CUIABÁ

Prefeitura fará a 1ª Convenção com diretores de 82 escolas

A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, realizará no dia 31 deste mês, no Hotel Mato Grosso Águas Quentes, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, a 1ª Convenção Municipal com diretores das 82 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica).

A proposta é debater o planejamento estratégico e as ações que serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre, focada, principalmente, para melhorar o índice de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática aos estudantes de 4 a 10 anos.

No período das 14h às 16h, haverá uma palestra com o tema “Protagonize-se. A hora é agora. Diretores que transformam o futuro”. No período das 19h30 às 23h, haverá um jantar do qual será exigido o traje de esporte fino.

No dia 1º de agosto, no período das 8h às 12h, haverá uma oficina com o tema “liderar para transformar: o diretor como agente da nova educação de Cuiabá”.

O evento se encerrará com um almoço no período das 12h às 14h.

Trata-se da segunda ação realizada pela Prefeitura de Cuiabá, ainda em julho, para aperfeiçoar as políticas públicas da educação infantil.

Leia Também:  Veículos abandonados são recolhidos pela Semob em poucos dias de ação

No dia 22 foi realizada uma imersão com os coordenadores pedagógicos.

“A gestão do prefeito Abilio Brunini está comprometida em melhorar a aprendizagem das crianças visando a melhoria de Cuiabá no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Por isso, contamos com o apoio dos professores para avanço nas políticas pedagógicas. A meta é garantir que todo aluno tenha um desempenho satisfatório e venha se refletir positivamente nas avaliações pedagógicas”, explica o secretário de Educação, Amauri Monge.

Atualmente, Cuiabá tem 59.456 estudantes matriculados na rede pública de ensino. Ainda no primeiro semestre, os alunos receberam material didático, composto por itens como cadernos, lápis, canetas, borracha, apontador, régua, estojo, lápis de cor, canetinhas e, dependendo da série, materiais específicos como livros didáticos e cadernos de desenho.

Além disso, a Prefeitura de Cuiabá também investiu na distribuição de kits escolares, que contém mochila, cadernos, estojo, lápis, canetas e outros itens, proporcionando aos alunos materiais de qualidade e que oportunize aprendizagem.

#PraCegoVer

A foto ilustra a fachada do prédio da Secretaria Municipal de Educação. É possível visualizar um letreiro que compõe a frase “Secretaria Municipal de Educação”, com fundo de cor verde e brasão da Prefeitura de Cuiabá.

Leia Também:  Projeto eMulti promove 'Arraiá dos Idosos' na UBS do Residencial Coxipó com direito a casamento caipira

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura promove últimas etapas de capacitação para vigilantes patrimoniais

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública realiza, até o dia 25 de agosto, as três últimas etapas do Curso de Capacitação e Nivelamento de Servidores para a Atividade de Vigilância Patrimonial, voltado aos vigilantes que atuam nas unidades da administração pública municipal. Ao todo, serão capacitados 798 profissionais, divididos em turmas com cerca de 80 participantes, sendo formada uma nova turma a cada três dias.

A iniciativa integra o Plano de Curso de Capacitação para o quadriênio 2025/2028, conforme o Decreto nº 11.402/2025, e tem como objetivo qualificar, padronizar e fortalecer a atuação desses profissionais. O curso acontece no auditório da Secretaria, na Rua 13 de Junho, em Cuiabá.

A proposta busca garantir maior eficiência operacional, segurança institucional e excelência na prestação dos serviços públicos.

A capacitação é composta por disciplinas teóricas e práticas voltadas ao desenvolvimento técnico, operacional e comportamental dos servidores. Entre os conteúdos ministrados estão Comunicação e Relacionamento Interpessoal, Mediação de Conflitos, Gerenciamento de Crises, Comunicação Operacional, Código Q e Alfabeto Fonético, Primeiros Socorros, Técnicas de Segurança Patrimonial I e II, Manual Operacional, Normas Gerais e Protocolo de Atuação, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Normas, Protocolos e Direitos Humanos, além de Técnicas de Combate a Incêndio.

Leia Também:  Procon Municipal apreende produtos vencidos em um supermercado na capital

As aulas são ministradas por profissionais qualificados de órgãos de segurança pública e da administração municipal, proporcionando aos participantes conhecimentos atualizados e práticas alinhadas às necessidades da segurança patrimonial no serviço público.

Segundo o secretário adjunto de Segurança Pública, Hudson Campos, o Plano de Capacitação visa preparar os servidores para exercerem suas funções de forma preventiva, padronizada e eficiente, garantindo a proteção do patrimônio público e das pessoas que utilizam os serviços municipais. “Além do aperfeiçoamento técnico, a iniciativa fortalece valores como ética, disciplina, postura profissional e atendimento humanizado à população”, frisou.

A execução do programa prevê treinamentos regulares ao longo do quadriênio, com turmas compostas por servidores de diversas secretarias municipais. As atividades incluem aulas em sala, exercícios práticos e avaliações periódicas de desempenho, permitindo o acompanhamento contínuo da evolução profissional dos vigilantes patrimoniais.

Para a secretária da Pasta, Francyanne Lacerda, o Plano de Capacitação representa um importante avanço na política de valorização dos servidores municipais e na modernização da segurança institucional de Cuiabá. “Com profissionais mais preparados e procedimentos padronizados, o município fortalece a proteção de seus bens públicos, promove ambientes de trabalho mais seguros e amplia a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou.

Leia Também:  Mutirão da Limpeza atende Jardim Passaredo, Av. Fernando Corrêa e Rodovia Emanuel Pinheiro

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA