MATO GROSSO
Autores de estelionato em Alto Taquari são presos com veículo clonado em Primavera do Leste
Dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (05.09), em Primavera do Leste, investigados por aplicarem golpe de estelionato em uma idosa na cidade de Alto Taquari (a 479 km ao sul de Cuiabá).
A prisão ocorreu no momento em que ambos estavam circulando em uma camionete com indícios de clonagem.
Os suspeitos, de 49 e 37 anos, foram autuados em flagrante pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O veículo Toyota Hilux também foi apreendido e será periciado.
Estelionato
No dia 31 de agosto, dois criminosos cometeram o golpe conhecido como “Golpe do Veneno” contra uma vítima de 73 anos, moradora de Alto Taquari.
A idosa contou que estava em frente a sua casa, quando dois homens chegaram em um veículo Toyota Hilux, oferecendo serviço de dedetização residencial pelo valor de R$ 170.
A vítima relatou que o procedimento de passar veneno pela residência durou pouco tempo. Contudo, mesmo desconfiada, ela cedeu o cartão para efetuar o pagamento do serviço.
Na ocasião foi gerada uma cobrança em branco, momento em que, ao indagar o suspeito acerca do valor, ela foi constrangida para digitar a senha.
Logo em seguida, a idosa percebeu que havia caído em um golpe e pago o valor de R$ 2 mil.
Investigação
A equipe da Delegacia de Alto Taquari passou a investigar os fatos e, com base nas informações repassadas pela vítima, foi identificado o veículo utilizado pelos golpistas.
Após troca de informações entre os policiais civis da região, foi possível localizar a camionete Hilux com dois ocupantes nas proximidades de Primavera do Leste.
Durante a abordagem, a dupla afirmou que prestava serviço de dedetização somente em escolas e confirmaram que estiveram na casa da vítima na cidade de Alto Taquari.
Ao vistoriar a camionete, foi observado indícios de adulteração do número do chassi e ainda ausência de duas etiquetas de identificação autodestrutivas. O veículo foi apreendido e os suspeitos encaminhados para esclarecimentos.
Na Delegacia de Polícia de Primavera do Leste, os conduzidos foram interrogados e autuados em flagrante por adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Os presos seguem sendo investigados pela Delegacia de Polícia de Alto Taquari, que apura o crime de estelionato praticado através do “Golpe do Veneno” contra a idosa.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais
Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.
Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.
O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.
Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram.
Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.
Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.
A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.
RESULTADOS
A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período.
Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.
A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.
-
POLÍTICA MT4 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO4 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO3 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós abrir palanque para Fávaro, Adelcino vira alvo de “traição” e relação com Mauro azeda no Araguaia – veja o video
-
MATO GROSSO2 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça aplica nova derrota a Wellington e rejeita por 7 a 0 recurso contra candidatura de Pivetta
-
POLÍTICA MT7 dias atrásEsposa de Medeiros ocupa cargo na Presidência do Senado desde 2019, enquanto senador endurece discurso contra a Casa
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPesquisa aponta: Paulo Araújo fica entre os primeiros no Estado
