ECONOMIA
Brasil e Emirados Árabes abrem caminho para cooperação em seguro de crédito às exportações
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), através da Secretaria-Executiva da Camex, assinou, nesta quarta-feira (9/7), Memorando de Entendimento (MoU) com a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF) e a Etihad Credit Insurance (ECI), dos Emirados Árabes Unidos – documento que estabelece as bases para cooperação técnica entre as partes em temas relacionados ao seguro de crédito oficial às exportações.
A Etihad é a agência de crédito à exportação dos Emirados. O MoU cria um marco institucional que abre espaço para a troca de informações, experiências e boas práticas sobre seguro, finanças e apoio a projetos de interesse comum.
“A iniciativa reforça o esforço do governo brasileiro e, em especial, do ministro Geraldo Alckmin, de ampliar parcerias internacionais e aproximar a política brasileira de seguro de crédito à exportação de suas congêneres estrangeiras, contribuindo para fortalecer a capacidade produtiva brasileira e a integração da indústria nacional às cadeias globais de valor”, afirmou Rodrigo Zerbone, secretário-executivo da Camex.
O MoU não prevê obrigações operacionais imediatas, mas prepara o caminho para futuras iniciativas de compartilhamento de riscos ou operações conjuntas.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
ECONOMIA
Rodrigo Zerbone é o novo secretário-executivo no MDIC
O advogado Rodrigo Zerbone, especialista em políticas públicas e gestão governamental, foi nomeado nesta quarta-feira (23/4) secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Zerbone é servidor de carreira desde 2004 e estava à frente da Câmara de Comércio Exterior (Camex), exercendo a Secretaria-Executiva do colegiado. Antes disso, acumulou experiência em posições estratégicas no governo federal, como conselheiro diretor e vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), chefe da Consultoria Jurídica do Ministério das Comunicações e secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços.
Ele também teve passagens pela Casa Civil da Presidência da República, pelo Ministério da Economia, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Camex
Para a Secretaria-Executiva da Camex, no lugar de Zerbone, foi nomeada Juliana Volpi, servidora pública de carreira que atua na área de comércio exterior e assuntos internacionais desde 2013.
A trajetória de Juliana reúne experiência em assessoramento para tomada de decisão, chefia de gabinete e coordenação de políticas públicas voltadas ao comércio exterior, além de atuação em comunicação institucional. Foi subsecretária para Temas Econômicos na Casa Civil da Presidência da República, com participação no processo de acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além de diretora de Programa e chefe de Gabinete substituta da Secretaria-Executiva do MDIC.
Chefia de Gabinete
Por fim, também no Diário Oficial da União desta quarta-feira, foi publicada a nomeação do servidor James Elias como chefe de gabinete do ministro Márcio Elias Rosa.
Analista de comércio exterior desde 2013, James até então exercia a função de subsecretário de Supervisão, Gestão e Administração no ministério. Ao longo da carreira, atuou como secretário-adjunto de Comércio Exterior e acumulou experiência internacional no Novo Banco de Desenvolvimento e no Fórum Econômico Mundial, além de passagens por áreas estratégicas do governo federal.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
-
POLÍTICA MT5 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMato Grosso proíbe visitas íntimas a condenados por feminicídio, estupro e pedofilia
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJustiça determina que Presidente promova a imediata recondução de vereadora ao cargo
-
POLÍTICA MT5 dias atrásALMT participa do lançamento do “MT em Defesa das Mulheres” e reforça rede de proteção
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGrupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEntrega de trator fortalece agricultura familiar na Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães
-
MATO GROSSO6 dias atrás‘Não é política, é violência’, diz Gisela ao cobrar que pedido de cassação de vereador entre em pauta
