CUIABÁ
Prefeitura realiza Conferência Pública do Plano Diretor de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá realiza o chamamento público da sociedade civil para participar nos dias 5 e 6 de abril da Conferência do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), no Hotel Fazenda Mato Grosso, localizado no bairro Coxipó. A iniciativa tem como finalidade debater a proposta do novo Plano e possibilitar os ajustes finais desse instrumento legal que será validado pelo Conselho da Cidade. A meta da Gestão Emanuel Pinheiro é enviá-lo à Câmara Municipal de Vereadores para avaliação e aprovação no aniversário de 303 anos de Cuiabá, celebrado em 8 de abril deste ano.
A programação atende a seguinte formatação: no primeiro será realizada abertura oficial do evento. Já o segundo, contará com a apresentação de projetos e ações estratégicas embasados nas temáticas de Centralidades Urbanas; Regularização e Revitalização do Rio Coxipó; Mobilidade e integração dos bairros; Coesão Urbana e Social e Fortalecimento da Gestão e Planejamento Territorial.
“Este instrumento legal, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, é uma peça fundamental para o planejamento de nossa querida cidade. Trata-se de um texto balizador de todas as políticas públicas para os próximos dez anos, com ações, metas e objetivos exequíveis para este período. O planejamento urbano que prepara este documento, mas não se refere a uma política de gestão e sim de governo, tendo como alvo um resultado consolidado para que nos próximos 30 anos possamos colher os frutos do desenvolvimento econômico, um verdadeiro avanço na qualidade de vida da população, de forma mais humana e sustentável, seja referente ao meio ambiente urbano construído ou não. Um belíssimo presente para nossa Cuiabá,construído com muito trabalho, empenho e toda uma equipe”, elencou Puga.
A revisão é fruto de um trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável por meio da Secretaria Adjunta Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU). A execução dos processos foi dividida em três etapas, o que resultou em mais de 60 consultas públicas, alcançando uma participação popular de mais de duas mil pessoas, validando atuação direta da sociedade cuiabana na administração atual.
O que: Conferência Pública do Plano Diretor de Cuiabá
Data: Terça-feira (05), a partir das 14h e Quarta-feira (06), das 08h às 17h
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
Endereço: Rua Antônio Dorileo, nº 1100 – Coxipó
CUIABÁ
Cuiabá realiza avaliação de saúde bucal de crianças durante Dia D de Multivacinação
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (22), durante o Dia D de Multivacinação, uma ação voltada à saúde bucal infantil em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A ação ocorre no dia 22 de agosto.
Durante a mobilização, equipes de saúde bucal estarão presentes em sete Unidades de Saúde da Família (USFs) para receber crianças e realizar a avaliação da estrutura localizada abaixo da língua. A alteração conhecida popularmente como “língua presa” pode, em alguns casos, interferir na movimentação da língua e dificultar a amamentação.
A avaliação será realizada pelos cirurgiões-dentistas das unidades. Quando houver indicação clínica, a criança será encaminhada para a continuidade do atendimento e, conforme o caso e o fluxo da rede municipal, poderá realizar frenectomia ou frenotomia lingual, procedimentos utilizados para corrigir alterações nessa estrutura.
A ação será realizada nas seguintes unidades:
• USF Jardim Imperial II
• USF Jardim União
• USF Lixeira
• USF Parque Atalaia
• USF Parque Atalaia II
• USF Parque Ohara II
• USF Dr. Fábio
A iniciativa integra as ações do Agosto Dourado e busca ampliar o acesso à avaliação de crianças que apresentam sinais ou dificuldades relacionadas à movimentação da língua e à amamentação.
Nos casos em que houver necessidade de realização do procedimento, a criança seguirá o fluxo de atendimento da rede municipal de saúde. A frenectomia também é realizada nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), mediante encaminhamento, conforme avaliação e indicação profissional.
A avaliação inicial nas USFs permite identificar as situações que precisam de acompanhamento e orientar os pais ou responsáveis sobre os próximos passos dentro da rede.
Além da ação de saúde bucal, as 72 USFs de Cuiabá estarão abertas neste sábado (22) para o Dia D de Multivacinação, com foco na atualização da caderneta de crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos.
Entre os imunizantes disponíveis estão vacinas contra poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, hepatites A e B, febre amarela, influenza, Covid-19, meningites, rotavírus, HPV, varicela, difteria, tétano e coqueluche, além de outras previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
A aplicação será feita de acordo com a idade, o histórico vacinal e as recomendações do Ministério da Saúde. Por isso, pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação, além de documento de identificação e Cartão SUS, para que a equipe confira as doses já recebidas e identifique possíveis atrasos.
A Campanha Nacional de Multivacinação 2026 começou em 3 de agosto e segue até 1º de setembro. Em Cuiabá, todas as 72 USFs participam da estratégia.
A programação ocorre durante o Agosto Dourado, que também reforça a importância do aleitamento materno e dos cuidados com a saúde da mãe e do bebê.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásWania Dantas, ex-presidente do CRO-MT, entra no radar para vice de Wellington Fagundes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington não esconde mágoa de prefeito após deixar PL e apoiar Pivetta – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásPivetta sobe o tom contra adversários e questiona trajetória de Natasha e Wellington – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásALMT amplia mobilização para doação de sangue e chama servidores e comunidade para ajudar a reforçar estoques
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVirginia Mendes reage a operação, defende Francisco Lopes e questiona exposição de familiares
-
POLÍTICA MT3 dias atrásVídeo apócrifo que circula na rede contrapõe discurso de Natasha e aproximação com Emanuel Pinheiro
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVantagem de Wellington sobre Pivetta despenca de 26 para 8 pontos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFábio Garcia desiste de disputar vice de Pivetta e deve buscar novo mandato na Câmara


