MATO GROSSO
Estado define projetos, obras e políticas públicas para Vila Bela
Vila Bela da Santíssima Trindade, MT – A transferência simbólica da Capital para Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital da capitania de Mato Grosso, fundada em 19 de março de 1752, tornou-se um evento importante para várias outras cidades da região Oeste do Estado, além de ter resgatado o valor da cultura vila-belense e de seu povo.
O governador Pedro Taques e equipe estadual estiveram na cidade durante os dias 18 e 19 de março e trouxeram serviços, termos e convênios para obras e recursos, discussões sobre políticas públicas para cultura e turismo, e deu o início a várias obras. A primeira delas foi a reforma do Palácio dos Capitães Generais, sede do primeiro governo mato-grossense e base para a defesa do território brasileiro durante no século 18.
Uma extensa programação foi realizada e, neste sábado, após tradicional missa e desfile cívico nas principais vias da cidade, os 22 prefeitos dos consórcios do vale do Guaporé e do Nascentes do Pantanal, foram recebidos pelo governador, que anunciou várias obras de infraestrutura para a região. Entre as principais está a obra da Estrada do Matão, cujo asfalto vai chegar até o Rio Alegre, uma demanda antiga da população.
Os prefeitos também apresentaram demandas sobre saúde, obras de pavimentação e restauração de pontes, e demandas sobre cultura e turismo. “Temos que aproveitar que este governo quer estar perto da população no interior e levar nossos pedidos ao governador e os secretários estaduais. Este é um trabalho muito importante e muito satisfatório para a nossa região”, afirmou o prefeito de Nova Lacerda, Valmir Moretto, presidente do Consórcio Vale do Guaporé, que compreende 10 municípios.
Para a cultura, o Estado levou o termo de adesão ao mapa da Cultura, um software que une a programação cultural de todo o Brasil no site e em aplicativo para celular, ao qual 14 municípios da região Oeste aderiram durante a reunião. Em todo o Estado, outras 50 cidades também já fazem parte.
“Trata-se de uma maneira de unir tudo o que temos de melhor de nossa cultura em apena um lugar. Acessando o site ou o aplicativo, as pessoas ficam sabendo o que vai acontecer nas cidades e podem decidir o que querem curtir naquele dia”, explicou o secretário de Cultura de Mato Grosso, Leandro Carvalho.
Reconhecimento histórico
Para o governador Pedro Taques, a vinda do Executivo estadual para Vila Bela da Santíssima Trindade, evento que acontecerá todos os anos na cidade em seu aniversário, no dia 19 de março, é um reconhecimento à importância histórica do município para todo o Brasil.
“Fizemos uma reunião com os dois consórcios e com vereadores de vários ugares, inclusive da Bolívia e recebemos deles um grande reforço para receber e resolver as demandas da região. Vários secretários estão aqui junto para esse trabalho e nossas ações estão implantadas”, explicou o governador.
Segundo ele, a visita à Vila Bela neste ano foi produtiva e os resultados serão a longo prazo. “Levo de volta a Cuiabá a esperança desse povo e a necessidade de concretizarmos várias políticas públicas em várias áreas. Vamos trabalhar cada dia mais para resolver tudo. Para eles, ficam as várias ações do estado que trouxemos e que ainda traremos para a região Oeste.”
A programação cultural também foi extensa e teve como foco relembrar as principais tradições de Vila Bela. Houveram apresentações de Chorado, Dança do Congo, Os Mascarados, de Poconé, shows regionais com Ana Rafaela e Lorena Ly, e no sábado, show nacional com Margareth Menezes.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Dupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis
Suspeitos foram localizados em endereços diferentes e estavam com celulares e uma motocicleta apontada como usada na ação
A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (23), dois homens, de 35 e 33 anos, investigados por furto qualificado ocorrido durante a madrugada no bairro Monte Líbano, em Rondonópolis, a 216 km de Cuiabá.
A ocorrência foi comunicada à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) ainda pela manhã, depois que uma funcionária chegou ao estabelecimento e encontrou o portão frontal arrombado e uma das folhas de vidro da janela do escritório retirada.
Após o registro, a equipe policial iniciou as diligências para identificar os envolvidos e tentar recuperar os objetos levados. Durante a investigação, os dois suspeitos foram localizados em endereços diferentes, sendo um no bairro Pindorama e outro na Vila Operária.
Com os investigados, os policiais apreenderam aparelhos celulares e uma motocicleta apontada como possível veículo utilizado na ação. Um dos homens também apresentava uma lesão na mão direita, aparentemente provocada por material cortante.
Segundo a Polícia Civil, o ferimento era compatível com os danos encontrados nos vidros do imóvel e foi considerado como um dos elementos durante a apuração. As diligências reuniram ainda indícios de uma possível participação conjunta dos dois investigados.
Diante da situação de flagrante, os homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à unidade policial, juntamente com os materiais apreendidos.
A investigação continua para esclarecer a participação individual de cada suspeito e verificar a eventual recuperação dos objetos subtraídos.
-
TCE MT6 dias atrásCrise no TCE-MT se agrava após confronto entre conselheiros e Sérgio Ricardo
-
MATO GROSSO7 dias atrásPGR cobra novamente manifestação de MT sobre bens oferecidos por Silval para quitar delação
-
POLÍTICA MT5 dias atrásApós fazer vídeo sobre “melancia”, foto do passado esquerdista de Medeiros vem à tona; de camisa vermelha, no antigo PPS candidato discursava no palanque de Percival Muniz – veja fotos
-
MATO GROSSO5 dias atrásDupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis
-
MATO GROSSO7 dias atrásFilhote de onça-pintada é flagrada por câmeras enquanto explora área de preservação em MT
-
MATO GROSSO7 dias atrásTJ-MT confirma acesso a credenciais durante ataque e mantém sistemas fora do ar
-
ESPORTES6 dias atrásSeleção faz treino com time completo antes do duelo contra a Austrália
-
POLICIAL6 dias atrás
PRF apreende anabolizantes, tirzepatida e mais de 1,5 mil produtos em MT
