CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá promove a 4ª Conferência Municipal de Cultura para fortalecer segmento na capital

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, promoveu no último sábado (21), a 4ª Conferência Municipal de Cultura, que teve como objetivo principal impulsionar propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura, que irá ocorrer no mês de novembro. Além disso, a conferência busca contribuir com a proposta final que será apresentada na Conferência Nacional de Cultura, programada para ocorrer em março de 2024. O evento foi realizado no auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano e reuniu uma diversidade de artistas, gestores culturais, acadêmicos e entusiastas da cultura local. Foram debatidos temas de grande relevância, como a promoção da diversidade cultural, a valorização dos artistas locais, o fomento à produção artística, e a democratização do acesso à cultura.

A Conferência foi um espaço de diálogo e troca de ideias, pela qual os participantes puderam expor opiniões e contribuir com propostas que visam fortalecer a cena cultural de Cuiabá e do estado de Mato Grosso. Com esse evento, a gestão Emanuel Pinheiro busca garantir que as políticas culturais estejam alinhadas com as necessidades e desejos da comunidade artística e cultural.

Leia Também:  Pedal Semob arrecada 2,5 toneladas em alimentos que serão doados às famílias em vulnerabilidade social

A realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura reflete o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a promoção da cultura e o reconhecimento de seu valor na construção da identidade da cidade. Além disso, o evento demonstra o esforço conjunto de diversos setores da sociedade para fortalecer a cena cultural local e garantir o acesso à cultura para todos os cidadãos. O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, destacou que a Conferência é um espaço para o diálogo entre todos os envolvidos na cena cultural. “É aqui que podemos ouvir diferentes vozes que possuem o objetivo de impulsionar avanços que fortalecem os diversos segmentos da cultura local”.

O secretário cita ainda que a Conferência Municipal tem o poder de deliberar ações tanto para o município quanto para o estado. “Além de apresentar propostas, haverá a seleção de delegados que representarão o município na conferência estadual. Para facilitar as discussões, serão criados seis grupos de trabalho, cada um focado em um eixo relacionado ao tema central, que é ‘Democracia e o Direito à Cultura'”, disse.

Leia Também:  HMC faz primeira cirurgia de alta expansão de pele em paciente com queimadura

Os participantes escolheram em qual eixo/tema desejaram contribuir, geralmente selecionando aquele que mais se alinha com sua área de interesse ou expertise. Os eixos debatidos foram: Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2: Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Eixo 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais.

A produtora cultural Lígia Viana da Silva foi quem representou o Ministério da Cultura (Minc), que apoia a realização desse evento, que visa aprofundar discussões e contribuições que serão validadas no documento final durante a Conferência Estadual de Cultura.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Ação social oferece serviços e orientações à população neste sábado em Cuiabá

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão realiza uma Ação Social “Juntos por mais direitos e oportunidades” no CRAS Osmar Cabral, localizado na Avenida Carlos Addor de Souza, nº 662, no bairro São João Del Rei, neste sábado (26), das 8h às 12h. A iniciativa reúne serviços do Cadastro Único, Energisa e Justiça Comunitária para ampliar o acesso da população a atendimentos e orientações.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, o atendimento será aberto ao público de toda a Regional Sul, mesmo para pessoas que residem em outras áreas de abrangência das unidades. A população poderá procurar o CRAS para atendimento do Cadastro Único, negociação e serviços relacionados à Energisa, além de orientações da Justiça Comunitária.

A equipe do Cadastro Único fará atendimentos voltados a atualizações cadastrais, novos cadastros, emissão de folha-resumo, consultas, orientações ao público e visitas domiciliares para famílias unipessoais, exigência legal para ingresso em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Já a Energisa disponibilizará atendimento para serviços como negociação de débitos, acesso à tarifa social e transferência de titularidade.

Leia Também:  Câmara aprova requerimento, projetos e honrarias na sessão desta terça

A Justiça Comunitária estará presente com orientações, solicitação de documentos, encaminhamentos para a Defensoria Pública e para a rede de atendimento, além de mediação e informações sobre o acesso a direitos.

A programação inclui, ainda, uma roda de conversa destinada exclusivamente às famílias que estão em descumprimento das condicionalidades do Bolsa Família, além de uma ação de entrega de mudas de plantas, como parte do projeto “Cultivando Vidas”, realizada pelas crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A atividade foi planejada como parte das ações do Setembro Amarelo e busca trabalhar, de forma simbólica, temas relacionados ao cuidado, à valorização da vida e ao fortalecimento dos vínculos.

Serviço

Pauta: Ação Social no CRAS Osmar Cabral
Data: sábado (26)
Horário: das 8h às 12h
Local: CRAS Osmar Cabral
Endereço: Avenida Carlos Addor de Souza, nº 662, quadra 36, bairro São João Del Rei.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA