ESPORTES
Cristiano Ronaldo é o primeiro da história a marcar em cinco Copas masculinas
-
Cristiano marcou pela primeira vez na Copa de 2006, na Alemanha
-
Aos 37 anos, o português começou a caminhada por sonho de título inédito
-
Portugal faz a estreia na Copa em partida contra Gana, pelo Grupo H
A Copa do Mundo FIFA de 2022 apenas começou para Cristiano Ronaldo, mas ele já está colecionando feitos históricos em campo. Titular na vitória de Portugal sobre Gana por 3 a 2 nesta quinta-feira (24), o capitão se tornou o primeiro jogador na história a marcar em cinco Mundiais masculinos diferentes.
Ronaldo colocou Portugal em vantagem no segundo tempo, por meio de uma cobrança de pênalti precisa (mais tarde, André Ayew empatou para os africanos, mas João Félix e Rafael Leão recolocaram os portugueses na frente, com um gol de Bukari em seguida marcando o placar ).
De quebra, Cristiano acrescentou seu nome ao clube dos jogadores que disputaram jogos em cinco Copas diferentes. Essa relação conta com Lothar Matthäus (ALE), Antonio Carbajal (MEX), Rafa Márquez (MEX), Gianluigi Buffon (ITA), Andrés Guardado (MEX), Guillermo Ochoa (MEX) e Lionel Messi (ARG). Os últimos três jogadores desta relação também conseguiram o feito no Qatar.
Recordista de Portugal em partidas da Copa do Mundo, Cristiano Ronaldo disputou sua 18ª partida no torneio, com oito gols marcados no total. Caso jogue, pelo menos, todos os três duelos da fase de grupos, o atacante terminará a Copa no “top 10” de atletas com mais jogos na história da competição.
Ainda há mais uma marca expressiva para ser alcançada pelo ídolo português neste Mundial. O capitão está a apenas um gol de igualar Eusébio como o maior artilheiro da história de Portugal nas Copas do Mundo.
Cristiano Ronaldo na Copa do Mundo
Participações: 5 (2006, 2010, 2014, 2018 e 2022)
Jogos: 18 Gols: 8
Alemanha 2006

Jogos: 6 Gols: 1
Cristiano Ronaldo era apenas um jovem de 21 anos quando se apresentou à Alemanha para a disputa de sua primeira Copa do Mundo. Ao lado do lendário Luís Figo, tornou-se uma válvula ofensiva para o time de Luiz Felipe Scolari, explorando toda a sua criatividade e qualidade nos jogos do Mundial.
Marcou seu primeiro gol contra o Irã, na fase de grupos, batendo pênalti, e ajudou Portugal a chegar às semifinais. Eliminados para a França, os lusitanos também perderam para a Alemanha na disputa pelo terceiro lugar.
África do Sul 2010

Jogos: 4 Gols: 1
Eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA e campeão da UEFA Champions League apenas dois anos antes, Cristiano Ronaldo chegou cercado de expectativas à África do Sul. Com remanescentes da geração que conseguiu a campanha histórica em 2006, o astro poderia liderar seu país ainda mais longe.
Mas as esperanças foram frustradas na Copa do Mundo. Após classificar-se em segundo em um grupo com Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte, Portugal foi eliminado nas oitavas de final para a Espanha. Cristiano marcou apenas uma vez, na goleada sobre os norte-coreanos.
Brasil 2014

