MATO GROSSO
Artesãos de Mato Grosso ganham visibilidade e apostam em vendas no 19º Salão do Artesanato
Com a diversidade de técnicas, matérias-primas e histórias que refletem a riqueza cultural do Estado, os artesãos de Mato Grosso marcam presença na 19ª edição do Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, que acontece de 21 a 25 de junho, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
A participação é viabilizada por meio de um estande institucional cedido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), com organização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Adjunta de Turismo e da Coordenadoria de Artesanato.
O estande reúne 10 artesãos que representam a pluralidade do artesanato mato-grossense, entre eles a Associação Tecearte, Nei Roberto (Várzea Grande), Vilma Santos (São José do Rio Claro) e Francisca Gomes (Cuiabá), além de seis indígenas das etnias Mehinako, Waurá e Umutina.
As peças expostas ultrapassam 300 itens e incluem bordados, miçangas, cerâmicas, esculturas em madeira, arte com sementes, flores, folhas e argila, ou seja, um recorte do fazer artesanal do Estado.
Na edição anterior do evento, os artesãos mato-grossenses comercializaram cerca de R$ 300 mil em produtos, número que reforça o impacto econômico da atividade e gera boas expectativas para a atual participação.
“A presença no Salão do Artesanato permite que nossos artesãos apresentem a riqueza do nosso trabalho a um público de todo o Brasil, com potencial inclusive para ampliar as vendas internacionalmente. Isso fortalece o setor e valoriza nossa cultura”, avaliou a superintendente de Política e Promoção do Turismo da Sedec, Júlia Assis.
Artesão de Várzea Grande, Ney Roberto afirma que feiras nacionais como o Salão do Artesanato foram determinantes para que ele pudesse viver exclusivamente do artesanato.
“Essa feira foi um gatilho na minha vida. Me deu visibilidade, lojistas me encontraram, e graças a isso há mais de 12 anos vivo só do meu trabalho com a madeira. Foi uma guinada”.
A artesã Vilma Santos, de São José do Rio Claro, vê na feira uma oportunidade de crescimento profissional.
“Me abriu muitas portas com lojistas, arquitetos e o nosso trabalho tem sido muito bem aceito em todos os lugares. É uma vitrine que valoriza o que fazemos”.
Os indígenas Mehinako, da aldeia Kaupüna, no Xingu, já comercializam suas peças internacionalmente, com vendas para Japão, Estados Unidos e Canadá. O trabalho deles tem chamado bastante atenção do público.
Para Kayanaku Mehinako, expor as peças dos artesãos da sua comunidade valoriza a cultura indígena e demonstra a arte dos povos originários, a partir da natureza.
“Nossa arte mostra a nossa sobrevivência e a natureza de onde viemos. Viemos com carinho e amor mostrar o que temos ao Brasil inteiro. Temos a oportunidade de apresentar nossas peças e a nossa cultura também”.
O Salão do Artesanato é considerado um dos mais importantes do Brasil e reúne criadores de todo o país. A seleção dos artesãos mato-grossenses seguiu critérios estabelecidos pelo PAB, com base na legislação e na diversidade de tipologias artesanais reconhecidas pelo setor.
Além de comercializar, os participantes também fortalecem redes de contato, ampliam horizontes e reforçam o artesanato como expressão da identidade e da economia de Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
PM encerra festa de facção criminosa que tinha drogas e presença de adolescentes em Barra do Bugres
Policiais militares do 7º Comando Regional apreenderam, na madrugada deste domingo (17.5), 176 porções de entorpecentes diversos, 24 garrafas de bebidas alcoólicas, quatro rádios comunicadores e um simulacro de arma de fogo, durante abordagem a uma festa promovida por integrantes de uma facção criminosa no município de Barra do Bugres.
No local, 37 pessoas foram abordadas e detidas, entre adolescentes e suspeitos por tráfico ilícito de drogas, apologia ao crime e fornecimento de bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas para menores de idade.
Equipes da 12ª Companhia Independente da PM, com apoio da Agência Regional de Inteligência, do 19º BPM e da Força Tática, receberam denúncia de que havia uma festa sendo promovida por faccionados em um pesqueiro. No local, ocorria o consumo e a comercialização de drogas.
Com um dos suspeitos apontados como organizadores do evento, os policiais apreenderam 91 porções de entorpecentes diversos. Já com outra integrante da quadrilha foram encontrados 22 comprimidos de ecstasy.
As equipes também localizaram porções de cocaína, maconha e loló espalhadas em diferentes pontos do salão de festas. Os militares encontraram ainda um simulacro de pistola dentro de um veículo. Pelo menos 28 menores de idade estavam no local, fazendo uso de bebidas alcoólicas e, possivelmente, de entorpecentes.
Os suspeitos, os materiais apreendidos e os demais envolvidos foram encaminhados à delegacia para registro da ocorrência
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT4 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT3 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásAcordo começa a valer e Brasil amplia exportações de carne e cachaça com tarifa zero
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
ECONOMIA5 dias atrásMDIC e CGU debatem mensuração de patentes públicas brasileiras
