CUIABÁ
Prefeitura recebe equipe cuiabana de futsal de surdos antes de mundial na Argentina
A equipe cuiabana de futsal de surdos foi recepcionada pelo prefeito de Cuiabá na terça-feira (17), durante o feriado de Carnaval, em encontro realizado no gabinete municipal. A visita marcou o reconhecimento do município ao grupo de atletas que representará a cidade e o Brasil em uma competição internacional inédita para a modalidade. Participaram do encontro os vereadores Dilemario Alencar, Fellipe Corrêa, Samantha Iris, o secretário Jefferson Neve e o adjunto de inclusão Andrico Xavier.
O time da Associação de Surdos de Cuiabá (ASC) é uma das duas únicas equipes do país classificadas para disputar o 1st World Deaf Club Futsal Championships, campeonato mundial de futsal de clubes voltado a atletas surdos. A outra equipe brasileira participante é da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. A competição será realizada entre os dias 20 de fevereiro e 3 de março de 2026, em Buenos Aires, na Argentina, reunindo equipes de diferentes países e promovendo a inclusão por meio do esporte.
Durante a recepção, os atletas e a comissão técnica destacaram a importância da oportunidade de competir em nível internacional, levando o nome de Cuiabá para fora do país e fortalecendo o esporte adaptado no município. O encontro também simbolizou o incentivo institucional ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas à inclusão esportiva.
A participação da delegação cuiabana na competição internacional conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, viabilizado por termos de fomento firmados com a Associação de Surdos de Cuiabá. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares dos vereadores Dilemário Alencar e Fellipe Correa, destinadas ao custeio de passagens, hospedagem, alimentação, uniformes e demais despesas necessárias para a participação de 19 surdoatletas e integrantes da comissão técnica no campeonato mundial.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá lamenta morte do renomado médico ortopedista Haruki Matsunaga
A Prefeitura de Cuiabá, por meio do prefeito Abilio Brunini e da primeira-dama Samantha Iris, manifesta profundo pesar pelo falecimento do médico ortopedista Haruki Matsunaga, ocorrido nesta quarta-feira (7), aos 69 anos, após enfrentar um câncer no pâncreas.
Referência na medicina mato-grossense, Dr. Haruki dedicou mais de três décadas à ortopedia e à traumatologia, contribuindo para a saúde e a qualidade de vida de milhares de pacientes. Fundador da Clínica Genus, em Cuiabá, destacou-se pela excelência profissional, pelo compromisso com a medicina e pela dedicação ao próximo.
Sua trajetória também foi marcada pelo trabalho social. Durante quase dez anos, colaborou com o projeto Multiação, levando atendimento gratuito à população. Participou ainda de iniciativas filantrópicas voltadas à realização de cirurgias ortopédicas e atuou na coordenação médica de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e a Copa América de 2021, realizadas em Cuiabá.
O prefeito Abilio Brunini e a primeira-dama Samantha Iris se solidarizam com familiares, amigos, colegas de profissão e pacientes, reconhecendo a importância de sua contribuição para a medicina e para a sociedade cuiabana.
Neste momento de dor, a Prefeitura de Cuiabá presta sua homenagem ao Dr. Haruki Matsunaga e deseja que Deus conforte o coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Seu legado de dedicação, solidariedade e cuidado com a vida permanecerá na história de nossa capital.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPesquisa Veritá aponta Flávio com 61,1% e Lula com 28,1% em Mato Grosso
-
MATO GROSSO6 dias atrásPrefeitura prepara festa de R$ 2,3 milhões para comemorar 39 anos de Campo Novo do Parecis
-
POLÍTICA MT4 dias atrásCabo eleitoral é preso em Sinop com R$ 1,8 mil e santinhos de Sheila Pedroso, Juarez Costa e Wellington Fagundes durante suspeita de compra de votos
-
ECONOMIA7 dias atrásGoverno regulamenta uso de cotas previstas no Acordo Mercosul-EFTA
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura de Sinop leva cursos do Qualifica Turismo a adolescentes do Socioeducativo
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil vence a Índia por 4 a 0, mas atuação segue abaixo do esperado
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro amplia liderança e chega a 50% das intenções de voto ao Senado
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta avança, chega a 50,6% dos votos válidos e pode levar eleição no 1º turno; Wellington tem 27,7% e Natasha, 16,9%