Jogos: 3 Gol: 1
Não dá pra dizer que Cristiano Ronaldo não se esforçou para levar Portugal à Copa do Mundo FIFA. Protagonista de uma batalha épica com Zlatan Ibrahimovic na repescagem das eliminatórias, CR7 foi ao Brasil para disputar seu terceiro Mundial.
Mas uma lesão antes da viagem para a Copa tirou o astro de suas melhores condições. Em mais um grupo complicado, com Alemanha, Estados Unidos e Gana, ele não conseguiu evitar a eliminação de Portugal na primeira fase. Foi dele o gol da vitória dos portugueses na competição única, diante de Gana.
Rússia 2018
Jogos: 4 Gols: 4
Entre as duas Copas do Mundo, Cristiano Ronaldo se consolidou como um atacante de área, tornando-se o jogador de futebol mais letal de todo o planeta. No Mundial da Rússia, isso foi exibido no maior palco possível, com a Copa mais artilheira de Cristiano até aqui.
Foram quatro gols marcados na fase de grupos, incluindo um inesquecível hat-trick contra a Espanha na estreia. Mais uma vez, porém, o sonho português parou nas oitavas de final, com a eliminação para o Uruguai de Edinson Cavani.
Catar 2022
Jogo: 1 Gol: 1
Em sua quinta Copa do Mundo, Cristiano Ronaldo estreou como titular por Portugal diante de Gana, pela abertura do Grupo H. O atacante teve a responsabilidade de cobrar um pênalti no segundo tempo e marcou seu nome na história ao vencer o goleiro africano.
Fonte: Agência Esporte
ESPORTES
Corinthians vence Rosario Central e avança às quartas da Libertadores
O Corinthians está entre os oito melhores clubes da Copa Libertadores. Mesmo atuando em desvantagem numérica durante boa parte do segundo tempo, o Timão venceu o Rosario Central por 1 a 0 nesta quinta-feira (20), na Neo Química Arena, e garantiu a classificação para a próxima fase.
Após o empate sem gols no duelo de ida, disputado na Argentina, a equipe alvinegra precisava de uma vitória simples diante da torcida. O gol da classificação foi marcado por Breno Bidon, aos 34 minutos da etapa final, após cruzamento de Memphis Depay.
O atacante holandês havia começado a partida no banco de reservas, mas entrou aos 25 minutos do segundo tempo, substituindo Pedro Raul. Pouco depois, participou diretamente do lance que definiu o confronto.
Nas quartas de final, o Corinthians terá pela frente o Estudiantes, da Argentina, que eliminou a Universidad Católica, do Chile. A Conmebol ainda não confirmou as datas, mas os jogos estão previstos para ocorrer entre os dias 8 e 17 de setembro.
Com a eliminação, o Rosario Central, que contou com o experiente Ángel Di María, deixou a competição.
O jogo
Empurrado pelos torcedores, o Corinthians tomou a iniciativa no início do jogo e criou a primeira oportunidade perigosa aos 13 minutos. Kaio César avançou pela direita, cortou para o meio e finalizou colocado, mas o goleiro Ledesma conseguiu fazer a defesa.
O Rosario Central passou a equilibrar as ações e tentou responder com chutes de média distância. Aos 33 minutos, Gastón Ávila recebeu espaço no meio-campo e arriscou uma finalização forte com a perna esquerda. A bola ganhou efeito e passou perto do travessão de Hugo Souza.
Apesar da movimentação, o time argentino encontrou dificuldades para acionar Di María, principal referência técnica da equipe. O primeiro tempo terminou sem gols.
Raniele é expulso
A etapa final começou com muita disputa e tensão. Aos 12 minutos, Raniele atingiu Copetti com a trava da chuteira durante uma dividida. Após revisão do árbitro de vídeo, o jogador corinthiano recebeu cartão vermelho, deixando o Timão com dez atletas.
Com um jogador a mais, o Rosario Central passou a pressionar em busca do gol. Aos 28 minutos, Copetti ganhou uma disputa com Gabriel Paulista e ficou em condições de finalizar diante de Hugo Souza, mas mandou a bola por cima da meta, desperdiçando uma grande oportunidade.
O Corinthians aproveitou o erro dos argentinos e abriu o placar aos 34 minutos. Memphis Depay cobrou uma falta em direção à pequena área, e Breno Bidon se antecipou à marcação para desviar com a ponta do pé e colocar a bola nas redes.
Nos minutos finais, o Rosario Central tentou reagir, mas o sistema defensivo corinthiano conseguiu suportar a pressão. A equipe paulista administrou a vantagem até o apito final e confirmou a classificação para as quartas de final da Libertadores.
| FICHA TÉCNICA | |
|---|---|
| Placar | Corinthians 1 x 0 Rosario Central |
| Competição | Libertadores — jogo de volta das oitavas de final |
| Local | Neo Química Arena, em São Paulo (SP) |
| Data | 20 de agosto de 2026, quinta-feira |
| Horário | 21h30, de Brasília |
| Público | 46.552 torcedores |
| Renda | R$ 3.818.916,00 |
| Cartões amarelos | Raniele (Corinthians) |
| Cartões vermelhos | Raniele (Corinthians) |
| Árbitro | Alexis Herrera (VEN) |
| Assistentes | Lubin Torrealba (VEN) e Antoni Garcia (VEN) |
| VAR | Nicolás Gallo (COL) |
| Gol | Breno Bidon, aos 34′ do 2ºT (Corinthians) |
| Corinthians | Hugo Souza; Matheuzinho, Gabriel Paulista, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, Carrillo, Breno Bidon (João Pedro Tchoca) e Rodrigo Garro; Kaio César (Charles) e Pedro Raul (Memphis Depay) |
| Técnico | Fernando Diniz |
| Rosario Central | Ledesma; Coronel, Ovando, Gastón Ávila e Sández (Marco Ruben); Ibarra (Julián Fernández) e Navarro (Badaloni); Alan Rodríguez, Di María e Campaz (Cantizano); Copetti |
| Técnico | Jorge Almirón |
Fonte: Esportes
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVídeo apócrifo que circula na rede contrapõe discurso de Natasha e aproximação com Emanuel Pinheiro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásBarbudo aposta em vitória de Pivetta no primeiro turno e reforça apoio à reeleição
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVirginia Mendes participou de iniciativas de enfrentamento à violência doméstica em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrásProcessos sobre limites municipais iniciados na ALMT avançam para plebiscitos
-
POLÍCIA FEDERAL3 dias atrásCandidato ao Senado antecipa suposta operação da PF em MT e levanta suspeita de vazamento
-
POLÍTICA MT2 dias atrásVídeo feito por IA projeta Wellington no Paiaguás com Silval, Riva, Emanuel e Jayme e viraliza
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPedro Taques é condenado quatro vezes por patrocinar mentiras contra Mauro
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPodemos mira bancada histórica na ALMT e Max Russi projeta eleger até sete deputados


