MATO GROSSO
Ciopaer e Corpos de Bombeiros realizam simulação de atendimento aéreo no heliponto do Hospital Central
¿O Governo de Mato Grosso realizou, na tarde desta terça-feira (20.5), uma simulação de pouso e decolagem no heliponto do Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá, que já está com 98% da obra concluída.
Este foi o segundo teste do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) no heliponto, que contou com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Corpo de Bombeiros para simular a transferência de um paciente em maca. No primeiro teste, em outubro do ano passado, havia sido feita uma avaliação técnica sobre a estrutura.
“Estamos fazendo os últimos ajustes no Hospital Central para que, em breve, a gente possa começar a atender a população mato-grossense na mais moderna unidade hospitalar do Estado”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da SES, Mayara Galvão, a instalação de um heliponto em um hospital público estadual representa um avanço estratégico na prestação de serviços de saúde, especialmente no que se refere ao atendimento de urgências e emergências.
“Essa estrutura permite a realização de transporte aeromédico, garantindo que pacientes em estado grave sejam levados rapidamente ao hospital, reduzindo o tempo de resposta e aumentando significativamente as chances de sobrevivência”, avaliou.
O tenente coronel PM Rafael Dias Guimarães, do Ciopaer, disse que o treinamento é um momento ímpar para aprimorar as técnicas e colocá-las em prática numa situação real quando for necessário fazer esse tipo de resgate. “Estamos fazendo um treinamento por parte dos pilotos, porque é uma condição nova, um heliponto elevado, para fazer a aproximação e pouso nesse tipo de plataforma”, explicou.
Rafael considerou que a estrutura do heliponto já está em plenas condições e que ela é fundamental para facilitar o resgate. “Treinamos os nossos operadores, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, mas eventualmente também com a equipe de saúde do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], para fazer o desembarque dessas vítimas e levar elas o mais rápido possível ao socorro necessário dentro do Hospital Central”, destacou.
Estrutura do Hospital Central
O Hospital Central tem 32 mil m² de área construída e conta com investimento de R$ 221,8 milhões em obras, e de R$ 240 milhões em equipamentos. Com 287 leitos, sendo 60 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), 36 de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) e 191 de enfermaria, o hospital foi projetado para atender às demandas de alta complexidade em saúde.
A unidade será equipada com infraestrutura moderna e tecnológica para diagnóstico e tratamento de diferentes condições de saúde. Além de 11 salas cirúrgicas, o hospital contará com ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x, salas de encefalograma, hemodinâmica, endoscopia e colonoscopia. A previsão, por ano, é de realizar cerca de 32 mil consultas, 80 mil exames e 6,5 mil cirurgias.
O Hospital Central será o sexto hospital público a ser administrado pelo Hospital Israelita Albert Einstein. A expectativa é que os atendimentos sejam iniciados em setembro, de forma gradativa, atingindo 100% dos serviços até o fim de 2025.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Informações sobre todas as obras públicas da Sinfra estão disponíveis em site
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) disponibiliza em seu site informações sobre todas as obras públicas contratadas pelo órgão. As informações estão disponíveis em painéis que fazem parte do sistema Sinfralog, desenvolvido pela pasta.
As ferramentas permitem que qualquer cidadão possa acompanhar os dados atualizados sobre os investimentos do Governo do Estado. No painel de obras, é possível ver a localização das obras no mapa. Cada tipo de obra tem uma cor diferente e aquelas de maior valor são representadas por bolhas maiores.
É possível aplicar diversos filtros para encontrar as obras que são realizadas em cada município, a empresa responsável pela obra, ou se o contrato ainda está vigente, foi encerrado ou rescindido. Também é possível escolher um contrato específico.
Ao clicar sobre uma obra são mostradas informações sobre o andamento, incluindo a porcentagem de execução, o valor do contrato, a data prevista para finalização. Também é possível ver fotos da execução da obra, que são atualizadas diariamente, no caso daquelas que ainda estão em andamento.
Também há um painel de contratos, com informações mais gerenciais sobre as obras, mas também com dados sobre execução e fotos atualizadas. O objetivo é que o painel seja intuitivo, permitindo que o cidadão possa encontrar os dados de forma simples.
O sistema foi desenvolvido pela Unidade de Gerenciamento de Projetos (Unigep) da Sinfra-MT. Ele pode ser acessado aqui: https://www.sinfralog.mt.gov.br/
Além disso, está disponível no site da Sinfra-MT a Central Infra, que tem mapas e painéis interativos sobre a infraestrutura de transporte em Mato Grosso. Isso inclui a localização de todas as pontes do Estado, cruzamento com dados socioeconômicos e de produção. Também na central estão disponíveis as imagens das câmeras de todas as obras com videomonitoramento do Estado.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásAcordo começa a valer e Brasil amplia exportações de carne e cachaça com tarifa zero
-
ESPORTES7 dias atrásEvento Esportivo Senta a Púa 2026 transforma Chapada dos Guimarães em referência nacional do trail run
-
SAÚDE5 dias atrásMinistério da Saúde amplia articulação com gestores no Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS, em São Luís
