MATO GROSSO

Com apoio da Seaf e Empaer agricultura de pequena escala transforma a vida de famílias em Bom Jesus do Araguaia

Publicados

em

O casal Uri Correia e Maria Rosa Correia mudou de vida ao trocar o trabalho como empregados em uma fazenda por uma rotina dedicada à própria terra. Com o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), e com a assistência técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), eles estão ampliando a produção de alimentos na Chácara Firmeza, de 48 hectares.


Os produtores participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fornecendo hortaliças para escolas estaduais e municipais da região, além de comercializar a produção em mercados de Bom Jesus do Araguaia e cidades vizinhas. O que antes era apenas um sonho se tornou realidade com apoio técnico, capacitação e investimentos em tecnologias, como a hidroponia e o sistema de irrigação entregue pela Seaf e instalado com assistência técnica da Empaer. Também está em andamento um novo projeto de cultivo de banana, cujas mudas serão entregues em breve.

“A gente veio de uma fazenda onde trabalhava como empregado e sempre tivemos o sonho de viver da terra que já era nossa. Eu e minha esposa gostamos muito de plantar e criar. Então arregaçamos as mangas e fizemos acontecer. Veio o projeto da hidroponia, fizemos o curso, e o pessoal da Seaf e a Empaer enxergaram nosso esforço”, contou seu Uri.


“Estamos há três anos com a comercialização da alface e, graças a Deus, está indo bem. A gente gosta de estar produzindo e levando alimento de qualidade para o nosso público”, completou.

A produção atual chega a 6 mil pés de alface por mês, cultivados com o sistema de hidroponia, gerando um faturamento mensal de aproximadamente R$ 10 mil. Além disso, o casal realiza testes com novas culturas e se prepara para diversificar ainda mais a propriedade.

Leia Também:  Força Tática apreende arma de fogo, munições e prende homem por porte ilegal

Para dona Maria Rosa, o sentimento é de realização. Segundo ela, viver da agricultura familiar é mais do que uma fonte de renda, é a concretização de um projeto de vida.

“É muito gratificante a gente ter o próprio negócio, andar com as próprias pernas, porque essa é a nossa empresa rural. É corrido, mas é prazeroso. A gente vê que hoje o Governo do Estado está realmente focado na agricultura familiar, e isso faz toda a diferença. Às vezes, parece que estamos sonhando, mas é realidade. Acordamos todos os dias na nossa propriedade, sabendo que temos nossas coisas para cuidar. Isso não tem preço”, afirmou Maria Rosa.


A assistência técnica é prestada de forma contínua pela Empaer, que acompanha cada etapa do desenvolvimento da propriedade.

“A ideia surgiu em conversa com o produtor. Propusemos a instalação do kit de irrigação, que a Seaf já entregou, e eu acompanhei de perto a instalação. Já tem melancia plantada e mandioca, que estamos usando para o preparo do solo até as mudas de banana chegarem. A área de banana será de 1 hectare. Se ele já tinha serviço, agora vai ter um pouco mais”, comentou o técnico da Empaer, Aldemir Carvalho, com bom humor. “É motivador ver como os produtores estão conquistando o sonho de produzir mais e melhor”, destacou.


Outro caso em Bom Jesus na agricultura de pequena escala é o do senhor Alonso Resende da Silva e da dona Ednalva Andrade, no Sítio Coração de Jesus, localizado no assentamento PDS Bordolândia, também em Bom Jesus do Araguaia.

Leia Também:  Força Tática prende homens por receptação e apreende munições e ferramentas

O secretário Silvio Dantas, do município, destaca com orgulho o impacto positivo da agricultura familiar.

“O PDS Bordolândia é um orgulho para nós. É gratificante ver esse trabalho em regime familiar. Eles plantam horta, receberam um kit completo de irrigação para 1 hectare, já estão com melancia plantada e aguardam as mudas de café. Se não fosse o Governo do Estado, por meio da Seaf, e a equipe que vem nos visitar, não sei como seria, porque o município não consegue oferecer sozinho a estrutura que esse povo tão trabalhador merece. É irrigação, é o calcário que chega, as mudas de café e de banana. Se não fosse essa corrente de união, não conseguiríamos atender à altura do que o povo precisa.”

O produtor Alonso Resende da Silva também comemorou a transformação na sua produção. “Essa irrigação é boa demais, porque a gente não tinha condição financeira de adquirir para 1 hectare. Tudo novinho, eu não coloquei a mão em nada, entregaram tudo instalado, e vou fazer com que essa irrigação produza muito para a nossa região”, ratificou o produtor.

Em Bom Jesus do Araguaia, o Governo de Mato Grosso, por meio da Seaf, já investiu R$ 8,2 milhões em máquinas, implementos agrícolas, caminhões, tanques resfriadores, melhoramento genético para o gado leiteiro com doses de sêmen e novilhas prenhes, além de calcário e kits de irrigação.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Dupla é presa em flagrante após arrombar e furtar empresa em Rondonópolis

Suspeitos foram localizados em endereços diferentes e estavam com celulares e uma motocicleta apontada como usada na ação

Publicados

em

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (23), dois homens, de 35 e 33 anos, investigados por furto qualificado ocorrido durante a madrugada no bairro Monte Líbano, em Rondonópolis, a 216 km de Cuiabá.

A ocorrência foi comunicada à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) ainda pela manhã, depois que uma funcionária chegou ao estabelecimento e encontrou o portão frontal arrombado e uma das folhas de vidro da janela do escritório retirada.

Após o registro, a equipe policial iniciou as diligências para identificar os envolvidos e tentar recuperar os objetos levados. Durante a investigação, os dois suspeitos foram localizados em endereços diferentes, sendo um no bairro Pindorama e outro na Vila Operária.

Com os investigados, os policiais apreenderam aparelhos celulares e uma motocicleta apontada como possível veículo utilizado na ação. Um dos homens também apresentava uma lesão na mão direita, aparentemente provocada por material cortante.

Segundo a Polícia Civil, o ferimento era compatível com os danos encontrados nos vidros do imóvel e foi considerado como um dos elementos durante a apuração. As diligências reuniram ainda indícios de uma possível participação conjunta dos dois investigados.

Leia Também:  "MT mostrou resultados de excelência com competições de grande porte e está pronto para eventos ainda maiores", afirma secretário de Cultura, Esporte e Lazer

Diante da situação de flagrante, os homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à unidade policial, juntamente com os materiais apreendidos.

A investigação continua para esclarecer a participação individual de cada suspeito e verificar a eventual recuperação dos objetos subtraídos. 

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA