MATO GROSSO

Estudantes devem publicar vídeos sobre prevenção de incêndios até dia 14; mais curtidos ganham tablets

Publicados

em

Os estudantes das cinco Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II, em Mato Grosso, têm até sexta-feira (14.11) para participar do Desafio Repórter Sentinelas do Amanhã, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O desafio propõe que os alunos produzam vídeos sobre o tema “Como prevenir e evitar queimadas e incêndios florestais”, com o objetivo de estimular a conscientização de crianças e adolescentes sobre o uso responsável do fogo, além da importância da educação e da conservação ambiental.

A iniciativa faz parte do programa Sentinelas do Amanhã, desenvolvido ao longo deste ano pela corporação. O projeto capacitou cerca de 1,1 mil educadores sobre o tema, que, por sua vez, repassaram o conteúdo a centenas de alunos, ampliando o alcance das ações de conscientização nas escolas.

Para participar do desafio, os estudantes devem produzir vídeos de até um minuto, no formato de entrevista, em que o participante atua como repórter, fazendo perguntas a um responsável, a um familiar ou a outro adulto sobre os conteúdos aprendidos em sala de aula relacionados à prevenção de queimadas e incêndios florestais.

Leia Também:  Unemat abre vestibular para curso de Tecnologia em Teatro em Cuiabá

Os vídeos devem ser publicados no Instagram das escolas militares, marcando o perfil oficial do Corpo de Bombeiros Militar (@CBMMT) e mencionando o nome do aluno responsável pela produção. As postagens devem incluir as hashtags #cbmmt #meioambiente #bombeiros #salvamento #diganaoasqueimadas.

Os vídeos que receberem mais curtidas serão premiados com tablets. Cada escola terá um aluno vencedor, que também indicará o professor tutor responsável por apresentar o conteúdo do programa Sentinelas do Amanhã, valorizando o papel dos educadores nesse processo. Ao todo, serão entregues 10 tablets, sendo cinco para os alunos vencedores e cinco para os professores indicados.

“Formar crianças e jovens conscientes e engajados é fundamental para promover uma cultura de responsabilidade ambiental e reduzir o uso irregular do fogo, tanto no campo quanto na cidade. A iniciativa busca despertar o protagonismo juvenil e incentivar o uso das redes sociais de forma consciente, como instrumentos de aprendizado e transformação positiva”, concluiu o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes.

Confira o regulamento completo.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Polícia Civil prende homem que matou a esposa e ocultou corpo em córrego em Várzea Grande

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate seis incêndios florestais neste sábado (10)

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, neste sábado (10.10), seis incêndios florestais registrados nos municípios de União do Sul, Nossa Senhora do Livramento, Juruena, Santa Terezinha, Paranatinga e Rosário Oeste.

Em todas as ocorrências, os bombeiros atuam de forma estratégica para conter o avanço das chamas, extinguir os incêndios, monitorar as áreas atingidas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 62 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Desse total, 41 focos foram registrados na Amazônia e 21 focos no Cerrado.

Em Terras Indígenas, foram identificados seis focos de calor, sendo dois focos na Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis; dois focos na Terra Indígena Parque do Xingu, em Querência; e dois focos na Terra Indígena Terena Gleba Iriri, em Peixoto de Azevedo.

Leia Também:  SES abre inscrição para primeira turma do curso de especialização em hansenologia

É importante destacar que um foco de calor, isoladamente, não caracteriza um incêndio florestal. O foco de calor é um indicativo de uma área com temperatura elevada, detectada por satélites, que pode ou não estar associada à ocorrência de fogo. Já um incêndio florestal, em geral, é identificado pelo conjunto de diversos focos de calor concentrados em uma mesma área. No caso das terras indígenas, o combate aos incêndios deve ser realizado por órgãos do Governo Federal, uma vez que o Estado não possui autorização para atuar.

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia Também:  Mapa suspende vacinação da febre aftosa em Mato Grosso a partir de novembro

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA