MATO GROSSO
Ações do Detran-MT mobilizam 13 mil pessoas por um trânsito mais seguro
A Coordenadoria de Ações Educativas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) alcançou mais de 13 mil pessoas nas 62 ações realizadas no primeiro trimestre deste ano em diversas localidades.
Foram realizados, de janeiro a março, Pit Stop e palestras educativas em empresas, ações do projeto Amigo da Rodada, além de abordagens educativas de sensibilização por um trânsito mais seguro.
Em janeiro e fevereiro, o foco foi na conscientização de pais, responsáveis, comunidade escolar e também dos condutores do transporte escolar, com o retorno das aulas nas escolas; além de alertas quanto à travessia na faixa de pedestre, uso de dispositivos de segurança nos veículos, entre outras orientações.
Fevereiro foi o mês de ações voltadas para a segurança das pessoas durante o Carnaval, levando temas importantes nas abordagens como a percepção de risco da ingestão de bebida alcoólica associada à direção durante o período festivo, fator agravante que aumenta a incidência de sinistros com vítimas fatais e lesões graves no trânsito.
No mês de março, as ações continuaram com palestras e atividades educativas em empresas e órgãos públicos, levando normas e orientações de segurança no trânsito, com foco especial no respeito e na segurança das mulheres, por meio do tema: “Mulher merece respeito e segurança, no trânsito e na vida”.
Segundo a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl, o objetivo é promover uma mudança de comportamento no trânsito por meio da educação.
“Cada ação realizada representa uma oportunidade de aguçar a percepção de riscos e, consequentemente, salvar vidas. Trabalhamos temas importantes ao longo do trimestre, desde o cuidado com nossas crianças e condutores escolares, passando pela conscientização durante o Carnaval, até a valorização do respeito e da segurança das mulheres no trânsito. Permanecemos comprometidos com a construção de um trânsito mais seguro e humano para todos com ações contínuas ao longo de todo ano”, destacou.
Para a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, educar para o trânsito é fortalecer uma cultura de paz e responsabilidade, envolvendo todos os cidadãos no processo de conscientização do papel de cada um dentro do trânsito. “Desta maneira, contribuímos para a preservação da vida, que é a nossa maior missão”, disse.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Mutirão da Cidadania reúne comunidade com serviços gratuitos e atendimentos essenciais em Cuiabá
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, neste sábado (9.5), o Mutirão da Cidadania na Escola Estadual Senador Azeredo, em Cuiabá. A ação reuniu moradores da Capital em uma manhã de atendimentos gratuitos e serviços essenciais voltados à garantia de direitos e ao fortalecimento da cidadania.
Durante o mutirão, a população teve acesso à emissão de documentos, orientações sociais, atendimentos de cidadania e serviços do Procon-MT e da Van Rosa.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, afirmou que a iniciativa busca aproximar os serviços públicos da população.
“Nosso objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços essenciais, levando cidadania, orientação e atendimento humanizado para quem mais precisa. O Mutirão da Cidadania aproxima o Governo do Estado das famílias”, ressaltou.
Robson Marques Vasques, que participou da ação, avaliou o mutirão como uma oportunidade importante para quem necessita dos atendimentos.
“É uma ação muito importante porque reúne vários serviços em um só lugar e facilita a vida de muitas famílias que precisam desse atendimento”, disse.
A jovem Larissa Campos utilizou o serviço de emissão da segunda via da certidão de nascimento e elogiou a agilidade do atendimento.
“Foi um atendimento rápido e muito organizado. Esse tipo de ação ajuda bastante quem precisa resolver a documentação e não consegue durante a semana”, comentou.
As estudantes Maria Júlia Mendes e Any Vitória participaram da programação e aproveitaram a ação para conhecer a Van Rosa do programa SER Família Mulher e os serviços oferecidos à população.
Maria Júlia destacou que a iniciativa contribuiu para ampliar o conhecimento sobre os serviços de proteção às mulheres.
“Foi muito importante conhecer mais sobre o programa e entender como ele ajuda tantas mulheres e famílias. São informações que ajudam a população”, afirmou.
Já Any Vitória ressaltou a relevância dos atendimentos disponibilizados durante o mutirão.
“Essas ações ajudam muitas pessoas que precisam de atendimento e orientação. Achei interessante ver o apoio oferecido às mulheres que precisam de amparo”, comentou.
No decorrer do mês, a Setasc irá divulgar novas edições do Mutirão da Cidadania para ampliar os atendimentos em outras comunidades de Cuiabá e municípios de Mato Grosso.
Seu período de teste Premium terminou Seu período de teste Premium terminou Seu período de teste Premium terminou Seu período de teste Premium terminou
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásQuando ninguém vê
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPodemos sinaliza alinhamento nacional e abre portas para aliança com PL em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrásFagundes reage a articulação de bastidores e afirma independência do PL em Mato Grosso
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásVacinas contra clostridioses
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
SAÚDE5 dias atrásMinistério da Saúde abre inscrições para gestores qualificarem seus profissionais para a transição da insulina

