ECONOMIA

Instituições públicas podem se inscrever para receber mentoria em BIM até 19 de abril

Publicados

em

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) prorrogou para 19 de abril o prazo final para as inscrições da seleção de instituições públicas de ensino superior interessadas em receber mentoria para implantação de metodologia Células BIM. Alinhada à Nova Indústria Brasil, a iniciativa integra o projeto Construa Brasil e vai selecionar 10 instituições em todo o país.

O objetivo da iniciativa é apoiar a inserção do Building Information Modeling (BIM) no ambiente acadêmico, por meio da criação de Células BIM,  grupos formados por professores e alunos de graduação e/ou pós-graduação dos cursos de engenharia civil, arquitetura e urbanismo. Esses grupos serão responsáveis pela elaboração de um Plano de Implementação para incorporar a metodologia BIM nos currículos.

As instituições selecionadas terão acesso a mentoria online especializada, com workshops, cursos, conteúdos técnicos e ferramentas digitais. Também serão oferecidos treinamentos em diferentes softwares, com base em objetos de aprendizagem em videoaulas, além de licenças educacionais temporárias e orientação para instalação dos programas.

Nesta edição, não haverá disponibilização de equipamentos para os participantes.

Leia Também:  Governo Federal apresenta regulamentação de medidas do Plano Brasil Soberano

O projeto chega ao seu terceiro ciclo com a proposta de ampliar o número de Células BIM em todas as regiões do país, contribuindo para a disseminação de novas tecnologias na indústria da construção.

O regulamento e orientações sobre as inscrições estão disponíveis na página do Construa Brasil.

BIM

BIM é o conjunto integrado de processos e tecnologias que permite criar, utilizar, atualizar e compartilhar, colaborativamente, modelos digitais de uma construção, de forma a servir potencialmente a todos os participantes do empreendimento durante o ciclo de vida da construção. O seu uso antecipa eventuais problemas que não eram possíveis de serem identificados no método tradicional de elaboração de projetos, além de diminuir tempo de execução de obra.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Propaganda

ECONOMIA

Relatório traz resultados de combate a irregularidades no comércio exterior entre janeiro e julho

Publicados

em

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) publicou nesta data os resultados do 6º Relatório do Grupo de Inteligência de Comércio Exterior (GI-CEX), com as ações realizadas de janeiro a julho de 2026. O relatório reúne a situação da análise e tratamento de 43 denúncias relacionadas a possíveis irregularidades nas operações de comércio exterior.

Os casos envolvem suspeitas como subdeclaração de valor e enquadramento incorreto das mercadorias importadas na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Entre os bens e setores abrangidos nas denúncias estão produtos químicos, têxteis, utilidades domésticas, eletrônicos e máquinas e equipamentos.

No âmbito da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, a análise das denúncias considerou plausíveis os indícios de irregularidade apontados em 11 casos, o que motivou a aplicação da exigência de licenciamento não automático para confirmar a conduta praticada pelos importadores sob suspeição. Não houve o atendimento de requisitos mínimos que justificassem uma apuração mais detalhada em 6 processos. Há 26 denúncias em diferentes estágios de análise pelo órgão.

Integração

O GI-CEX reúne representantes da Secex e da Receita Federal para promover o intercâmbio de informações e a atuação coordenada na identificação de possíveis irregularidades nas operações de comércio exterior.

Leia Também:  Alckmin celebra assinatura de acordo: "Novo patamar para a política comercial brasileira"

A integração permite qualificar a análise de informações, identificar situações de risco e subsidiar a adoção das providências cabíveis pelos órgãos responsáveis. O trabalho também contribui para o aperfeiçoamento contínuo dos mecanismos de controle das operações de importação.

Atuação contribui para integridade do comércio exterior

As ações de inteligência desenvolvidas pelo GI-CEX buscam assegurar o cumprimento das regras de comércio exterior e promover um ambiente de negócios baseado na concorrência leal e na observância da legislação.

Além da análise de possíveis irregularidades, o grupo atua no aprimoramento dos procedimentos de controle e no intercâmbio de informações entre os órgãos envolvidos, contribuindo para maior eficiência na atuação governamental.

A íntegra do 6° Relatório de Atividades do Grupo e o passo a passo como apresentar denúncias para análise da Secex e da Receita Federal podem ser encontrados na página do Siscomex: https://www.gov.br/siscomex/pt-br/informacoes/combate-a-praticas-ilegais/gi-cex/relatorios-gi-cex/6_relatorio_semestral_gi-cex.pdf/view

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA