MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros forma novos combatentes florestais nesta sexta-feira (28)
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realiza, nesta sexta-feira (28.8), às 11h, a solenidade de encerramento do 7º Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (7º CPCIF). Ao todo, 30 novos especialistas serão formados e reforçarão as ações já realizadas pela corporação para o enfrentamento aos incêndios florestais em todo o estado.
A solenidade será realizada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, e contará com a presença do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra; do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Augusto de Camargo Roveri; além de outras autoridades.
Durante o curso, os bombeiros militares participantes foram capacitados para atuar em ambientes remotos, em operações aéreas e receberam instruções sobre legislação ambiental, fundamentos teóricos dos incêndios florestais, entre outros conteúdos voltados à especialização. A formação também incluiu atividades práticas, com simulações de combate a incêndios nos três biomas presentes em Mato Grosso: Cerrado, Amazônia e Pantanal.
O curso faz parte do plano estratégico do CBMMT, que visa fortalecer a capacidade de resposta da corporação frente às ocorrências ambientais em todo o estado. Como parte desse esforço, o Governo de Mato Grosso está investindo R$ 125 milhões em ações voltadas à prevenção e ao combate aos incêndios florestais, além de iniciativas para conter o desmatamento ilegal. Desse montante, R$ 78 milhões são destinados exclusivamente ao Corpo de Bombeiros Militar.
Serviço
Assunto: Corpo de Bombeiros forma novos combatentes florestais nesta sexta-feira (28)
Data: Sexta-feira (28.8)
Horário: 11h
Local: Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) – Avenida Dom Bosco, esquina com av. Dom Aquino, Cuiabá.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Setasc realiza mobilização no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil no Centro de Cuiabá
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, nesta quinta-feira (12.6), uma mobilização de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil na Avenida Mato Grosso, em Cuiabá.
A ação ocorreu em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Mato Grosso (Fepeti-MT) e integrou as atividades alusivas ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.
Durante a mobilização, equipes da Setasc e do Fepeti-MT distribuíram materiais informativos e orientaram motoristas, pedestres e comerciantes sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e a importância da garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, participou da ação e destacou a importância do envolvimento da sociedade no enfrentamento do trabalho infantil.
“Neste Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, reforçamos que criança deve estar na escola, convivendo com a família e tendo acesso ao esporte, ao lazer e às oportunidades adequadas para seu desenvolvimento. Combater o trabalho infantil é uma responsabilidade coletiva e passa pelo compromisso de todos com a proteção das nossas crianças”, afirmou.
A Setasc coordena, em Mato Grosso, as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que atua por meio de uma rede articulada de proteção social junto aos municípios. Atualmente, 26 cidades mato-grossenses participam das Ações Estratégicas do PETI e recebem apoio técnico contínuo para fortalecer as iniciativas de prevenção e enfrentamento ao trabalho infantil.
Por meio dos CRAS e CREAS, a rede de assistência social realiza acompanhamento e proteção de crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho infantil. Pela legislação brasileira, o trabalho é proibido para menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.
Segundo Klebson Gomes, a assistência social tem papel fundamental na garantia de direitos e no fortalecimento das famílias.
“O trabalho infantil compromete o desenvolvimento físico, emocional, social e educacional de crianças e adolescentes. Nosso papel é acolher, orientar e garantir que essas crianças tenham acesso à educação, à convivência familiar e comunitária e às oportunidades que contribuam para um futuro melhor”, ressaltou.
Também participaram da ação a Superintendência Regional do Trabalho, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cuiabá, o Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e o Tribunal Regional do Trabalho, fortalecendo a atuação integrada na proteção e na garantia de direitos.
Seu período de teste Premium terminou Seu período de teste Premium terminou Seu período de teste Premium terminou
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásIrajá Lacerda entre a Cruz e a Espada, sob risco de ver candidatura naufragar
-
POLÍTICA MT7 dias atrásConsulta popular colocará fim há 27 anos de disputa territorial entre Poxoréu e Primavera do Leste
-
ESPORTES6 dias atrásAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
ESPORTES6 dias atrásSeleção Feminina vence Estados Unidos em amistoso preparatório para o Mundial
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásMapa registra avanços no nível de atendimento às demandas da Lei de Acesso à Informação
-
CUIABÁ6 dias atrásPlayground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal
-
SAÚDE5 dias atrásPrimeira Pesquisa Nacional de Saúde Mental avança no país. Ministério da Saúde reforça importância da participação da população
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPrêmio de Jornalismo destaca papel da Assembleia na promoção da cidadania

