CUIABÁ

Prefeitura interdita e notifica estabelecimentos com acúmulo de veículos

A Prefeitura de Cuiabá realizou, na tarde desta terça-feira (16), uma operação conjunta entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) para fiscalizar estabelecimentos automotivos, conhecidos como “ferros-velhos”, e oficinas com acúmulo irregular de veículos. A ação teve como foco garantir a trafegabilidade de pedestres, preservar a limpeza urbana e coibir o uso indevido de calçadas e vias públicas.

A operação, que também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, resultou na interdição de um estabelecimento na avenida Fernando Corrêa da Costa, por falta de alvará de localização e funcionamento, além da permanência de veículos de forma irregular nas calçadas, mesmo após notificação prévia. Outro local, no bairro Boa Esperança, foi notificado para a remoção de automóveis parados indevidamente, que estavam dificultando a circulação de pedestres e comprometendo o trânsito local.

Segundo o diretor de serviços urbanos da Limpurb, Ivan Rastelli, ações como essa são essenciais para manter a ordem e a segurança nos bairros. “Nosso objetivo é garantir uma cidade mais limpa, organizada e segura. Esses locais, além de ocuparem indevidamente espaços públicos, acabam se tornando focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, o que representa um sério risco à saúde da população”, pontuou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá recolhe 40 toneladas de lixo durante 5 dias de Carnaval

A Prefeitura reforça que o uso irregular de calçadas e vias públicas para o acúmulo de veículos, além de comprometer o visual urbano e causar transtornos à mobilidade, também contribui para problemas ambientais e de saúde pública, especialmente em períodos de chuvas, quando o risco de doenças como dengue, zika e chikungunya aumenta.

As fiscalizações continuarão sendo realizadas de forma rotineira e pontual, com foco nos pontos mais críticos da capital. Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelos canais oficiais da Prefeitura, através do sistema Web Denúncias pelo https://sorp.cuiaba.mt.gov.br/ para demandas que requerem fiscalização do poder público municipal.

#PraCegoVer
A imagem mostra fiscais da Secretaria de Ordem Pública ao lado de representantes da Limpurb durante uma ação de fiscalização em estabelecimentos comerciais irregulares em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Lambadão raiz ganha espaço na Expoagro e reforça valorização da cultura cuiabana

O lambadão raiz ganhou espaço na programação da 58ª Expoagro, reafirmando a valorização da cultura cuiabana em um dos maiores eventos do estado, realizado no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro. Neste domingo, três bandas regionais animaram o público da feira. A apresentação ocorreu no dia 12 de julho.

Subiram ao palco as bandas Amigos Banda Show, Os Maninhos e Banda Di Rocha, levando o ritmo tradicional para um público diverso.

Daiana Martins, moradora do bairro Dom Aquino, faz parte desse público. Fã de rock, inclusive vestindo uma camiseta da banda Guns N’ Roses, ela não perdeu a oportunidade de dançar ao som dos artistas regionais. “Sou roqueira e gosto de lambadão. A cultura cuiabana sempre precisa estar presente. Sempre que tem um evento valorizando a nossa cultura, faço questão de participar.”

Outra que aprovou a iniciativa foi Marianna Fernandes, moradora do bairro Pedregal. Ela destacou que manter viva a tradição cultural fortalece a identidade cuiabana. “É importante porque precisamos manter a nossa cultura cuiabana viva. Eu gosto de lambadão desde que nasci e fico muito feliz em ver esse espaço sendo valorizado.”

Para Hellen Nascimento, o reconhecimento do rasqueado e do lambadão representa a valorização das raízes do povo mato-grossense. “É importante valorizar e reconhecer o nosso rasqueado e o nosso lambadão em Cuiabá.”

De acordo com o assessor executivo do Núcleo de Música da Secretaria Municipal de Cultura, Neto Moraes, a presença das bandas representa o reconhecimento da importância da cultura regional. A iniciativa também integra a política da gestão do prefeito Abilio Brunini de incentivar a cultura local e ampliar a participação dos artistas cuiabanos nos grandes eventos realizados na capital.

Leia Também:  Sortudos da Nota Cuiabana Premiada de Natal serão conhecidos nesta quinta-feira (14)

“A Prefeitura de Cuiabá entende que valorizar a cultura cuiabana é fundamental. Por isso, trouxemos três bandas de lambadão para se apresentarem hoje na Expoagro. Embora seja um evento com foco no sertanejo, também abrimos espaço para a nossa cultura regional. O prefeito Abilio Brunini e o secretário de Cultura, Johnny Everson, reconhecem a importância de fortalecer a cultura cuiabana e têm trabalhado para ampliar a participação e impulsionar os artistas locais nos grandes eventos realizados na cidade”, afirmou.

Para os músicos, a oportunidade representa o reconhecimento de uma trajetória construída ao longo de décadas. Vocalista da banda Os Maninhos, Carlos Bonfim ressaltou a importância de levar o lambadão raiz a um público cada vez maior. “É uma oportunidade muito importante para mostrarmos o nosso lambadão raiz para todo o Mato Grosso e também para o Brasil. Hoje, as redes sociais ajudam a divulgar nossa música e participar da Expoagro, depois de 35 anos de carreira, é motivo de muito orgulho. É o reconhecimento da nossa cultura e dos artistas regionais.”

Já o vocalista da Amigos Banda Show, Roberth Yuri, destacou a emoção de se apresentar na Expoagro e o incentivo que a participação proporciona aos novos talentos. “É uma honra fazer parte desse evento. Queremos incentivar os jovens a seguirem na música e manter viva a nossa cultura. Subir nesse palco foi uma emoção muito grande e uma oportunidade que jamais vamos esquecer.”

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro repudia invasão de prédios públicos e ataques aos Três Poderes

Além de incentivar a cultura regional, a Prefeitura de Cuiabá é parceira da 58ª Expoagro e participa do evento com um estande institucional que reúne diversos serviços públicos, além de ações voltadas à agricultura familiar, ao artesanato, à cultura e à gastronomia, aproximando a administração municipal da população durante todos os dias da feira.

A programação da 58ª Expoagro segue até o dia 19 de julho com grandes atrações nacionais. No dia 16, sobem ao palco Zezé Di Camargo e Mariana Fagundes. No dia 17, será a vez de Thiaguinho e do grupo Kamisa 10. O encerramento dos grandes shows acontece no dia 18, com Wesley Safadão.

Promovida pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a 58ª Expoagro conta com apoio institucional da Famato, Fecomércio MT, Fiemt, Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso. A entrada é gratuita durante toda a programação. O público poderá contribuir, de forma voluntária, com a doação de um quilo de alimento não perecível. A venda de ingressos é destinada apenas aos camarotes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA