizantes, esse material deixa de representar um potencial risco de contaminação e passa a integrar uma cadeia produtiva de valor.

A tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores contribui para a redução do desperdício de recursos, fortalece a economia circular e cria oportunidades para o desenvolvimento de soluções adaptadas às condições produtivas de Mato Grosso.

Reconhecimento científico

De acordo com a coordenadora do projeto, “a relevância dos resultados alcançados já vem sendo reconhecida pela comunidade científica nacional e internacional. As pesquisas geraram publicações em periódicos de elevado impacto, ampliando a visibilidade dos estudos desenvolvidos em Mato Grosso e consolidando o estado como referência em inovação voltada ao reaproveitamento de resíduos e à produção de fertilizantes sustentáveis”.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA