MATO GROSSO
Aberturas oficiais celebram o início dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses 2023
“É uma noite muito especial para todos nós da Secel e para o esporte mato-grossense. Para os Jogos acontecerem há um esforço conjunto das equipes da Secretaria e dos municípios. Então, atletas, deem o máximo e aproveitem essa oportunidade que vai ficar guardada na memória de vocês”, destacou o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.
Para Éder Marquis, prefeito de Arenápolis, que sedia a etapa da região Médio Norte, receber os Jogos Mato-grossenses no município concretiza os sonhos de todos os envolvidos na educação e no esporte.
“Depois de 20 anos, Arenápolis volta a ser sede dos Jogos, é uma emoção muito grande. Agradeço imensamente ao governador Mauro Mendes e ao secretário Jefferson da Secel, ao secretário David, por nos dar essa oportunidade. E quero agradecer também o empenho dos servidores da Prefeitura para a realização do evento, aos estudantes participantes e a seus pais pela confiança e por acreditarem na força do esporte”, celebrou o prefeito municipal.
Em Arenápolis, a solenidade de abertura oficial aconteceu no estádio municipal Moça Bonita e contou com a presença da população, secretários municipais e vereadores do município, autoridades da região, além das delegações esportivas formadas por estudantes e comissões técnicas. As competições prosseguem até a próxima quarta-feira (26.04) nas quadras das Escolas Filinto Muller, Alfredo Granja e Duílio Braga, e do ginásio José Marcos dos Santos.
Em Alta Floresta, a população, autoridades locais e da região prestigiaram o início dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis no ginásio municipal Geraldo Ramos ‘Pezão’. A etapa regional Norte, que ocorre no município, também vai até a próxima quarta-feira (26.04), com partidas realizadas nas escolas Benjamim de Pádua, Cecília Meireles, Marines de Fátima e Jaime Veríssimo de Campos, no ginásio Chico da Brahma e na quadra da Casa Pinardi.![]()
“Somos muito gratos aos municípios de Alta Floresta e Arenápolis por sediarem as competições, aos municípios que realizaram suas etapas municipais e trazem suas equipes às fases mato-grossenses, e aos mais de 30 mil atletas que vamos envolver até o final das etapas estaduais. Agradecemos a todos os envolvidos, prefeitos, secretários municipais, treinadores e famílias, pela parceria que fortalece o esporte por todo o Estado”, ressaltou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
As etapas regionais
Nas fases regionais, as equipes e seleções disputam os títulos de campeãs da região para garantir vaga em suas respectivas etapas estaduais, que serão realizadas no mês de julho. Estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e os da faixa etária de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções. Ambas competições contam com equipes masculinas e femininas.![]()
Mais de 1.200 estudantes competem na fase regional Norte, sediada em Alta Floresta. O evento reúne 51 equipes nos Jogos Escolares e, outras 62 seleções municipais, nos Jogos Estudantis, que representam os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
Cerca de 800 estudantes da região Médio Norte participam da etapa regional em Arenápolis. São 31 equipes nos Jogos Escolares e mais 47 seleções municipais nos Jogos Estudantis, representando os municípios de Acorizal, Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Diamantino, Jangada, Nobres, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Rosário Oeste, São José do Rio Claro e Tangará da Serra.
As fases regionais das dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis envolvem as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei. Para as modalidades individuais, as competições promovidas pela Secel começam na fase estadual, que será realizada no início de julho, abrangendo atletismo, badminton, ginásticas, lutas marciais, natação, dentre outras.![]()
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
IA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
Ferramenta acompanha o desempenho das matérias em tempo real, classifica os conteúdos por nível de interesse e ajuda a definir quais publicações serão levadas às redes sociais
Uma ferramenta desenvolvida por servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) utiliza inteligência artificial, automação e análise de dados para identificar quais notícias despertam maior interesse do público e orientar a escolha dos conteúdos publicados nas redes sociais. Segundo dados apresentados pela própria Assembleia, o sistema contribuiu para um aumento de 282% no engajamento das publicações de notícias em comparação com o modelo utilizado anteriormente.
Batizado de Termômetro de Notícias, o projeto foi apresentado nesta quinta-feira (17), durante o 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, realizado em Brasília. A ferramenta foi desenvolvida internamente pela equipe de Gestão de Redes e Publicidade Institucional da Secretaria de Comunicação Social da ALMT, sem contratação de empresas ou consultorias externas.
O sistema monitora em tempo real o desempenho das notícias publicadas no portal da Assembleia e compara o ritmo de visualizações de cada conteúdo com a média esperada para determinado período. A partir dessa análise, as matérias são classificadas em cinco níveis: “frio”, “morno”, “quente”, “muito quente” e “explodindo”.
Na prática, a ferramenta permite que a equipe identifique rapidamente quais assuntos estão despertando maior atenção dos leitores e avalie quais deles podem ser aproveitados nas redes sociais. Depois que uma notícia é selecionada, o sistema importa automaticamente o título e a imagem principal. A inteligência artificial também produz um resumo que pode servir de base para a criação de conteúdos para o feed e os stories do Instagram.
Apesar da automação, o material não é publicado diretamente pela inteligência artificial. De acordo com a ALMT, os conteúdos passam pela avaliação dos profissionais de comunicação, que podem revisar, alterar ou complementar o material antes da publicação.
Segundo a gerente de Marketing da ALMT, Noemia Almeida, o projeto surgiu a partir da necessidade de transformar o grande volume de notícias produzido pela instituição em conteúdos capazes de gerar maior conexão com o público. “Quantidade não significava necessariamente conexão com o público”, relatou.
A ferramenta foi criada pelo servidor Yuri Daltro, com contribuição da servidora Maria Cristina Theodoro e de outros profissionais da área de publicidade. Conforme a Assembleia, todo o desenvolvimento ocorreu internamente, utilizando a estrutura e os conhecimentos da própria equipe.
RESULTADOS
A ALMT afirma que, entre agosto e novembro de 2025, ocupava a 16ª posição entre as assembleias legislativas brasileiras que mais conquistavam seguidores. Em 2026, segundo levantamento apresentado pela instituição, passou a figurar entre as cinco assembleias que mais ganharam seguidores no período.
Além do aumento de 282% no engajamento, o projeto recebeu reconhecimento nacional. Em abril de 2026, o Termômetro de Notícias conquistou o primeiro lugar na Feira de Cases do 15º Redes WeGov, realizada em Florianópolis (SC), em uma disputa que reuniu 56 projetos apresentados por órgãos públicos de diferentes regiões do país.
A experiência da ALMT foi apresentada no congresso por Noemia Almeida e pelo técnico legislativo Willian Monteiro, colocando o uso de inteligência artificial e análise de dados na comunicação pública entre os temas discutidos no evento.
-
POLÍTICA MT4 dias atrás26 anos no PT: passado partidário de Adelcino Lopo ganha novo peso em meio ao apelido de “Melancia do Araguaia” – veja filiação ao PT
-
MATO GROSSO5 dias atrásNem todo recorte conta a história verdadeira
-
MATO GROSSO4 dias atrásQuase 6 mil pessoas participam de diagnóstico da educação em quatro municípios de MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásApós abrir palanque para Fávaro, Adelcino vira alvo de “traição” e relação com Mauro azeda no Araguaia – veja o video
-
MATO GROSSO2 dias atrásIA criada na ALMT identifica notícias que mais interessam ao público e aumenta engajamento em 282%
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJustiça aplica nova derrota a Wellington e rejeita por 7 a 0 recurso contra candidatura de Pivetta
-
POLÍTICA MT7 dias atrásEsposa de Medeiros ocupa cargo na Presidência do Senado desde 2019, enquanto senador endurece discurso contra a Casa
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPesquisa aponta: Paulo Araújo fica entre os primeiros no Estado
