MATO GROSSO
Conama reconhece avanços obtidos em MT no monitoramento da qualidade do ar
A evolução do Sistema de Monitoramento de Qualidade do Ar, do Governo de Mato Grosso, foi destacada nesta quarta-feira (3.12), durante reunião ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília.
Os Estados de Mato Grosso e do Amazonas foram destaques pela ampliação significativa da rede de monitoramento e disponibilização de boletins diários de qualidade do ar, em atendimento às diretrizes da Resolução nº 506/24, do Conama.
Lançada em setembro deste ano, a Plataforma de Monitoramento de Qualidade do Ar em tempo real foi viabilizada por meio de uma parceria do Governo de Mato Grosso com o Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – clique aqui para acessar.
Com investimentos no valor de R$ 854,7 mil, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) adquiriu 30 sensores que integram a plataforma. “Desde então, passamos a contar com dados precisos e condizentes com a realidade local sobre a qualidade do ar”, afirmou a secretária Mauren Lazzaretti.
Até o ano passado, os laudos de monitoramento da qualidade do ar eram elaborados com base em informações secundárias apresentadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e que não retratavam, de fato, a realidade experimentada nos municípios.
Além de Cuiabá e Várzea Grande, os municípios de Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, São Félix do Araguaia, Rondonópolis, Guarantã do Norte, Nova Mutum e Feliz Natal já tiveram sensores instalados. A meta é que, até o final de 2026, sejam instalados sensores nos 142 municípios de Mato Grosso.
Regularização ambiental
Ainda em Brasília, a Sema também participou de uma reunião com a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no país.
Também participaram da discussão representantes do Senado Federal, Embrapa e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).
“Foi deliberado na reunião que haverá um estreitamento desse diálogo entre os estados que implementaram o CAR, como é o caso de Mato Grosso, voltado a construir soluções coletivas para a regularização dos imóveis rurais no país”, destacou Mauren Lazzaretti.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Correção de dados do Censo Escolar 2026 termina nesta segunda-feira (20)
As escolas públicas e privadas de Mato Grosso têm até segunda-feira (20.4) para corrigir e atualizar os dados do Censo Escolar 2026 no sistema Educacenso. O prazo, que se encerraria no dia 14 de abril, foi prorrogado para garantir mais tempo às unidades de ensino.
A etapa de retificação permite revisar informações sobre rendimento escolar e movimentação dos estudantes, como aprovação, reprovação, abandono e transferências. Os dados são fundamentais para a consolidação das estatísticas educacionais em nível nacional.
Segundo o coordenador estadual do Censo Escolar, Rodrigo Jacob, esse é um momento decisivo para garantir a qualidade das informações. “É essencial que as escolas façam uma conferência detalhada e corrijam possíveis inconsistências, assegurando que os dados reflitam a realidade dos alunos”, destacou.
As informações declaradas no sistema têm impacto direto no planejamento educacional e na formulação de políticas públicas, além de influenciarem na distribuição de recursos financeiros destinados à educação.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reforça a importância do cumprimento do prazo e orienta que gestores e equipes técnicas realizem a conferência minuciosa dos dados antes do encerramento do sistema.
A atualização correta e dentro do prazo é considerada estratégica para fortalecer a gestão educacional e garantir maior eficiência nas ações voltadas ao ensino em Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT2 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
MATO GROSSO5 dias atrásDa montagem das chapas ao embate eleitoral: o que já está em jogo nestas eleições de 2026
-
Sinop5 dias atrásSinop apresenta atrativos turísticos a visitantes nacionais e internacionais e reforça potencial do setor
-
POLÍTICA MT3 dias atrásALMT dá posse a suplentes e reforça representatividade em sessão marcada por discursos de acolhimento e simbolismo histórico
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMato Grosso sanciona lei que proíbe uso de inteligência artificial para criação de “deep nudes”
-
MATO GROSSO2 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
-
PICANTES5 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásAmeaça no Estreito de Ormuz reacende risco sobre diesel, fertilizantes e custo da safra
