MATO GROSSO
Concha acústica é revitalizada em comemoração aos 25 anos do Parque Estadual Mãe Bonifácia
O Parque Estadual Mãe Bonifácia, que nesta segunda-feira (9.6) completa 25 anos, recebeu duas obras artísticas, viabilizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e parceiros. Localizados na região central da unidade de conservação, a concha acústica e o coreto foram restaurados. As obras, realizadas pelo artista plástico Victor Hugo, foram entregues no domingo (8.6), na programação de encerramento da Virada Sustentável Mato Grosso.
O fundo da concha acústica passa a contar com a pintura de uma onça gigante. “A onça é a protetora da floresta, dos animais, ela tem o domínio sobre todas as partes da floresta. É um animal muito bonito que representa a nossa fauna pantaneira. Deu muito trabalho, mas foi muito gratificante”, ressaltou o artista plástico.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou que o novo “ponto instagramável” deve atrair os frequentadores do parque. “A ideia dessa obra de arte surgiu exatamente na primeira Virada Sustentável realizada no ano passado. Nada mais simbólico do que trazermos para esse ponto, que é cultural e artístico do Mãe Bonifácia, a representação da onça pintada pelo artista que também é símbolo de Mato Grosso”, afirmou.
A coordenadora do Instituto Rumo, Tatiana Montório, explicou que a parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente para revitalização da concha acústica e da realização da Virada Sustentável é o início de várias outras ações que deverão ser realizadas.
“Estamos aqui hoje dando o pontapé inicial de uma parceria a longuíssimo prazo. O Instituto Rumo é responsável pelo investimento social privado da Rumo. É um instituto muito novinho, mas dentro de uma locomotiva, que é essa empresa que chega no Mato Grosso, e chega para construir, para fazer junto”, afirmou.
Durante a solenidade de entrega das obras, também foi realizada a premiação dos vencedores do concurso de desenho sobre biodiversidade realizado pela Sema e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A secretária adjunta de Gestão Regional (SAGR), Mozara Zasso Spencer Guerreiro, destacou que o concurso aconteceu em 74 escolas.
“Nós temos hoje 13 Diretorias Regionais de Educação nos 142 municípios, cada uma teve um vencedor e aqui na Metropolitana tivemos dois vencedores. Foi um caminho difícil para chegar ao final. Parabéns à diretora da escola, parabéns aos pais que também estão acompanhando e, principalmente, parabéns aos nossos alunos que dedicaram tanto para hoje serem premiados aqui nesse evento”, observou.
Virada Sustentável
Também como parte das atividades de encerramento, a Virada Sustentável Mato Grosso realizou a “Caminhada Afro – Rota da Mãe Bonifácia”. Com seis pontos estratégicos de parada, os participantes puderam ouvir relatos sobre a importância e diversidade do cerrado, como funcionava o quilombo onde hoje está localizado o parque e quem foi a curandeira mãe Bonifácia.
“Foi uma viagem no tempo carregada de beleza e romantismo, mas também de muito sofrimento. Pensar que aqui, onde estamos, muitas pessoas já passaram tentando fugir da escravidão, em busca da liberdade, é muito triste e revoltante”, destacou a estudante Ana Maria Oliveira, 25 anos.
Mãe Bonifácia foi uma escrava curandeira que viveu no século XIX. Teve papel importante na luta dos escravos. Segundo pesquisadores e moradores da capital, o córrego que corta o parque era utilizado como rota de fuga dos escravos que se refugiavam na mata da região.
O Parque Estadual Mãe Bonifácia foi criado em junho de 2000. Antes, no entanto, foi transformado em Unidade de Conservação de Interesse Local em 1992.
Parceiros
A Virada Sustentável Mato Grosso 2025 é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Virada Sustentável, com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística, através do Instituto Rumo. Recebeu ainda apoio da Prefeitura de Cuiabá, Prefeitura de Rondonópolis, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), TV Centro América, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Museu de Arte e Cultura Popular, Cineclube Coxiponés, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Sesc e Ministério do Meio Ambiente.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Dupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis
Suspeitos foram localizados em endereços diferentes e estavam com celulares e uma motocicleta apontada como usada na ação
A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (23), dois homens, de 35 e 33 anos, investigados por furto qualificado ocorrido durante a madrugada no bairro Monte Líbano, em Rondonópolis, a 216 km de Cuiabá.
A ocorrência foi comunicada à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) ainda pela manhã, depois que uma funcionária chegou ao estabelecimento e encontrou o portão frontal arrombado e uma das folhas de vidro da janela do escritório retirada.
Após o registro, a equipe policial iniciou as diligências para identificar os envolvidos e tentar recuperar os objetos levados. Durante a investigação, os dois suspeitos foram localizados em endereços diferentes, sendo um no bairro Pindorama e outro na Vila Operária.
Com os investigados, os policiais apreenderam aparelhos celulares e uma motocicleta apontada como possível veículo utilizado na ação. Um dos homens também apresentava uma lesão na mão direita, aparentemente provocada por material cortante.
Segundo a Polícia Civil, o ferimento era compatível com os danos encontrados nos vidros do imóvel e foi considerado como um dos elementos durante a apuração. As diligências reuniram ainda indícios de uma possível participação conjunta dos dois investigados.
Diante da situação de flagrante, os homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à unidade policial, juntamente com os materiais apreendidos.
A investigação continua para esclarecer a participação individual de cada suspeito e verificar a eventual recuperação dos objetos subtraídos.
-
TCE MT5 dias atrásCrise no TCE-MT se agrava após confronto entre conselheiros e Sérgio Ricardo
-
MATO GROSSO6 dias atrásConselheiros do TCE-MT publicam nota de solidariedade a Waldir Júlio Teis após exoneração da Escola Superior de Contas
-
MATO GROSSO6 dias atrásJustiça determina retorno de seis servidores afastados por suspeita de fraude em concurso em MT
-
MATO GROSSO5 dias atrásPGR cobra novamente manifestação de MT sobre bens oferecidos por Silval para quitar delação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós fazer vídeo sobre “melancia”, foto do passado esquerdista de Medeiros vem à tona; de camisa vermelha, no antigo PPS candidato discursava no palanque de Percival Muniz – veja fotos
-
MATO GROSSO4 dias atrásDupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Wellington propõe avanço da bioenergia com foco em empregos e industrialização de MT
-
MATO GROSSO5 dias atrásFilhote de onça-pintada é flagrada por câmeras enquanto explora área de preservação em MT
