CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá inicia operação para manutenção da iluminação pública

Dando continuidade aos mutirões de regularização de serviços essenciais, a Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta quinta-feira (9) uma grande força-tarefa para atender às demandas de manutenção na iluminação pública da capital. Atualmente, 779 solicitações realizadas por moradores aguardam atendimento.

Os chamados foram registrados por meio dos números (65) 3645-5511/5522 e pelo aplicativo Cidade Limpa, disponível para dispositivos com sistema Android e iOS.

“O compromisso da gestão é garantir uma iluminação pública eficiente, que leve mais segurança e qualidade de vida aos moradores de Cuiabá. Com essa força-tarefa, vamos atender as demandas pendentes de forma planejada, priorizando as áreas mais críticas e utilizando o que há de melhor em tecnologia para beneficiar toda a população”, destacou o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, Reginaldo Teixeira.

A região sul concentra o maior número de solicitações, totalizando 253 ocorrências, com destaque para os bairros Tijucal e Osmar Cabral. Em seguida, aparecem os bairros da região leste, com 237 chamados, sendo os mais frequentes no Dr. Fábio I e II, Altos da Serra I e II e Jardim Imperial.

Leia Também:  Profissionais da educação que atendem a 1ª Infância participarão de palestras e oficinas durante o mês de agosto

Na sequência, a região norte registrou 185 demandas, principalmente nos bairros da grande CPA. Já a região oeste somou 104 solicitações, com destaque para o Residencial Despraiado e Santa Izabel.

A operação foi dividida em duas etapas e contará com equipes atuando durante o dia e à noite. Inicialmente, os trabalhos se concentrarão em avenidas, espaços de grande fluxo de pessoas, praças, parques e na região central de Cuiabá. Na segunda etapa, as equipes atenderão os bairros e distritos da capital.

O cronograma prioriza as áreas com maior número de solicitações. A primeira fase abrange a região sul, com manutenção em ruas e avenidas, e a região leste, com atenção especial a parques e praças. Em seguida, as equipes atenderão a região norte, priorizando vias de transporte coletivo, enquanto os bairros da região oeste receberão melhorias em vias e pontos com grande movimentação de pedestres.

As ações de manutenção de iluminação pública contam com oito equipes dedicadas exclusivamente à troca de lâmpadas, soquetes, braços e bocais, além da reposição de postes derrubados. Uma equipe específica realiza obras estruturais no sistema de iluminação.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá entrega praça de grande representatividade para o bairro São Gonçalo III

Os profissionais envolvidos utilizam equipamentos de segurança como capacetes, luvas especiais, cintos de segurança, botinas isoladas e uniformes antichama. Além disso, as intervenções incluem a substituição de lâmpadas por modelos de LED, garantindo mais eficiência e economia de energia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá intensifica ações contra surto de catapora entre indígenas Warao

As secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social de Cuiabá intensificaram medidas preventivas e de contenção diante de um surto de catapora identificado entre migrantes indígenas venezuelanos da etnia Warao, acolhidos no Albergue Manoel Miraglia, na capital. A situação tem mobilizado esforços conjuntos das duas pastas para conter a propagação da doença e garantir o atendimento necessário às famílias em situação de vulnerabilidade.

Como parte da força-tarefa, três crianças Warao foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) com complicações clínicas decorrentes da catapora. As três estão sob cuidados médicos, com estado de saúde estável, medicadas e em constante monitoramento. Paralelamente, as equipes de saúde reforçaram a vacinação entre os acolhidos, priorizando especialmente o público infantil.

A gestão municipal tem enfrentado desafios extras no enfrentamento do surto, como barreiras linguísticas e culturais que dificultam o acesso integral aos cuidados de saúde e à informação. Nem todas as famílias falam espanhol ou português, o que exige mediação constante e atenção redobrada das equipes técnicas.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, afirmou que a Prefeitura está acompanhando pessoalmente os casos e mantendo todos os entes responsáveis devidamente informados sobre a situação. Já foram notificados o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da juíza Gleide Bispo, a Defensoria Pública da União, a Funai e representantes do Governo Federal. O grupo compõe uma força-tarefa determinada pelo Judiciário que busca alternativas de acolhimento para as famílias Warao.

Leia Também:  Projeto Cuiabaninhos recebe alunos do Colégio Espaço do Saber

Além da atenção à saúde, a Prefeitura tem atuado em várias frentes: alimentação, oferta de atividades em contraturno escolar, inclusão das crianças na rede de ensino, emissão de documentos e acompanhamento psicossocial. Também está em articulação com o Governo do Estado para viabilizar recursos e políticas complementares.

“A Prefeitura de Cuiabá manifesta profunda preocupação com a saúde e o bem-estar do povo Warao e reafirma seu compromisso com a assistência humanizada. Estamos buscando, junto aos entes legalmente responsáveis, alternativas efetivas para garantir acolhimento digno, respeitando as particularidades culturais dessas famílias que encontraram refúgio em nossa cidade”, declarou Hélida.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA