MATO GROSSO

Cidade de MT consolida vocação mística e atrai milhares com turismo ufológico

Por muitos anos, o Discoporto, construção idealizada pelo ex-prefeito e ex-senador Valdon Varjão nos anos 90, foi visto com descrença ou ironia. Hoje, quase três décadas depois, tornou-se o segundo ponto turístico mais visitado da cidade, com cerca de 300 mil visitantes por ano, segundo a Secretaria Municipal de Turismo. O local está atrás apenas do Parque Municipal das Águas Quentes, e atualmente ganhou status de referência nacional no chamado ufoturismo.

No último fim de semana, o Discoporto foi o cenário da tradicional Vigília Ufológica, que integrou a programação do IV Congresso Mato-grossense de Ufologia e Parapsicologia, realizado entre os dias 19 e 22 de junho. O evento reuniu estudiosos, espiritualistas, curiosos e turistas de diversas partes do país, todos com um ponto em comum: o interesse pelos mistérios que envolvem a Serra do Roncador e os relatos de objetos voadores não identificados que marcaram a história da região.

Entre os visitantes estava Josenilce Lopes, que viajou de Curitiba para participar do congresso. Pesquisadora do tema há mais de 40 anos, ela já frequentou dezenas de encontros sobre ufologia e acredita que Barra do Garças tem uma importância singular no cenário místico e energético do Brasil.

“Aqui a energia é fortíssima. A cidade tem algo único, que vai além do que se vê”, contou, ao relatar suas impressões logo ao pisar na Serra do Roncador. Para ela, a região é o “chakra umbilical da Terra”, um ponto de vibração energética onde portais interdimensionais se abrem, o que explicaria o aparecimento e desaparecimento súbito de naves e luzes no céu.

Leia Também:  População deve regularizar dados do CPF antes de solicitar a Carteira de Identidade Nacional

O imaginário em torno da Serra do Roncador remonta a 1925, quando o coronel britânico Percy Fawcett desapareceu misteriosamente em uma expedição pela região em busca da mítica cidade perdida Z. A lenda atravessou gerações e ajudou a moldar a identidade mística da cidade, fortalecida por relatos de moradores sobre luzes estranhas e acontecimentos inexplicáveis.

De estrutura simples, o Discoporto pode ser acessado por carro ou pela escadaria com mais de mil degraus usada por muitos moradores como trajeto de caminhada. O secretário municipal de Turismo, Wendell Lopes, conta que há projetos para valorizar ainda mais o local, como a instalação de um bondinho, restaurante panorâmico e áreas para observação do céu. Para ele, Barra do Garças é um “diamante a ser lapidado” e já colhe os frutos dessa vocação mística, recebendo visitantes de várias partes do Brasil, da Europa, Estados Unidos e Ásia.

A cidade incorporou de vez a identidade ufológica. Quem passa por Barra do Garças encontra figuras de ETs nos portais, placas, praças e até na decoração de hotéis. Essa integração com o tema tornou a cidade uma referência em ufoturismo e reforça seu diferencial dentro da rota turística mato-grossense.

Para o turismólogo Diego Orsini, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o segmento ainda é novo, mas promissor. Ele destaca que outras cidades de Mato Grosso também têm potencial, como Chapada dos Guimarães, Nova Xavantina, Cocalinho e Tesouro. No entanto, é em Barra do Garças que esse turismo místico já é realidade, com eventos consolidados e uma população que se identifica com os relatos e fenômenos.

Leia Também:  Mato Grosso reduz em 22% alertas de desmatamento nos últimos 6 meses

“O turismo ufológico ainda é um segmento bem incipiente, mas Mato Grosso está atento a isso. É importante a diversificação da oferta e o turismo ufológico se encaixa bem nesse conceito. A gente percebe que Barra do Garças abraçou esse conceito do ufoturismo, não raro você encontra moradores que tem os seus relatos, as suas experiências. Contudo, há outros municípios também que tem esse apelo aí para o místico, esotérico e para a ufologia científica também”.

Durante os quatro dias de evento, ele traçou perfil dos turistas participantes: servidores públicos, autônomos e aposentados, em sua maioria, com renda familiar acima de R$ 10 mil, pessoas casadas, número maior de homens e entre 30 e 49 anos.

O presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (Ampup), Ataíde Ferreira, lembra que a construção do Discoporto foi uma jogada visionária.

“O objetivo de Valdon Varjão, mais do que esperar discos voadores pousarem, era atrair turistas, e isso deu certo. Hoje, o local é símbolo da ousadia de um projeto que transformou a imagem da cidade e a colocou no mapa do turismo esotérico”.

Ele também destacou que Mato Grosso tem uma longa relação com os registros ufológicos. Em 1846, o então barão de Melgaço, Augusto Leverger, registrou na Gazeta Oficial do Império do Brasil um fenômeno observado no céu de Cuiabá: um objeto incandescente, que se dividia em três luzes e fazia movimentos em zigue-zague. Era, segundo ele, algo nunca visto antes. É o primeiro relato oficial no Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros extingue incêndio em residência em Primavera do Leste

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta sexta-feira (24.4) para atender a uma ocorrência de incêndio em uma residência localizada na Avenida Florianópolis, em Primavera do Leste (243 km de Cuiabá).

Ao chegar ao local, a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) constatou que o incêndio ocorria em uma kitnet aos fundos de um terreno e que as chamas estavam concentradas em um dos cômodos da casa.

Após avaliação da situação, os bombeiros iniciaram o combate direto ao fogo, conseguindo controlar as chamas e evitar que o incêndio se espalhasse para o outro cômodo e para imóveis vizinhos.

Em seguida, foi realizada a ação de rescaldo, eliminando possíveis focos remanescentes e o risco de reignição.

De acordo com a proprietária, o local era utilizado para armazenar materiais de buffet, além de engradados vazios de bebidas e refrigerantes. As causas do incêndio não foram identificadas. Não houve registro de feridos.

*Sob supervisão de Hannah Marques

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Sema capacita servidores de Cuiabá e Várzea Grande para licenciamento e fiscalização de postos de combustíveis

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA