ECONOMIA
Instituições públicas podem se inscrever para receber mentoria em BIM até 19 de abril
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) prorrogou para 19 de abril o prazo final para as inscrições da seleção de instituições públicas de ensino superior interessadas em receber mentoria para implantação de metodologia Células BIM. Alinhada à Nova Indústria Brasil, a iniciativa integra o projeto Construa Brasil e vai selecionar 10 instituições em todo o país.
O objetivo da iniciativa é apoiar a inserção do Building Information Modeling (BIM) no ambiente acadêmico, por meio da criação de Células BIM, grupos formados por professores e alunos de graduação e/ou pós-graduação dos cursos de engenharia civil, arquitetura e urbanismo. Esses grupos serão responsáveis pela elaboração de um Plano de Implementação para incorporar a metodologia BIM nos currículos.
As instituições selecionadas terão acesso a mentoria online especializada, com workshops, cursos, conteúdos técnicos e ferramentas digitais. Também serão oferecidos treinamentos em diferentes softwares, com base em objetos de aprendizagem em videoaulas, além de licenças educacionais temporárias e orientação para instalação dos programas.
Nesta edição, não haverá disponibilização de equipamentos para os participantes.
O projeto chega ao seu terceiro ciclo com a proposta de ampliar o número de Células BIM em todas as regiões do país, contribuindo para a disseminação de novas tecnologias na indústria da construção.
O regulamento e orientações sobre as inscrições estão disponíveis na página do Construa Brasil.
BIM
BIM é o conjunto integrado de processos e tecnologias que permite criar, utilizar, atualizar e compartilhar, colaborativamente, modelos digitais de uma construção, de forma a servir potencialmente a todos os participantes do empreendimento durante o ciclo de vida da construção. O seu uso antecipa eventuais problemas que não eram possíveis de serem identificados no método tradicional de elaboração de projetos, além de diminuir tempo de execução de obra.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
ECONOMIA
Relatório traz resultados de combate a irregularidades no comércio exterior entre janeiro e julho
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) publicou nesta data os resultados do 6º Relatório do Grupo de Inteligência de Comércio Exterior (GI-CEX), com as ações realizadas de janeiro a julho de 2026. O relatório reúne a situação da análise e tratamento de 43 denúncias relacionadas a possíveis irregularidades nas operações de comércio exterior.
Os casos envolvem suspeitas como subdeclaração de valor e enquadramento incorreto das mercadorias importadas na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Entre os bens e setores abrangidos nas denúncias estão produtos químicos, têxteis, utilidades domésticas, eletrônicos e máquinas e equipamentos.
No âmbito da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, a análise das denúncias considerou plausíveis os indícios de irregularidade apontados em 11 casos, o que motivou a aplicação da exigência de licenciamento não automático para confirmar a conduta praticada pelos importadores sob suspeição. Não houve o atendimento de requisitos mínimos que justificassem uma apuração mais detalhada em 6 processos. Há 26 denúncias em diferentes estágios de análise pelo órgão.
Integração
O GI-CEX reúne representantes da Secex e da Receita Federal para promover o intercâmbio de informações e a atuação coordenada na identificação de possíveis irregularidades nas operações de comércio exterior.
A integração permite qualificar a análise de informações, identificar situações de risco e subsidiar a adoção das providências cabíveis pelos órgãos responsáveis. O trabalho também contribui para o aperfeiçoamento contínuo dos mecanismos de controle das operações de importação.
Atuação contribui para integridade do comércio exterior
As ações de inteligência desenvolvidas pelo GI-CEX buscam assegurar o cumprimento das regras de comércio exterior e promover um ambiente de negócios baseado na concorrência leal e na observância da legislação.
Além da análise de possíveis irregularidades, o grupo atua no aprimoramento dos procedimentos de controle e no intercâmbio de informações entre os órgãos envolvidos, contribuindo para maior eficiência na atuação governamental.
A íntegra do 6° Relatório de Atividades do Grupo e o passo a passo como apresentar denúncias para análise da Secex e da Receita Federal podem ser encontrados na página do Siscomex: https://www.gov.br/siscomex/pt-br/informacoes/combate-a-praticas-ilegais/gi-cex/relatorios-gi-cex/6_relatorio_semestral_gi-cex.pdf/view
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
-
MATO GROSSO6 dias atrásCalor intenso dá lugar a queda nas temperaturas em Mato Grosso neste fim de semana
-
MATO GROSSO7 dias atrásBombeiros combatem dois incêndios florestais em Mato Grosso e Estado registra 93 focos de calor
-
MATO GROSSO5 dias atrásElefante Sandro inicia preparação para deixar zoológico e seguir para santuário em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPivetta promete RGA anual pela inflação e diz que vai ampliar diálogo com servidores – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPrefeita de VG chama de “inverdade” fala de Wellington sobre R$ 300 milhões e expõe novo racha no partido
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásPF revela: Banco Master fechou contrato de R$ 131 milhões com escritório da esposa de Moraes
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVirgínia Mendes recebe associação e assume compromisso com pacientes de fibromialgia
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputado destaca investimentos e declara apoio a Pivetta e Mauro Mendes em Tangará da Serra
