MATO GROSSO
Embaixadores da Copa Educa visitam escolas e incentivam estudantes a participarem da competição
Bruno Clash e King Joe, nomes referência no Clash Royale, jogo escolhido para a Copa Educa 2023, além do gestor do projeto, Adriano Echeverria, estarão nesta maratona de visitas até esta quinta-feira (27).
“Cada um de nós vai seguir por uma rota para que possamos visitar até 18 escolas em dois dias”, explicou Bruno, que é embaixador referência internacional. “Como a Copa Educa é um projeto que une jogos e educação, nada mais bacana do que levarmos diversão com uma dose de educação e conhecimento para dentro das salas de aula”, completou.
Segundo ele, além de promover a Copa Educa, durante as visitas o grupo vai promover brincadeiras, distribuir brindes e falar sobre a importância da educação para a vida dos jovens. “Nesse período em que cursam o Ensino Médio, muitos estudantes definem as suas profissões, e falar sobre a importância desse futuro é fundamental”, ressaltou o jogador.
Bruno ainda destacou que os jovens estão cada vez mais habilidosos com o uso da tecnologia, aprendendo desde cedo a manusear aparelhos e a navegar na internet.
“Sabemos que a Seduc entregou milhares de Chromebooks às escolas, internet de banda larga, além de outras tecnologias como Smart TVs e robótica educacional. Tudo isso compõe um cenário que estimula o estudante a imergir ainda mais nesse universo tecnológico e o game faz parte disso”, finalizou.
E-Campeonato
A Copa Educa teve início no dia 1º de junho e já conta com mais de mil inscritos. As competições são realizadas de terça a quinta-feira, sempre das 18h às 20h, com combates programados automaticamente até 31 de outubro, dentro da plataforma do Campeonato.
Após 5 etapas mensais, com campeões e vices, os dois melhores de cada mês participarão de uma disputa presencial no dia 4 de novembro, com direito a prêmios.
As inscrições
As inscrições são exclusivas para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e podem ser feitas pelo site www.copaeduca.com.br. Com a inscrição confirmada, o estudante é direcionado para a comunidade do E-Campeonato na rede social Discord, onde terão os links para as partidas.
Fique por dentro da Copa Educa pelos endereços abaixo:
- www.copaeduca.com.br
- www.tiktok.com/@copaeduca
- www.instagram.com/copaeducamt/
- twitter.com/CopaEducaMT
- discord.gg/HSNH4dkADK
- www.youtube.com/channel/UCBwRb9Syn4iMa9DYEHS-Dkg
- linktr.ee/copaeduca
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais
Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.
Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.
O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.
Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram.
Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.
Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.
A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.
RESULTADOS
A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período.
Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.
A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.
-
MATO GROSSO6 dias atrásElefante Sandro inicia preparação para deixar zoológico e seguir para santuário em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT1 dia atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPrefeita de VG chama de “inverdade” fala de Wellington sobre R$ 300 milhões e expõe novo racha no partido
-
MATO GROSSO2 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaína Riva nega pedido de votos para Fávaro e diz que estará em vários palanques
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós abrir palanque para Fávaro, Adelcino vira alvo de “traição” e relação com Mauro azeda no Araguaia – veja o video
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásMP recomenda suspensão de novos pacientes em clínica de reabilitação
-
ESPORTES5 dias atrásFlamengo vence o Corinthians no Maracanã e reassume a liderança do Brasileirão
