MATO GROSSO
Bombeiros localizam destroços de ultraleve e corpo de vítima após acidente aéreo
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na manhã desta segunda-feira (22.6), os destroços da aeronave ultraleve e encontrou o piloto sem vida, preso às ferragens, após o acidente registrado no domingo (21).
As equipes foram acionadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) na tarde de domingo, por volta das 13h10, após solicitação do setor de operações do aeroporto sobre uma possível ocorrência envolvendo um ultraleve na região de Santo Antônio de Leverger.
De imediato, os bombeiros, em conjunto com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), iniciaram os trabalhos de busca. Os militares deslocaram-se até o hangar de onde a aeronave teria decolado e realizaram levantamentos com familiares e amigos da vítima, enquanto o Ciopaer repassava as coordenadas registradas pelo transponder da aeronave.
As buscas se concentraram na área correspondente ao último sinal emitido pelo equipamento, em uma região de mata e garimpo de difícil acesso já na região do município de Nossa Senhora do Livramento.
No local, as equipes enfrentaram condições adversas de terreno, com cavas de garimpo alagadas, o que dificultou o avanço e exigiu cautela redobrada. Na manhã desta segunda-feira, as equipes reforçaram as buscas na área indicada e, com apoio de aeronave do Ciopaer, localizaram o ultraleve por volta das 10h, a cerca de dois quilômetros da cabeceira da pista, em área de mata.
Após o acesso ao local, os militares encontraram o piloto preso às ferragens, já sem sinais vitais. Em seguida, foi acionada a equipe do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), que utilizou equipamento desencarcerador para prestar apoio na ocorrência e realizar a remoção do corpo. Na sequência, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados para a adoção dos procedimentos cabíveis.
Não há informações sobre as circunstâncias do acidente, que deverão ser apuradas pelos órgãos competentes.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Solar dos Müller é tombado ao Patrimônio Histórico e Artístico de Mato Grosso
O Solar dos Müller, imóvel do século XIX situado na região central de Cuiabá, foi tombado ao Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em portaria publicada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). De estilo arquitetônico Colonial, a edificação serviu de residência a gerações da família Müller, incluindo Júlio Müller, que foi interventor e governador de Mato Grosso entre 1937 e 1945, e sua esposa, a professora, escritora e poetisa Maria de Arruda Müller.
De acordo com o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araujo, o imóvel possui um relevante significado histo´rico e cultural para Mato Grosso.
“Ali moraram personalidades protagonistas de importantes transformaço~es culturais, poli´ticas e sociais do Estado e do país. Uma delas é Júlio Müller, que viveu no local até falecer. E é um imóvel muito bem preservado, que marca um modo de viver típico daquele período histórico. Por isso o Estado de Mato Grosso teve a sensibilidade de entender que merecia tombamento”, explica o superintendente.
O tombamento acolhe a decisão do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso. Entre as fundamentações se destacam as características técnicas e construtivas, materiais, técnicas, adornos e demais elementos histo´ricos arquiteto^nicos, culturais, arti´sticos, sociais e simbo´licos identificados no imo´vel.
Também chamado de “Casarão”, o Solar dos Müller é do ano de 1898, e possui elementos constitutivos das edificações residenciais da alta sociedade cuiabana na transição entre os séculos XIX e XX. O imóvel serve de mostruário referencial histórico do estilo arquitetônico adaptado ao clima cuiabano, com paredes de adobe, porão ventilado, cobertura de telhas cerâmicas coloniais em quatro águas, grandes janelas de madeira e ornamentos equilibrados e simétricos.
É predominante na edificação o estilo arquitetônico Colonial Bandeirista, que lhe confere beleza e estética funcional. A planta retangular em L forma um pátio interno que ventila e ilumina os ambientes a partir de um quintal arborizado com sombras que conecta a casa principal a cômodos de serviço anexos.
Situado à rua Campo Grande, esquina com a rua Comandante Costa, no Centro de Cuiabá, o Casarão já era protegido por fazer parte do entorno de uma área tombada pelo Governo Federal.
“Agora, o Casarão é protegido por tombamento próprio, isso significa que é de interesse público, devendo ser preservado para as gerações futuras. É um ato de reconhecimento histórico do local”, destaca Robinson.
Acesse AQUI a portaria de tombamento do Solar dos Müller
Tombamento de patrimônio histórico e cultural
O tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por meio de legislação específica, bens culturais de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental, impedindo que venham a ser demolidos, destruídos ou mutilados.
Com o ato de tombamento, o bem está sujeito à fiscalização quanto às suas condições de conservação, e qualquer intervenção deve ser previamente autorizada pelo Poder Público. Mas além dos deveres, o proprietário do imóvel também pode ser beneficiado para seguir seu compromisso de manter o local preservado, com isenções de alguns impostos, acesso a recursos públicos por meio de editais específicos.
Em Mato Grosso, a proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado é regida pela Lei 11.323/2021.
Fonte: Governo MT – MT
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
CULINÁRIA5 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
POLÍTICA MT5 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
POLÍTICA MT4 dias atrásEvento de lançamento das pré-candidaturas de Virginia Mendes e Mauro Mendes tem data alterada por causa de jogo da Seleção Brasileira – veja data e local
-
CUIABÁ5 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
ESPORTES5 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES5 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara

