MATO GROSSO

Bombeiros combatem incêndio e atendem vítimas após colisão entre carro e ônibus

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na noite de sábado (11.4), duas vítimas de um acidente de trânsito na Avenida Antártica, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá. Durante a mesma ocorrência, os bombeiros também combateram um incêndio no veículo envolvido.

As equipes de resgate e de combate a incêndio foram acionadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), por volta das 18h40, para atender uma ocorrência envolvendo uma colisão entre um ônibus e um carro.

No local, os bombeiros constataram que o impacto da colisão provocou o incêndio no veículo e que os dois ocupantes, o condutor e uma passageira, já haviam saído do automóvel, necessitando de atendimento pré-hospitalar.

O condutor estava deitado no chão, consciente e sem dores aparentes, mas apresentava sangramento no nariz. Ele informou que não estava usando cinto de segurança no momento do acidente. A passageira, por sua vez, estava sentada no chão, consciente e orientada, queixando-se de dor no tórax.

Diante da situação, os bombeiros prestaram os primeiros atendimentos às duas vítimas, estabilizando-as e utilizando prancha rígida e colar cervical para garantir a segurança durante o transporte. Em seguida, elas foram encaminhadas a uma unidade de saúde para avaliação e acompanhamento médico adequado.

Leia Também:  PM prende homem após agredir esposa e se trancar com filho recém-nascido em quarto

Paralelamente ao atendimento das vítimas, a equipe de combate a incêndio agiu com rapidez, controlando e extinguindo as chamas do veículo sem maiores intercorrências. Não há informações sobre as causas do acidente de trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%

Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais

Publicados

em

Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.

Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.

O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.

Leia Também:  Governo de MT lança estratégias para promover cultura da eficiência e inovação tecnológica no serviço público

Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram. 

Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.

Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.

A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.

Leia Também:  Polícia Civil de MT ministra capacitação de Operações Rurais para servidores federais e de MS

RESULTADOS

A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período. 

Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.

A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA