MATO GROSSO

Câmara técnica vai elaborar cartilhas para padronizar produção de gergelim em MT

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) vai coordenar a elaboração de duas cartilhas técnicas com orientações práticas sobre a armazenagem e produção do gergelim em Mato Grosso. O material vai conter informações desde a semeadura até o armazenamento do grão, com foco na padronização e na disseminação de boas práticas entre os produtores rurais. O objetivo é reduzir gargalos técnicos e impulsionar a produção de forma organizada e sustentável em todo o estado.

A publicação será elaborada entre todos os integrantes da Câmara Técnica, presidida pela Sedec, como Instituto Mato-grossense de Feijão, Pulses e Cultivos Especiais e Irrigação (Imafir-MT); Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT); Conselho Brasileiro de Feijão e a Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso (Acemat). Além da colaboração da Famato e Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe).

Apesar de Mato Grosso já ocupar o posto de maior produtor de gergelim do país, a cultura ainda carece de informações técnicas acessíveis e de um modelo produtivo padronizado. A ausência de orientações claras sobre manejo, exigências sanitárias e uso adequado de defensivos tem afastado produtores interessados em diversificar suas lavouras.

Leia Também:  Sefaz divulga lista das inscrições homologadas do processo seletivo para analista de TI

Durante a reunião da Câmara Técnica do Gergelim, realizada na sexta-feira (21.3), os participantes apontaram que a falta de conhecimento técnico também impacta diretamente no armazenamento do grão — etapa essencial para garantir qualidade e valor de mercado. Nesse sentido, as cartilhas surgem como um instrumentos estratégicos para capacitar produtores e fortalecer a cadeia produtiva.

“Temos um grande potencial, mas precisamos organizar melhor o setor. A cartilha será uma ferramenta prática para orientar e dar segurança técnica a quem já cultiva ou deseja iniciar na produção de gergelim”, destacou a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Vogel Lisboa.

Além da elaboração do material, a reunião também definiu o levantamento de dados de produção por meio do cadastramento obrigatório junto ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). A proposta é ampliar a base de informações sobre grãos especiais e pulses em Mato Grosso, nos mesmos moldes das grandes commodities, permitindo mais assertividade nas políticas públicas voltadas ao segmento.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Operação Lei Seca prende três por embriaguez e fiscaliza 155 veículos em Várzea Grande

Três pessoas foram presas por embriaguez ao volante durante a 37ª edição da Operação Lei Seca, realizada neste domingo (9.11) na Avenida Frei Coimbra no bairro Jardim Ouro Branco em Várzea Grande.

A operação fiscalizou 155 veículos e foram realizados 158 testes de alcoolemia, que resultaram em 73 Autos de Infração de Trânsito (AIT).

Dentre as autuações estão, oito por conduzir veículo sob efeito de álcool, 37 por conduzir veículo sem registro ou não licenciado e 13 por conduzir veículo sem possuir habilitação.

Do total de veículos fiscalizados, 54 foram autuados e 40 removidos, sendo 28 automóveis e 12 motocicletas.

A Operação Lei Seca é realizada pela coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) com apoio do Batalhão de Trânsito da PM, Delegacia de Trânsito, Departamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnica, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo e Guarda Municipal de Várzea Grande.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de MT destina R$ 141 milhões para obras e ações em Porto Alegre do Norte
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA