CUIABÁ

Secretária de Cuiabá palestra em Conferência Global de Tecnologia no Rio de Janeiro

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Urbano da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cuiabá, Lise Bokkorni, é uma das palestrantes convidadas para a maior conferência global sobre inovação e tecnologia, a Rio Innovation Week. A programação teve início no dia 12 e termina nesta sexta-feira (15), com estimativa de público de 200 mil pessoas.

Lise, arquiteta renomada e presidente do CAU-MT (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso), participará do painel Vozes Femininas na Gestão Pública: Liderança, Inovação e Transformação, que acontece simultaneamente ao evento, em um dos 35 palcos da conferência. São mais de 3 mil palestrantes envolvidos, incluindo nomes internacionais que representam 50 ecossistemas, 26 estados brasileiros e 22 delegações estrangeiras.

Segundo a arquiteta, é uma oportunidade de reconhecer a importância da liderança feminina na gestão pública. “Em um cenário historicamente dominado por homens, as mulheres têm conquistado, com competência e coragem, espaços fundamentais na tomada de decisões que impactam toda a sociedade”, destacou.

Na opinião de Lise Bokkorni, a presença feminina na gestão pública não é apenas uma questão de representatividade, mas de eficiência, empatia e inovação. “Diversos estudos mostram que equipes lideradas por mulheres tendem a ser mais colaborativas, inclusivas e comprometidas com o bem comum”.

Leia Também:  Vereador convida comunidade para evento cultural no bairro São Mateus

“Valorizar a liderança feminina é garantir políticas mais sensíveis às reais necessidades da população. É enxergar o serviço público como um espaço de transformação social, onde mulheres não apenas ocupam cargos, mas exercem poder com responsabilidade, ética e visão de futuro”, ressaltou.

Seu desejo é que essa trajetória continue se fortalecendo, para que mais mulheres liderem, inspirem e façam a diferença na construção de um país mais justo e igualitário.

O Rio Innovation Week 2025 tem como tema central “Um Olhar Através da Ética”, colocando a ética como bússola do desenvolvimento tecnológico, passando pela autorregulação e pelos desafios regulatórios, para garantir inovação responsável e inclusiva.

#PraCegoVer

A foto mostra a arquiteta sorridente, vestida com roupa branca.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.

O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.

A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia Também:  Prefeitura faz vistoria técnica na obra do primeiro hospital 100% pediátrico de Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.

A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.

Leia Também:  Data de 8 de abril será ponto facultativo e segmento econômico pode funcionar na capital

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA