CUIABÁ

Primeira-dama Márcia Pinheiro entrega brinquedos pedagógicos e parquinhos para unidades da Educação Infantil

A primeira-dama Márcia Pinheiro entregou de forma simbólica nesta quarta-feira (13), brinquedos pedagógicos e parquinhos para unidades de creche, Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Escolas Municipais que atendem a educação infantil e filantrópicas. O evento foi realizado na Secretaria Municipal de Educação, com a presença de diretoras e servidores da pasta.

Durante a gestão Emanuel Pinheiro além da reforma, construção e readequação de unidades educacionais, investimentos no pedagógico e em programas e projetos coordenados e apoiados pela primeira-dama ajudaram a transformar a realidade dos mais de 58 mil estudantes atendidos na rede pública municipal e suas famílias.

A primeira-dama Marcia Pinheiro destacou a entrega dos Kit Material Escolar e uniforme escolar, os Kit de Alimentação na época da pandemia e tantas outras ações. “Eu estudei em escola pública e sei o quanto essas ações são importantes. A Educação tem essa característica, trazer dignidade e equidade para as nossas crianças. Nesses quase oito anos, a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro transformou a Educação pública de Cuiabá colocando a rede municipal em outro patamar, tanto em relação ao pedagógico como de infraestrutura e atendimento”, salientou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Leia Também:  TCE determina que atualização do valor venal de imóveis deve ser anual

Márcia Pinheiro agradeceu aos profissionais da Educação pelo comprometimento, dedicação e cuidado com os estudantes.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado lembrou que em 2017, uma das primeiras ações da primeira-dama Márcia Pinheiro foi a entrega de brinquedos para as unidades. “Da mesma forma que iniciamos em 2017, vamos encerrar 2024 entregando brinquedos. Essa é uma das últimas ações da primeira-dama Márcia Pinheiro, na pasta da Educação”, salientou.

Representando as unidades, as diretoras dos CEIC Wilmom Ferreira de Souza e Mariuza do Carmo Ojeda de Barros e do CMEI Vereador Júlio Cesar Pinheiro agradeceram à primeira-dama. A ação vai beneficiar estudantes de 76 CEIC, CMEI e EMEB que atendem a Educação Infantil, além de 18 unidades filantrópicas com playground, casinhas, túneis, gira gira e blocos de montar.

A diretora do CEIC Wilmon Ferreira de Souza, Luzia Ramos de Araújo falou em nome das diretoras. “É uma gratidão imensa pela gestão Emanuel Pinheiro e à primeira-dama Márcia Pinheiro. Receber esses brinquedos é um presente maravilhoso e um incentivo à Educação Infantil. Essa gestão, junto com a secretária Edilene Machado, fez a diferença na nossa vida como profissionais e na rede pública municipal de educação”, disse Luzia Ramos.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá entrega títulos definitivos de propriedade em 15 bairros

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá mantém cenário de normalidade para meningite e reforça vacinação na rede municipal

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (30) a Nota Informativa nº 02/2026 com o panorama da meningite na capital. O documento, elaborado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), indica que o município segue em situação de normalidade epidemiológica, apesar da confirmação de casos e óbitos neste ano.

Até abril de 2026, foram registrados sete casos confirmados de meningite, com três mortes. A taxa de incidência é de 1,01 caso por 100 mil habitantes, índice inferior à média nacional, que é de 1,4.

Em Cuiabá, os registros são predominantemente de meningites não meningocócicas, que apresentam menor letalidade em comparação aos tipos mais graves da doença.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e outros agentes. No Brasil, a doença é considerada endêmica, com ocorrência contínua ao longo dos anos.

A transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias, como secreções do nariz e da garganta, além da via fecal-oral, por ingestão de água ou alimentos contaminados ou contato com fezes infectadas.

Leia Também:  Comunidade escolar realiza terceira edição do Projeto "Sem Plateia Não Tem Bullying"

Por atingir o sistema nervoso central, a doença pode evoluir rapidamente e causar complicações graves, podendo levar à morte.

Os casos registrados em 2026 atingiram diferentes faixas etárias, incluindo bebês, adultos e idosos. Entre as causas identificadas estão vírus, bactérias como Staphylococcus e fungos como Cryptococcus. Há registros de pacientes que receberam alta, óbitos e também casos em investigação.

No mês de abril, até a data de publicação do boletim, não houve novos registros da doença na capital.

Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e prostração. Sinais mais graves incluem rigidez na nuca, sensibilidade à luz, manchas na pele, convulsões e alterações respiratórias, que exigem atendimento imediato. Em bebês, irritabilidade e choro persistente também são indicativos de alerta.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a meningite, especialmente nos casos mais graves. Em Cuiabá, as doses estão disponíveis em 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) distribuídas por toda a capital.

Algumas unidades contam com horário estendido, garantindo maior acesso da população:

Leia Também:  Audiência pública discute projetos e ações estratégicas para o Plano Diretor de Cuiabá

Região Leste (07h às 19h):
Bela Vista/Carumbé; Terra Nova/Canjica; Jardim Eldorado; Dom Aquino; Pico do Amor; Areão; Jardim Imperial.

Região Norte:
Jardim Vitória I (07h às 19h); CPA I e II (07h às 21h); Paiaguás (07h às 19h); CPA IV (07h às 19h); CPA III (07h às 19h); Ilza Terezinha Piccoli (07h às 21h).

Região Oeste (07h às 19h):
Despraiado; Ribeirão da Ponte; Novo Terceiro; Sucuri; Jardim Independência.

Região Sul:
Tijucal (07h às 21h); Parque Ohara (07h às 21h); Pedra 90 II, III e CAIC (07h às 19h); Parque Cuiabá (07h às 19h); Cohab São Gonçalo (07h às 17h); Santa Laura/Jardim Fortaleza (07h às 19h); Industriário (07h às 19h); Residencial Coxipó I e II (07h às 19h).

Zona Rural (07h às 19h):
Distrito de Nossa Senhora da Guia.

Em caso de suspeita, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde, UPA ou policlínica. A notificação deve ser feita em até 24 horas à Vigilância Epidemiológica.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA